segunda-feira, julho 21, 2008

II - Etapa 154

OBRIGADO, SENHOR LAGOS

Não sei quantos de vós puderam ler a excelente entrevista que o semanário Sol, nas penas de Pedro Prostes da Fonseca e Rui Antunes (olá, companheiro, como estás?), fez a João Lagos.



Claro que a entrevista foi, necessariamente, transversal, para abarcar as múltiplas facetas deste Homem invulgar, colorido, num país cada vez mais a preto&branco.

De Ciclismo até se fala pouco, mas destaco aqui o destaque escolhido pelo editor da entrevista:

"Podia divulgar aos ciclistas do Benfica o traçado da Volta, mas era uma vergonha"

Se tivesse para isso, parava aqui e pedia a cada um dos meus leitores que interpretasse esta frase do Senhor João Lagos.
Se quiserem podem fazê-lo na mesma, mas serei eu o primeiro.

João Lagos...
... podia ter sido arrogante e dito: "Jamais faria isso."
... podia ter-se fingido ofendido e dito: "Acha que eu era capaz de uma coisa dessas?"
... podia ter sido cínico e dito: "Isso nem me passou pela cabeça."
... podia ter sido... tudo.

Foi, sublinhando aquilo que penso dele, honesto.

Quem é que o impedia de o fazer?
Ninguém.
Nada...

E a chave que podemos usar para abrir a personalidade deste Homem está na sua própria frase:

"... mas era uma vergonha".

Não consigo deixar de respeitar e até admirar um Homem que reconhece ter vergonha na cara.
O que falta a tanta gente!


E repito-me: Obrigado Senhor João Lagos.
Não espero que o senhor leia isto, mas espero sinceramente que alguém que o leia lhe diga isto que vou deixar escrito já a seguir:

SÓ o senhor pode garantir-nos que na próxima Volta a Portugal não vai haver nenhuma equipa tratada de forma diferente das outras, neste Mundo cão de filhos e enteados.

2 comentários:

aamorim disse...

Eu pessoalmente "emendo a minha mão" (nunca é tarde). Fui dos primeiros a duvidar das intenções da JLS/PAD (embora adepto confesso do SLB, em primeiro estará sempre o ciclismo) em relação à presença da LA MSS na Volta. Começei "a repensar a minha posição" em relação à JLS/PAD depois de uma conversa pessoal com o Director da PAD no final da prova do Campeonato Nacional de Fundo de Élites (se ele chegar a ler isto perceberá) logo após uma conversa daquele senhor com um atleta da LA MSS e onde me explicou com toda a honestidade e sinceridade a posição da JLS/PAD. Também sei que o DD do (meu) Benfica teve uma atitude digna e merecedora do maior respeito para com elementos da LA MSS durante a prova em Madrid no passado fim de semana. Tudo isto só me relembrou que no Ciclismo ainda existe amizade e solidariedade entre os seus intervenientes (só é pena não ser geral). E, também já não tenho dúvida da sinceridade da(s) palavra(s) do Sr. João Lagos, Homem com provas dadas no desporto nacional. Emendo "a minha mão" apenas e só porque entendo sinceramente que eles o merecem. Para eles as minhas sinceras desculpas e os meus cumprimentos.

Marina Albino disse...

Pois eu cá, como sou péssimista, não acredito que o Sr. João Lagos tome a decisão de convidar a ../MSS/Póvoa.
As razões são várias:
Nenhum organizador de corrida, quer escandâlos; está preso aos patrocinadores que não querem ver as suas marcas associadas a eventos que possam lançar uma má imagem do desporto;
As pressões de vários pontos do poder ( não foi inocente a presença de Laurentino Dias no Prémio Joaquim Agostinho);
O forte embate financeiro do cancelamento do Paris-Dakar, não permitem ao Sr. João Lagos, por muito que ele possa considerar o que se está a passar de uma autêntica palhaçada, não permitem penso eu , que ele corra riscos de ver a sua organização com problemas que podem passar por decisões de (in)justiça federativa, ou decisões judiciais, ou problemas de homologação de resultados.
Por isso não acredito que leve a equipa ../Mss/Póvoa.
Por outro lado, o lado positivo, há fortes motivos para ele convidar a equipa:
Por um lado, face à postura anterior de ter convidado equipas que terão sido relacionadas com a operação puerto, por outro a inegável qualidade da equipa, por outro mostrar que os organizadores não são nenhum pau mandado e que corre quem bem entendem e já agora, pôr um ponto final na instabilidade que resulta para todos aqueles homens que vivem do seu ganha pão e apesar das adversidades continuam a treinar arduamente.
Já agora, uma das razões para os convidarem para a Volta, é de não correrem o risco de ser ver aquilo que se viu no Joaquim Agostinho, equipas estrangeiras sem classe, sem nivel competitivo.
Por último, e percebo a aflição do Joaquim,no meio disto tudo, como homem não deve concordar com o que estão a fazer à equipa ../MSS/Póvoa e por outro o seu cargo de director está no meio de setas lançadas em várias direcções tendo como alvo sempre a dita equipa.
E ó Joaquim, não percebo como é que o Joaquim Gomes não percebe porque a equipa correu em Madrid ( bastará ligar à UCI e perguntar se tal organização tem qualquer impedimento para que a equipa possa correr)
È que a Federação não suspendeu a equipa, suspendeu alguns elementos da equipa.
Já agora e para quem lê, o meu nome é bem visivel, não me escondo atrás de nenhum "nickname", toda a gente sabe que sou ou fui advogada de alguns ciclistas e não não tenho medo de demonstrar a minha opinião, porque apesar da crise na advocacia não preciso do dinheiro de qualquer ciclista para sobreviver.
O ciclismo corre-me nas veias, é herança de uma cultura paterna e desde o berço que o acompanho e quanto à Justiça ou Injustiça, mais tarde ou mais cedo ela vem ao de cima, é como o azeite e água, não se misturam.
Bom dia! Que já estou a trabalhar desde as 5 da manhã.