segunda-feira, outubro 08, 2007

918.ª etapa


VOLTA À MADEIRA E PORTO SANTO

Começo com uma nota.
No primeiro terço da temporada a UCI introduziu algumas alterações ao Regulamento Geral e Técnico de Corridas. A mais vísivel - digo eu... - foi a de que acabavam as meias-etapas, ou as etapas com dois sectores.
Cada etapa é uma etapa e conta como tal, com uma excepção. Mantiveram-se os artigos relativos à distribuição das bonificações. Isto é... como exemplo, se uma etapa dá 10, 6 e 4 segundos de bonificação (quando é caso disso), e no caso de meias etapas ou etapas divididas por sectores, fazia baixar aqueles números para 6, 4 e 1 segundos de bonificação, isso mantêm-se nas situações em que num mesmo dia haja mais do que uma etapa.

A grande alteração, em termos práticos, é que no final de cada etapa HÁ mudança de camisolas. O que não podia acontecer antes, uma vez que, no final de uma... meia-etapa, era evidente que a ETAPA ainda não tinha acabado.

Pelo que só no fim do dia haveria alterações nos portadores das camisolas sendo possível que, à saída para o segundo sector (ou meia-etapa) o corredor que CONTINUARIA DE AMARELO (por exemplo) já tinha virtualmente sido ultrapassado na Classificação geral. Ou noutra qualquer, em relação às outras camisolas.

Não houve espaço para explicar isto nos jornais e, creio, que nem sequer tempo para informar as organizações. Mas está escrito.

Posto isto, só falta referir que a etapa de hoje da Volta à Madeira e Porto Santo (que teve 55 km, e não 61,4 como fora anunciado) com partida e chegada a Câmara de Lobos, na zona central/sul da ilha, foi ganha por César Fonte (Santa Maria da Feira) que cortou a meta isolado com 46 segundos de vantagem sobre um pequeno grupo de sete corredores onde se encontrava o camisola amarela, Rui Costa (SL Benfica).

A Geral Individual está agora assim escalonada:
1.º, Rui Costa (SLB), 4.18.34 horas
2.º, Edgar Pinto (SLB), a 25 s
3.º, Ricardo Vilela (SMF), a 33 s
4.º, José Mendes (SLB), a 59 s
5.º, Carlos Sabido (CAS), a 1.17 m
6.º, João Benta (CAS), a 1.56 m
7.º, Luís Romão (FON), a 3.48 m
8.º, Hector Espasandin (NAG), a 4.14 m
9.º, Samuel Coelho (SMF), a 4.22 m
10.º, Daniel Mestre (TAV), a 5.05 m
11.º, Henrique Casimiro (TAV), a 5.20 m
12.º, Alcides Almeida (SMF), a a 5.21 m
13.º, Jorge Silva (SIN), a 5.45 m
14.º, Aser Estevez (CXN), a 5.48 m
15.º, João Pereira (TAV), a 6.14 m

Sem comentários: