sábado, outubro 27, 2007

945.ª etapa


MUITO MAIS QUE UMA FOTO

É só uma foto? Não!
É muito mais que isso. É tudoo que resta como argumento para quem gosta mesmo de Ciclismo.

Olhem para a reprodução da(s) foto(s) que vai aqui a lado.
(foi “scannado” da última edição do semanário Meta2Mil)
Olhem para ela.
Levem tempo que quiserem.
Tentem perceber a mensagem.

Confesso que os meus neurónios têm andado um bocado aflitos para se manterem dentro do trilho que supostamente deveriam conduzir-me. Mas não enlouqueci ainda.

E proponho-me adivinhar a reacção primária a esta foto.
Seria qualquer coisa do género:
“faltam escolinhas de Ciclismo em Portugal; falta ver criancinhas com esta idade – digo o quê?, cinco anos?, seis?... quatro? – a serem encaminhadas e acompanhadas de forma a cimentarem a paixão pelo Ciclismo”.

E esta constatação levar-nos-ia a uma outra pergunta.
E quem tem a responsabilidade de fazer com que haja, em Portugal, estas escolinhas?
(Eu NÃO disse que não havia, acalmem-se!...)

A resposta seria apenas uma: a Federação Portuguesa de Ciclismo, através das associações para as quais deveria encaminhar o dinheiro que pede ao Estado… para este efeito e que – não estou seguro (o que não é o mesmo que não estar certo) – estará a utilizar para financiar outros propósitos.

A verdade é que nos últimos dias pudemos ler na Imprensa que as diversas federações haviam conseguido o que pediam… mais dinheiro do Estado.
Dinheiro nosso, do comum dos cidadãos.
A de Ciclismo foi uma delas.

Mas isto seria apenas a introdução para uma outra espécie de artigo.
Que, provavelmente, aparecerá aqui um dia destes.
Não é este artigo.

O que daqui, deste escrito, eu gostaria que fosse retido, é que… seja qual for o esforço feito pela FPC ou pelas associações… se a CS não fizer o que o Meta2Mil fez, será injustamente subavaliado.

É o mais primário dos conceitos. O mais facilmente assumido pelo Grande Público.
Se não vemos… se não lemos, não existe.

Mas existe.
Existe mesmo.

Existe em Espanha, e o Meta2Mil deu um valoroso empurrão.
Existe em Portugal… mas não há CS com abertura suficiente para promovê-lo.

Mas…
Honi Soit Qui Mal y Pense…
… em alentejano: “cada ranhoso no seu lugar!”

... as páginas abertas à execução pública de Corredores – sem qualquer justificação oficial que, de facto, sustente isso –, bem que podiam, sem que isso signifique que eu defenda o branqueamento de eventuais prevaricadores (eventuais, porque nunca vi um comunicado oficial da FPC a confirmá-lo, ou a desmenti-lo) bem que podiam, escrevia eu, requalificar-se em páginas de promoção do Ciclismo?
Como?

Fazendo reportagem junto daqueles que acreditam – e só nesses podemos confiar – que ser Corredor não é sinónimo de ser criminoso.

Não vou escrever mais.
Olhem para a foto.
Não sei quantos conseguirão sentir o que eu senti ao vê-la.
Conseguem ver que ali, naquelas duas imagens, palpita o futuro?
Eu consigo!...

Sem comentários: