quarta-feira, outubro 31, 2007

952.ª etapa

ASSIM… JÁ NÃO SEI QUE DIZER

Sinceramente… assim fica difícil de comentar!
isto quando o que pretendo é ser o mais objectivo possível.
Ainda ontem aplaudia aqui a decisão da FPC em escolher um grupo de oito Corredores, de onde – pensava eu – daqui a uns meses sairia o trio que virá a representar-nos em Pequim, e hoje sou surpreendido com o anúncio da… escolha final.

A dez meses da competição?
Depois de se ter deixado escapar para o domínio público o nome dos oito – pensava eu – pré-seleccionados?

Senhores!... Por favor…!
Preocupo-me com os Corredores.
É verdade que houve oito pré-indicados?
Durante… 24 horas?

Faltam dez meses para as Olimpíadas.
O que é que poderá acontecer nestes próximos dez meses? Tanta coisa…
E que garantias tem a FPC de que os três escolhidos, daqui até lá, não sofrem um acidente – longe vá o agoiro!... – ou, o que é bem mais sustentável… venha a estar em completa baixa de forma?

E, digamos, que esse abaixamento de forma apenas se revelará lá para Maio/Junho/Julho…
Que se fará então?
Vai chamar-se um dos agora descartados que, é mais do que evidente, já terá por essa altura “esquecido” os Jogos?

Ninguém, em modalidade nenhuma, pode escolher uma equipa com dez meses de antecedência.

Cito uma declaração do Seleccionador nacional: “Foram indicados estes, mas podem ir outros…”
Então, quer isso dizer que nem os indicados sabem, neste momento, como preparar a temporada!
É absolutamente incrível.
No sentido de que não é compreensível.

Que Selecção podemos esperar? Esta, hoje divulgada?
... Qualquer uma, desde que façam o favor de querer ir... como habitualmente. Digo eu.

Indicam-se primeiramente oito. V
inte e quatro horas depois, apontam-se três deles como os integrantes do Projecto Olímpico, e depois diz-se que… “podem ser esses ou outros”???

José Poeira já chumbou na disciplina de “Gestão de Recursos”.
Sem direito a apelo.

Já ia haver problemas por causa da proximidade de datas entre a corrida de fundo dos Jogos e a Volta e, isso ficou desde cedo mais do que evidente.

A renúncia à corrida de contra-relógio não tem outra explicação.

Ainda assim, e dada a (curta) distância que medeia entre a corrida de fundo, em Pequim, e a Volta – ao qual há que acrescentar uma longa viagem e, não menos importante, primeiro, a adaptação à (enorme) diferença horária e depois à readaptação aos nossos horários – olhando para os três nomes indicados, não é preciso ser-se cínico (coisa que liminarmente recuso ser) para se perceber que já houve pré-acordos negociados.

O Sérgio Paulinho fará o Tour e depois fica liberto – sem que isso invalide a sua presença na Vuelta também –; o Américo Silva ter-se-á mostrado disponível para prescindir, uma vez mais, do Filipe Cardoso na Volta e o Bruno Neves – como é que hei-de dizer?, mas toda a gente sabe disso – não é prioritário na equipa da LA Alumínios para a Volta.

Nesta parte não me conseguem surpreender.
Houve, de certeza, negociações e cedências. Ou não...
Nomeadamente em relação ao Tiago Machado.
O professor José Santos não abriria assim mão do seu corredor mais forte na Volta.

E, conhecendo eu, como conheço, o professor… depois do ridículo “castigo” imposto ao Tiago este ano, por alturas dos Mundiais, ele (professor José Santos) jamais facilitaria.
Não sei é se seria essa a vontade do atleta...
Embora o Tiago ainda tenha tempo para estar presente nos próximos Jogos, daqui a quatro anos e meio – mais coisa, menos coisa – não sei se serei só eu quem vê nele o às de trunfo de Portugal – provavelmente o único –, nesta modalidade das Grandes Corridas globais.

Se acharem que estou errado, digam-me que outro Corredor se entrega, acredita em si, se dá… de corpo e alma, a uma competição.
Perguntem-me quem é o melhor jovem Corredor do nosso pelotão!
Respondo: Tiago Machado.
Sem pestanejar.
Não tenho a menor dúvida.

Mas voltemos um pouco atrás…
Como é que se terão sentido, hoje, o Tiago, o Hugo Sabido, o Nuno Ribeiro, o Rui Sousa e o Hernâni Brôco?

Mesmo contrariado, porque sei que cada opinião minha pode ser mais uma pazada de terra sobre a tumba onde me querem enterrar…
… sinto que estou a pôr o pescoço no laço da forca!

Mas vingará a minha postura de que nada se levantará mais alto do que a verdade.

Voltaremos – eu, aqui, e outros observadores, nas respectivas tribunas – a este assunto.
Que assunto?

Este: a quem serviu esta fuga de informação?
A quem é que serviu esta despropositada fuga de informação?

1 comentário:

Carl Floyd disse...

Arrisco-me a falar do que não sei, mas deixa-me dar-te um alerta, tendo em conta o que são os "métodos" olímpicos.

O COP, e até atendendo a que o ciclismo conquistou uma medalha nos últimos JO, tem de atribuir subsídios para uma "equipa". E essa equipa, ao que parece pelo que definiu a UCI, terá três corredores. O que significa ser necessário dar TRÊS NOMES ao COP.
Se realmente também existe uma pré-selecção de oito, da qual sairão os três finais - não necessariamente os três já indicados -, parece-me possível e até muito lógico.

Vais agora, claro, perguntar pelo subsídio.

Vai para os três indicados? Vai para a FPC, que quando chegar a Agosto o entrega a quem realmente for a Pequim? Vai para subsidiar outra porra qualquer? Não faço ideia. Só sei que quem o merece, mesmo que depois não vá a Pequim, é quem o ganhou, o Paulinho.
O resto, espero que os jornalistas que fazem actualmente ciclismo (não é o meu caso) me esclareçam. Ou tu...