segunda-feira, outubro 29, 2007

949.ª etapa


ONDE É QUE ESTÃO AS EMPRESAS
E INSTITUIÇÕES ALGARVIAS?
.
A notícia saiu cumprindo os objectivos a que se propunha. Foi uma “bomba.
A Volta ao Algarve, a corrida que, de há uns quatro ou cinco anos a esta parte consegue oferecer-nos o melhor pelotão do ano, em Portugal, está fora do Calendário do Circuito Europeu da UCI.
Está mesmo! Confirmei.
A primeira prova portuguesa é a Volta ao Distrito de Santarém, de 13 a 16 de Março.

Foi dito porquê – o que foi confirmado, mas noutros OCS – mas não se concedeu o elementar e jamais descartável direito ao contraditório no mesmo sítio em que a notícia apareceu.
Pelo menos até hoje.
(Eu só conheço uma forma de fazer jornalismo… e não é esta!)

De qualquer modo, já li as explicações do Rogério Teixeira.
O assunto merece, quanto a mim, uma divisão em duas partes.
Comecemos pela mais importante.

Como é que a corrida que há tanto tempo traz até nós o melhor pelotão da temporada, pode estar a viver um momento de incerteza como este?…;
a corrida que este ano mesmo, e só como exemplo, conseguiu trazer a Portugal quatro jornalistas estrangeiros – incluindo um dos maiores divulgadores, em termos de noticiário do Ciclismo a nível mundial, como é o australiano CyclingNews - e até por isso foi publicitada por todo o Mundo, levando à boleia o nome (e a marca) Algarve?;
como é que uma corrida à qual, mesmo que se lhe não pagasse nada, ainda assim haveria equipas dispostas a corre-la… é assim suspensa por atraso de pagamentos aos corredores que só acontecem por... atraso, por parte dos patrocinadores no cumprimento dos compromissos que assinaram com o organizador?
como é que numa região na qual o turismo é a primeira fonte de receitas e que vem a perder todos os anos visitantes estrangeiros para o Sul de Espanha (por exemplo)… como é que essas que se vulgarizou chamar de… forças vivas… de uma região, abandonam assim uma organização à sua sorte?

Porque é o que nunca deixou de acontecer.
A Associação de Ciclismo do Algarve tem feito das tripas coração.

Batem, o Rogério e a sua equipa, de porta em porta. Todos os anos começando do zero.
O estranho é que há no Algarve empresas e instituições que poderiam até, cada uma delas, só por si, sustentar a prova… Mas todos os anos custa à ACA reunir o número suficiente de respostas positivas!

Porque será que a Região Autonómica das Baleares, que não é ela, mas que consegue aglutinar – a partir de todo o universo de interessados em promover a região – um “bolo” suficientemente atractivo para que Maiorca tenha, todos os anos, a maioria das equipas de topo no tradicional Challenge… não tem problemas e o Algarve – com um ou dois “ll” – o mais que consegue é oferecer quartos de hotel que, em princípio, estariam sempre vazios?

Eu estou demasiado ligado, mesmo em termos de amizades pessoais, à organização da Volta ao Algarve. Sou amigo do Rogério, sou amigo do Bernardino Caliço, sou amigo do professor Jorge Soares. Tudo gente boa…
E não é esta a primeira vez que, de consciência limpa, venho aqui dar a cara em defesa da velha “Semana Algarvia”.

E deixo o meu grito de revolta:
Algarve
!, não querem publicidade?
Ou querem sem ter que a pagar?
E porque pagam para outras modalidades e deixam cair o Ciclismo?

Também sou capaz de reconhecer que… o que está a acontecer não tem a ver nem com uma coisa nem outra.
E aqui, amigo Rogério, se mo permites, alarga a tua equipa e arranja alguém que não tenha que se preocupar com mais nada do que com a angariação de patrocínios.
Lembras-te do que te disse este ano?
Quem conseguiu trazer até nós jornalistas de OCS de referência, que conseguiu sempre fazer dos – às vezes – parcos espaços para a mesma CS, lugar que contentou todos… bem conversado e com alguma autonomia… faria tão bem como fez aquilo que lhe foi pedido… e algo mais.
.
... e passamos à segunda parte.

Eu sei qual é a resposta à questão que já a seguir vou deixar.
Porque é a primeira do Calendário e porque na estreiteza de espaço não dava para falar nas outras.
A pergunta é: Porque é que só se falou nos atrasos do pagamento de prémios por parte da Associação de Ciclismo do Algarve?

Mas impõe-se outra questão: porque não foi ouvida a versão da parte posta em causa?
Agora é tarde. Já todos sabem. Todos os que lêem todos os desportivos – o CiclismoDigital também focou o assunto.
Na verdade, a Associação de Ciclismo do Algarve está a pagar dentro de um prazo – mais ou menos esticado – que terá acordado.
Disse-o o seu presidente e eu não duvido dele.

A notícia terá valido porque a Volta ao Algarve é a primeira portuguesa no calendário… por isso, as outras organizações que também ainda não pagaram ainda têm algum espaço para respirarem...
Mas estão na mesma situação que a Associação de Ciclismo do Algarve.

Se estou a dizer que a notícia foi objectivamente penalizadora para a organização da Volta ao Algarve?
Sim!
É verdade…

E esta, chamemos-lhe… má vontade, não é de agora.
E não é possível acontecer que uma acusação – no caso, o não pagamento dos prémios devidos – não tenha direito ao contraditório.

Sem comentários: