quarta-feira, outubro 17, 2007

936.ª etapa


SERÁ TÃO DIFÍCIL ASSIM FAZER... BEM FEITO?

semanassssssssss que se sabe - mesmo que à boca pequena - que a equipa de Manuel Zeferino deixaria a Maia.
Não, não estou a reivindicar a notícia (apareceu aqui antes de ser abordada por qualquer jornal) que, e já agora que me sinto completamente descomprometido, foi "deixada" há muito pelo amigo Armando - foste o primeiro! - num dos sítios mais visitados na Internet e dedicados ao Ciclismo.

Mas adivinhava-se.
Só que eu, enquanto jornalista não posso deitar-me a adivinhar.
Ainda assim, foi aqui - no VeloLuso - que essa notícia, do Armando, teve o primeiro eco.
Depois veio - antes de toda a concorrência - n'A BOLA, com a assinatura do Pedro Barros, a 14 de Outubro.

Só hoje, três dias depois, O JOGO e o Record descobriram a novidade.

O segundo, aliás, num exercício academicamente impróprio e desviando as atenções para... facto NENHUM, tenta desviar a atenção dos seus próprios leitores.
O que é - e não me coíbo de aqui o escrever com todas as letrinhas - deontologicamente, não errado, mas desonesto.

Se o Record ainda não tinha descoberto que a equipa da Maia desaparecia... titular que a LA (que era a Maia) "continua continental" para só depois, lá bem no meio do (pequeno texto) revelar aos seus leitores que afinal... já não há Maia é, repito, um exercício desonesto. Que trata os muitos interessados no Ciclismo como atrasados mentais.

Eu SOU LEITOR dos três diários desportivos e senti-me violentado pelo texto do Record.
Cuidado! Nem todos os leitores são exactamente... analfabetos.
Não sendo - é verdade, - eu um leitor qualquer... senti-me enxovalhado.
E então na parte do Oscar Sevilla - perfeito exemplo do lançar barro à parede, para enrolar tolos - quando, logo a seguir ao almoço leio que é o Tino Zabala o novo reforço... hei-de dizer o quê?
Suicidem-se? Não posso!...
São pais e mães de família...
MAS TENHAM VERGONHA!

Não é nada de pessoal.
Não é comigo...
NÃO BRINQUEM É COM OS VOSSOS LEITORES.
Vergonha!

O JOGO, ou alguém na estrutura editorial d'O JOGO já há uns dias que sabia da novidade.
MAS SÓ HOJE a deu a público.
E foi o primeiro dos três desportivos a apresentar um... ai, ai, ai... um "trabalho" sobre a equipa que acaba.
A Maia.

Mas fazer um quadrinho com as principais vitórias DA MAIA e esquecer-se de uma das Voltas ganhas... vá, lá!... É de corar, não?

Destacar - em quadro próprio - que a equipa sedeada na Maia ganhou quatro Voltas (certo!), e depois no quadrinho por baixo só referir as de 2007 (Xavier Tondo), 2004 (David Bernabéu) e 2002 (Claus Möller)...

E a de 2001, com o "Fabu" Jeker, exactamente aquela que terminou com um crono individual na... Maia?

O simples leitor É MAL INFORMADO.
Ponto final.
Parágrafo.

Mas eu, reduzido a simples leitor, sei que há muita coisa que ainda não percebi.

Estarão os jornais desportivos dispostos a esclarecerem-nos?
É que a Maia não era - com o devido respeito - a Ovarense ou o Cantanhede.
Porque é que acabou?
O que motivou o divórcio entre o Manel Zeferino e os seus directores de sempre?

Ou acham os jornais desportivos, que Ciclismo, para o povão, só interessa mesmo se for a Volta a Portugal?

O que é que aconteceu para que a Maia tivesse acabado?

ATENÇÃO... UM... DOIS... TRÊS!...
PARTIDA!...

Qual será o que primeiro nos vai esclarecer devidamente?...
(Se é que algum está minimamente preocupado com a "morte" da principal equipa portuguesa das última década...)

Sem comentários: