quarta-feira, outubro 03, 2007

908.ª etapa


ESTOU A INSISTIR PARA QUE NOS SEJAM
DADAS EXPLICAÇÕES CONCRETAS

Numa rápida viste de olhos pelos desportivos que daqui a algumas horas estarão nas bancas, não dei pela notícia. Também pode vir numa “breve” e esta não ter merecido ser chamada para as edições on-line.
Logo veremos.
E logo voltaremos ao assunto.

Por agora, dois FACTOS.

O José Rodrigues foi dos últimos a chegar a Estugarda - Portugal deve ser o único país que, para poupar 750 euros, faz chegar a Selecção a conta-gotas ao local dos Mundiais, mas vão CINCO DIRIGENTES e, pelo menos... UM CONVIDADO na primeira “leva”, mais o técnico, os dois mecânicos e os dois massagistas… e o médico!

A Selecção portuguesa foi das primeiras a ser controladas (sem problemas), mas os delegados da UCI terão achado estranho o facto de a equipa não estar completa e voltaram.

Para “apanhar” o Zé Rodrigues.

A posição da federação… que só será oficial quando sair um comunicado, foi clara:
“A culpa é do Corredor.”
Culpa de quê?
O médico viu-o?
Mediu-lhe – como toda a gente faz – o nível de hematócrito?
Ou andava às compras?

Primeiro facto: o José Rodrigues foi ABANDONADO pela federação ao serviço da qual se encontrava.

Segundo facto: O alemão Stefan Schumacher, que foi medalha de bronze, também apresentou, num controlo feito alguns dias antes da corrida, resultados… anormais.

Foi abandonado à sua sorte?
Não!

A BDR – federação alemã de ciclismo – explicou, na 2.ª feira (porque é que o resultado do Zé Rodrigues foi logo papagueado… e o do outro nada se soube?, pergunto eu!...) que esse resultado… anormal, detectado no teste feito a Schumacher só podia dever-se ao facto de este ter passado por problemas intestinais, inclusivé com… diarreia.

Depois do caso do Tiago Machado… vamos esperar quantos dias, quantas semanas, quantos meses...
para que, quem tem, de facto, responsabilidades na FPC – o presidente NUNCA lidera a Selecção nos Mundiais porque está lá como membro da Comissão Executiva da UCI, mas há-de haver alguém responsável – esclareça os portugueses do que aconteceu com o José Rodrigues?

Ok… apareceu com um nível de hematócrito acima do permitido.
Porquê?
E porque é que não foi a Selecção toda ao mesmo tempo?
Se isso tivesse acontecido, o médico tinha tido tempo para analisar estes pormenores…
Ficaram atletas em Portugal até ao último momento para… não se pagarem mais dois quartos de Hotel?

E é preciso irem tantos dirigentes?
E convidados?

E sendo opção que estes vão mesmo todos, uma coisa não pode ser escondida: vão à custa da redução de despesas com… os Corredores!
É isso, não é? É, que eu sei que é...

Mas voltando ao Schumacher.
Eu não inventei a notícia.

Vem no CyclingNews, e transcrevo-a a seguir:

The German cycling federation (BDR) announced Monday that an intestinal infection was responsible for irregular blood values which were found in UCI World Road Championships bronze medal winner Stefan Schumacher before the event. The UCI and BDR emphasized that the problem was not due to any manipulation or doping. The Gerolsteiner rider underwent an unannounced out-of-competition doping control by the German National Anti-Doping Agency on September 25 and an unannounced control by the UCI three days later. The results showed "irregularities in various parameters".
Schumacher requested that further tests be made and the investigating doctors concluded that the problem was due to the diarrhoea from which the German rider was suffering.
.
===
.
NOTA: Eu estive em dois Mundiais a convite da Federação Portuguesa de Ciclismo, mas sempre integrado num grupo de jornalistas representando os principais OSC. O primeiro, em 1999 em Treviso/Verona (Itália) juntamente com o Martins Morim (A BOLA) - eu estava ainda n'A Capital -, o Carlos Flórido (O Jogo), o Paulo Renato Soares (Record), o Vítor Fernandes (LUSA), O Guita Junior (Correio da Manhã) e o Fernando Emílio (Rádio Nacional). O Paulo Felizes (JN) foi à parte porque, na sequência da "guerra" entre a EJN e a federação, a primeira declinou o convite. Mas enviou um jornalista.
A segunda vez foi em 2002, em Liége (Bélgica). Com um jovem - Rafael Cardoso - d'O Jogo, com o saudoso João Carlos Garcia (Antena 1) e o Fernando Emílio (Rádio Nacional). O Record viajou à parte, enviando a jornalista Ana Paula Marques depois de se ter inviabilizado a "exigência" da federação que pediu a indicação de um jornalista masculino, uma vez que tínhamos que dividir quartos. Achou o Record que eram eles quem escolhiam e, optando por uma senhora, declinou o convite, fazendo a cobertura a expensas próprias.
Acrescento que o que a FPC ofereceu foi apenas a viagem e o alojamento. E nesta vez, na Bélgica houve mesmo problemas que acabaram por me envolver porque alguém se achava com "direitos adquiridos", tendo andado "amuado" todos os cinco ou seis dias que por lá andámos.
Portanto, fui, sim senhor, convidado pela FPC, mas sempre num grupo alargado de jornlistas representando os principais OCS. Agradeci. Agradeceu o Jornal - aqui já fui por A BOLA - e não fiquei a dever favores a ninguém. Fiz o meu trabalho.

Sem comentários: