domingo, maio 18, 2008

II - Etapa 70

PEDALAR EM LISBOA

Há cidades, capitais europeias, onde andar de bicicleta é algo de comum. Em Amerterdão, por exemplo. Mas a Holanda é mais flat que uma tábua de engomar...

A velha Lisboa, e as suas sete colinas - viram hoje o Down Hill, do Castelo ao Largo do Chafariz de Dentro? - não é propriamente pista para quem tem de mover, à força das pernas, o próprio meio de transporte. Mas Lisboa cresceu muito, há muito se espraiou para além do núcleo histórico.

E, segundo a edição de ontem do semanário Sol, afinal já há ciclovias em utilização e um plano para aumentar o número de quilómetros cicláveis.
Óptimo!

1 comentário:

carneiro disse...

Senhor Madeira,

Não acredite em tudo o que lê vindo da CML. A maior parte do que eles chamam ciclovias (em Monsanto) ou é a estrada alcatroada no meio do transito automóvel, ou caminhos florestais em terra batida que sempre existiram e que só mereceram como melhoramento camarário a colocação de uma placa azul a indicar "via para bicicletas".

Aliás, conforme se vê no mapa, os serviços da camara nem sabem muito bem onde é Sacavém...

Se este assunto lhe merecer interesse jornalístico - e que bom que era que o ciclismo de lazer e de transporte urbano tivesse um paladino na comunicação social - eu ou outros como eu poderemos fazer uma visita guiada sobre a frustração que é andar de bicicleta em Lisboa.

è que os políticos estão a encarar as bicicletas apenas como um nicho eleitoral que não podem desperdiçar. Não estão verdadeiramente interessados em alterar o paradigma de transporte e de saúde pública na cidade.

Só em Tavira há um autarca genuinamente preocupado com esses aspectos em que estamos tremendamente atrasados.