domingo, maio 25, 2008

II - Etapa 80

NÃO VÃO POR AÍ!...

Adivinho, daqui do meu cantinho, que já haja muita gente a dizer-se: "Mas este gajo é a favor do doping, de tal maneira aparece a defender tudo aquilo que os outros atacam!"

Claro que não sou.
O meu grande, enorme poblema - para vocês, os não crentes que lêem este espaço - é que tenho conhecimentos reais daquilo que é o Ciclismo. E não... calma, não se precipitem, o Ciclismo não anda a doping.

Mas qualquer não iniciado jamais conseguirá perceber esta realidade.
Por exemplo... no único periódico exclusivamente dedicado ao Ciclismo que temos em banca, tenho a certeza de que o Director sabe do que eu estou a falar, mas duvido que o Editor Executivo lá chegue.

De futebol toda a gente "percebe". Agora nas modalidades as coisas são diferentes e são precisos muitos anos de estrada para entender o Ciclismo.

Não, não sou a favor do doping, era o que faltava!
Sei é que sou capaz de, naquele espaço de terra de ninguém, perceber onde está o risco da fronteira entre o doping, duro e puro, e a quantos palmos está uma practica perfeitamente aceitável. Esperem, se eu o digo, se, mais antigos do que eu no acompanhamento do Ciclismo não há mais do que dois ou três jornalistas, por favor... dêem-me o benefício da dúvida.
Eu sei do que estou a falar.

No caso da LA-MSS, e naquela pafernália toda que a PJ fez questão de mostrar, apenas foi apreendido um produto não permitido a um - só um - Corredor.
De resto... nada!
Nem em casa dos outros Corredores, nem em casa do Manel Zeferino, nem na sede do clube.

Bem que podem alguns escrevinhadores tentar fazer grandes títulos.
O mau é que que lê, em princípio acredita no que lê.
Somos assim, dizemos mal dos Jornalistas, mas aceitamos como válidas todas as notícias.
Por isso fica impossível separar as verdadeiras das outras...
E comem todos pela mesma tabela.

Ah!, e a LA-MSS não vai acabar.

Aliás, só a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que ia entrar com 200 mil euros - mas sem contrato escrito (não é, definitivamente não é, só em Felgueiras que há sacos azuis) - pode sair de cena porque, tanto a LA Alumínios, como a MSS Construtora têm contratos assinados, contratos que não são passíveis de ser unilateralmente denunciados.

Como é que leio certas notícias, isso não sei...
Mas, se hoje em dia já nem é preciso saber-se escrever em bom português para se ser jornalista... como me posso eu preocupar com o resto?

LA Alumínios e MSS Construtora são livres de renovar, ou não os seus contratos com a equipa, na próxima época.
No que respeita à temporada em curso... mais não têm que cumprir os compromissos assumidos.

Como escrevi meia dúzia de artigos atrás, tivessem feito como uma conhecida seguradora que, não só previu a renúncia imediata do contrato, como acautelou a recuperação de todo o investimento que fez na equipa que patrocina, no exacto momento em que, seja ele qual fôr, um seu corredor seja apanhado num controlo anti-doping.

E não duvidem que esta condicionante, vital, aliás, pode ter levado a actitudes extremas.
Mas, como dizia o outro, se tivermos vida e saúde, cá estaremos para poder comprovar tudo isto. Contudo, acreditem, não corro assim tão atrás da verdade como alguns podem imaginar.

2 comentários:

Joana Azevedo disse...

olá tenho acompanhado todas as suas crónicas em relação ao "caso" LA-MSS! Gostaria de agradecer a maneira como clarifica toda a situação pois escreve tudo aquilo que quem segue o ciclismo á muito tempo sabe! É dificil explicar a quem não acompanha a modalidade todas as imagens e o que foi dito nos telejornais e nos jornais por supostos entendidos na matéria. Neste momento o mais fácil é "Crucificar" todos os ciclistas da equipa e é isso que tem acontecido.
Eu estou com eles e no fim a verdade virá ao de cima e depois.......?!?....

um abraço

Escritora disse...

Ainda não li os posts todos para trás, mas não posso deixar de comentar já...

Concordo completamente com tudo o que escreveu, e com a maneira como o fez, ou seja, só mesmo quem não está ou nunca esteve ligado ao ciclismo e aos ciclistas é que acha que eles movem-se a doping.

Isto já pa não falar na terrivel injustiça, para com todos os corredores, que praticam um dos desportos mais duros e que exige maior preparação fisica...

É a mentalidade que temos, é efectivamente muito mais fácil dizer mal, sem se darem ao trabalho de se informarem um bocado antes...

Bom resto de continuação ;)