sexta-feira, agosto 04, 2006

181.ª etapa



3... 2... 1... PARTAM, SENHORES CORREDORES (E BOA VOLTA PARA TODOS)



Pronto, aí está a Volta a Portugal, a primeira, nos últimos 16 anos, à qual não estou directamente ligado. É estranho o que sinto... mas não vou abusar da vossa paciência, ainda que este seja um espaço muito pessoal.

À última hora ainda surgiram umas ameaças de "bronca", com a Madeinox, mas, tanto quanto sei à hora em que escrevo estas linhas, parece que tudo não passou de uma tempestade num copo de água ou... de uma muito bem pensada manobra para chamar a atenção sobre a equipa.

É claro que fico feliz por tudo se ter (acho eu) resolvido a contento de todas as partes. Corredores como, só por exemplo, Bruno Neves ou Cláudio Faria não mereceriam este "tirar do tapete" por parte dos patrões da equipa.

Vi a festa de apresentação, na televisão. Muitas gravatas, muita "palha" para se chegar ao que interessa, que são os corredores, mas pronto, a televisão é assim. Investiu-se dinheiro e qualquer coisa que traga retorno é válida. Por acaso, nos outros anos nunca vira a apresentação. Normalmente estava a trabalhar na sala de imprensa, mas era mais ou menos isto que calculava. Salvo alguns erros imperdoáveis - no nome de alguns corredores ou técnicos, como o "Severino", técnico da Maia... Mesmo que o jornalista em causa ande um ano sem fazer ciclismo, já fez tanto que a asneira não pode passar em claro. Nem tem razão para estar nervoso, ele, habituado às câmaras, nem para se ter esquecido do nome de um dos principais nomes do pelotão. Mas enfim... o que interessa é a corrida e essa só amanhã teremos na estrada.

Hoje enchi a casa de jornais. Comprei TODOS!... A BOLA só amanhã traz o destacável - uma opção arriscada (porque acaba por ser o último a apresentar o trabalho de apresentação da Volta) mas bem tomada. Será também o único que trará as informações fundamentais - como a lista dos participantes - correcta.

Hoje, apesar de ter achado "curta" - se calhar ainda sai algum destacável amanhã - a apresentação n'O JOGO, achei-a interessante. Até agora (não faço ideia de como sairá a d'A BOLA) foi a que mais informação trouxe, pena é que aqueles quadros das equipas seja quase ilegível. Eu tive de usar uma lupa! E a solução gráfica acabou por não ajudar nada.

Nos generalistas - Correio, JN, Diário de Notícias e 24 Horas - nada de novo. A mesma apreciação "chapa 4" - como costumamos chamar-lhe - as mesmas palavras, os mesmos candidatos....

A propósito de candidatos, é sempre com enorme atenção que vejo o que cada um pensa. E reconheço que é difícil fugir à... banalidade. São os mesmos de sempre.

Atento, sempre, ao que se foi passando ao longo da temporada, juntando-lhe o que tenho como mais valia por mim, que é o facto de conhecer muito bem o pelotão, e olhando o traçado da Volta, sem fugir nem um milímetro ao que escrevi na primeira vez que me referi, aqui, à Volta, acho que à maioria escapa aquele que é... o MEU candidato.

Repito, tendo em consideração o traçado da Volta, acho que na lista uniformizada, que todos apresentam, está a faltar um nome. Claro que, se eu fosse bom a acertar já tinha ganho o Euromilhões...

Mas para que depois não digam que apenas me "colei" à solução após resolvido o problema, sem dizer qual é ele, o MEU candidato, deixo uma pista... que é quase um enigma.

Para mim, por TODAS as razões (depois explico) um dos mais fortes candidatos ao triunfo final na Volta é... é... não posso dizer. Mas eis a pista: TSRBRNCNH.

Só faltam as vogais. Depois, no dia 15 ao fim da tarde, voltaremos a este... enigma. Até pode ser que eu acerte!

Sem comentários: