sexta-feira, maio 30, 2008

II - Etapa 82

MAS... O QUE É QUE SE PASSA COM O BENFICA?

Por onde anda escondido o "Projecto Benfica"?
Se a equipa tem bons corredores... o que é que está a faltar?

Nesta altura do "campeonato" já deveria ter acontecido uma corrida onde os três chefes-de-fila tivessem estado presentes, livre de amarras, para que tivesse ficado perfeitamente demonstrado que não há - não há de facto - situações de excepção.
Já deveriam ter corrido os três e deixado que a Corrida tivesse escolhido o que estava melhor.
Já deveríamos ter visto os outros dois a trabalhar para o companheiro...

Agora, começam a escassear oportunidades.
E não vai ser na Volta a Portugal que se vai improvisar.
É demasiado arriscado, para não dizer... tolamente arriscado.

A competição interna é saudável. Mas tem que ser implementada.

Eu não quero nem pensar que os nove corredores que o Benfica vai apresentar na Volta a Portugal vão estar divididos em três grupos, cada um deles a tentar que o "seu" chefe-de-fila ganhe vantagem...

Percebem?
Equipas de três em confronto directo com equipas de nove... quem partirá em vantagem?

Só aqui deixo um desejo: aconteça o que acontecer, que seja o que fôr que vier a acontecer não signifique o fim do Benfica no pelotão.

É que... podem esconder o lume, mas como prender o fumo?
Acho que sabem ao que me quero referir.

Descartada a Vuelta, o Benfica - o Orlando Rodrigues - já tinha que estar a pôr equipa a trabalhar para... um ÚNICO chefe-de-fila. Não deixando dúvidas de quem será o candidato encarnado na próxima Volta. Não pode ser de outra maneira.

E o próprio Orlando terá que ser obrigado a vir a público para dizer quem é o homem, na sua equipa, que vai ter todo o conjunto a trabalhar para si.
Sem medos. Sem receio de ferir susceptibilidades.
Por acaso, a Corrida tem, logo no teceiro dia, a subida à Torre...

Mas resultará daí a solução, ou, antes pelo contrário, tudo aí se complicará?

De uma coisa estamos todos cientes: se no seu primeiro ano até se podia perdoar algumas falha a uma equipa que... apesar de tudo, era nova no pelotão, este ano já perderam essa permissa.
Espero, sinceramente, que saibam o que estão a fazer.
A última coisa que poderia desejar era que os espanhóis só trabalhassem para o Rubem Plaza e que os outros se dividissem no apoio a cada um dos outros dois chefes-de-fila.

O Orlando Rodrigues vai ter que arriscar, impôr a sua qualidade de director-desportivo e escolher ele o candidato!
As corridas, sobretudo as de mais de uma semana, jogam-se - e muito - também a partir do carro de apoio, mas essa altura é para jogar uma carta escondida, até para fazer bluff. O ás, esse terá de estar escolhido e bem guardado. E resguardado.

E o objectivo de noventa por cento dos participantes na próxima Volta, nem sequer é o de ganharem a corrida, mas impedir que o Benfica o consiga.

Depois, não digam que não avisei!...

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

O mal do Benfica é que criou estruturas para uma equipa a médio prazo e estabeleceu objectivos imediatos, assumiu, tal como no ano passado a Volta a Portugal como principal objectivo e aspirava uma presença na Vuelta.

Vencer a volta a Portugal é praticamente impossível, duvido que qualquer atleta do actual plantel consiga Vencer a Volta a Portugal a não ser que a LA acabe por fechar as portas e contratem todo o plantel da equipa da Póvoa. Mesmo com o afastamento da LA MSS das estradas há que contar com equipas como a Liberty, Tavira, Paredes, Madeinox-Boavista e Barbot, que à partida tem homens para vencer a volta e conjuntos mais homogéneos que o do Benfica.

Quanto ao eventual convite para a Vuelta, não era difícil calcular que o Benfica ficasse de fora perante os resultados que conseguiu até ao momento.

Mas nem tudo é negativo no Benfica ao longo desta época, há a salientar a permanente aposta do Orlando Rodrigues nos jovens que na época passada corriam nos Sub23.
Se o projecto Benfica continuar, não duvido que dentro de 2 ou 3 anos o Benfica tenha uma óptima equipa a nível nacional e quem sabe a nível internacional.

Só espero que os responsáveis pelo ciclismo no Benfica, ao contrário do futebol, tenham paciência, para dar tempo à equipa.