sexta-feira, maio 16, 2008

II - Etapa 65

O MAL DO JORNALISMO VEM
DE DENTRO DO JORNALISMO


Até há uma vintena de anos atrás era-se jornalista por pura vocação e, se nas redacções dos principais jornais havia gente recrutada fora do meio, porque conhecedores, porque interessados, porque irrepreensivelmente formados, enquanto cidadãos, não foram raros – antes pelo contrário – os casos de quem começou como paquete, para ir levar as provas à Censura Prévia, que depois se apaixonou pelo jornalismo, a quem lhe foi reconhecido algum valor e dada, pelo menos, uma oportunidade para mostrar o que valia. E acabaram mesmo na redacção.

Até houve casos de simples (com o maior dos respeitos) tipógrafos – ainda no tempo da composição em chumbo - que, de tal forma se destacaram nas aflições de última hora, às quais, por iniciativa própria, acabavam por dar corpo de texto jornalístico aos fragmentos de informação que era possível obter já com as máquinas a bufarem vapor, que também de lá, do fundo, da casa das máquinas, alguns nomes subiram até à redacção.

Fazer jornalismo é uma coisa muito séria.
E, não sou eu quem o diz, já o li na pena de mais do que um consagrado homem dos jornais… a pior coisa que aconteceu ao Jornalismo nos últimos anos foram… os cursos de Comunicação Social.

Porque a eles foram parar quem não tinha, e não tem, a minima intuição para ser Jornalista; porque aqueles que, de facto até têm algum jeito, são sugados pela inflacção de diplomados e, muitos deles, mesmo com notas menos boas e sem cunhas nenhumas, acabam ultrapassados por quem tem padrinhos, mesmo que nunca na vida venham a ser Jornalistas.

Agora sou eu quem o diz: há hoje muito mais amadores com Carteira Profissional do que há 20 anos havia, mesmo sem ela.

(Entretanto, um jovem jornalista, licenciado, amigo verdadeiro, confrontou-me com esta minha opinião. É verdade, como te disse amigo, que esta mensagem tinha /tem um destinatário concreto, contudo... e apesar da nossa amizade, não retiro uma letrinha sequer ao que está escrito.)

Sem comentários: