quarta-feira, maio 21, 2008

II - Etapa 71

FERCASE-PAREDES-ROTA DOS MÓVEIS
CORRE TOUR DE LORRAINE (FRANÇA)

Cumprido o Grande Prémio Internacional Rota dos Móveis, é agora tempo da Fercase-Paredes-Rota dos Móveis atacar as grandes provas do calendário internacional alinhando no Circuito de Lorraine (França).

Entre amanhã e o próximo dia 25, 126 ciclistas estarão na linha de partida do Circuito de Lorraine, em França na mira de alcançarem o o título que foi arrebatado o ano transacto pelo alemão Jörg Jakshe. Com mais de 900 quilómetros de percurso, repartidos por cinco etapas que atravessarão toda a região de Lorraine e as 18 equipas francesas e estrangeiras, o Circuito de Lorraine é já uma prova insubstituível para todos os ciclistas profissionais e uma prova ideal para a preparação das equipas ProTour.

Pela primeira vez no seu historial, a formação da Fercase-Paredes-Rota dos Móveis vai alinhar numa competição internacional ao mais alto nível e esta presença no Circuito de Lorraine é vista como uma excelente oportunidade para confirmar os seus pergaminhos. Aliás, entre o lote de 126 ciclistas profissionais que alinharão à partida Francisco Mancebo e Eládio Jiménez são tidos como naturais e principais candidatos à vitória final. Uma vitória que em termos internos pode também sorrir aos franceses Chavanel ou Jalabert ou, com um pouco mais de "chauvinismo" à mistura, aos naturais da Lorraine, Mongin e Sprick.

Um dado parece adquirido e os promotores da prova não se cansam de o publicitar: o vencedor de 2008 terá de ser um corredor completo, capaz de atravessar as encostas de Meuse e rolar nas planícies de Meurthe-et-Moselle antes de enfrentar as subidas Vosgiens. Mas para isso terá ainda de contar com o desempenho e o apoio dos seus seis companheiros de equipa, numa prova cabal do desporto de equipa que é o ciclismo.

Na lista de vencedores de uma prova que se começou a cumprir em 1956 constam nomes como o holandês Zoetemelk, o casaque Vinokourov e na linha de partida, para além da equipa portuguesa vão estar as formações francesas da Bouygues Telecom, Française de Jeux, AG2R, Crédit Agrícole, Agritubel, Bretagne Armour e Auber 93; a italiana Acqua Sapone; as belgas Topsport Vlaanderen e Landbouwktediet; a estoniana Mitsubishi; as luxemburguesas Preti Mangimi e Differdange Apiflo; as holandesas Skil e Rabobank; a venezuelana Serramenti PVC e a irlandesa LPR Brakes.

Para a aventura francesa de Fercase-Paredes-Rota dos Móveis, Mário Rocha escolheu um septeto onde, para além, de Francisco Mancebo e Eládio Jiménez figuram ainda os nomes de Gustavo Rodriguez, Virgílio Santos, Micael Isidoro, Alexis Rodriguez e Joaquim Andrade.

As etapas...
1.ª etapa - 21 de Maio, Metz - Mont-Saint-Martin (156,6 km)
2.ª etapa - 22 de Maio, Briey - Verdun (159,7 km)
3.ª etapa - 23 de Maio, Pont-à-Mousson - Gérardmer (196,3 km)
4.ª etapa - 24 de Maio, Gérardmer - Saint-Avold (167,6 km)
5.ª etapa - 25 de Maio, Rombas - Hayange (158,1 km)

(Texto de Jorge Gonçalves, RPI da equipa de Paredes)

Sem comentários: