domingo, agosto 13, 2006

199.ª etapa



PORQUE É QUE ESTA VOLTA ME FAZ LEMBRAR O "JOGO DAS CADEIRAS"?


E esta Volta não pára de nos surpreender. Sempre pela positiva, o que se saúda. Ao oitavo dia… oitavo vencedor de etapa e, tal como aconteceu até aqui, com um novo líder. Pois é… o tal Pfannberger de quem ninguém tem a real noção do valor… Mas, mantendo-se a tendência, marcante, até aqui, o mais certo é ainda nos falte descobrir mais dois vencedores de etapas e… mais dois líderes diferentes, o que deixaria de fora destas “contas”, que há oito dias pareceriam surrealistas, todos os que já ganharam etapas e andaram um dia de amarelo. A ver vamos o que nos trazem estes dois dias finais.


Tenho seguido esta Volta como simples espectador. Atento, é verdade, mas só nessa condição o que me livra de ter de explicar aos leitores que não assistiram à tirada o que nela se passou. É que está, a cada dia que passa, mais difícil “ler” a corrida. Interpretá-la e contá-la.

Como é que, quando tudo está ainda indefinido, acontece uma fuga onde vão seis ou sete dos corredores do
top-10 e o camisola amarela fica no pelotão? Porque é que a equipa do líder mete dois homens na fuga, em vez de optar por manter os seus corredores mais consistentes no grande grupo de forma a ajudar o (apesar de tudo) inexperiente João Cabreira? Porque é que a LA deixa no pelotão o seu corredor melhor classificado, que estava a menos de 50 segundos da liderança, e mete na fuga o Cândido que estava a mais de 2 minutos e quando no grupo iam três corredores melhor posicionados do que ele na geral individual? Porque é que a DUJA-Tavira (com três!!! homens na fuga) “tirou” tanto? (Já agora, e porque esta expressão do “tirar” é muitas vezes empregue nos comentários da TV, pelo menos pelo Marco Chagas, e para quem está menos familiarizado com o jargão do ciclismo, “tirar” é a expressão espanhola para… puxar. No sentido de comandar, impondo o ritmo, seja no pelotão, seja numa fuga.)

Como vêem, são tantas as perguntas para as quais não encontro resposta convincente que… ainda bem que não tenho de explicar a etapa no jornal.

A única coisa que
“bateu certinho” na etapa de hoje foi mesmo o facto de o austríaco Christian Pfannberger não ter perdido a oportunidade de ir na fuga e depois se ter mantido bem quietinho, ciente de que, chegando o grupo na frente da corrida a camisola amarela seria dele.

Mas se a corrida, ela própria, me proporcionou tantas interrogações, eu ainda consigo encontrar mais algumas. Se a intenção do Cândido Barbosa era mesmo atacar o primeiro lugar, porque é que não se fez acompanhar de mais um ou dois companheiros de equipa? Mantém a confiança com que começou a Volta e conta amanhã dar o
“golpe” final, sendo que hoje “fez descansar” os seus peões de brega? Pode ser.
E porque é que no grupo ninguém perseguiu o David Blanco, 10.º à partida, mas já não foram tão complacentes em relação ao Claus Möller, bem mais atrasado?

É. Estas
“confusões”, que não é habitual acontecerem, são o que estão a fazer da corrida qualquer coisa de inesperadamente bonito. Normalmente, há uma equipa que impõe o seu domínio, coloca um homem na frente e, a acontecerem mexidas, em termos de tempo, são quase sempre no sentido de o líder ser cada vez mais líder à medida que se aproxima o fim. Este ano não. Todos os dias as coisas se complicam, no que à classificação geral diz respeito, há mexidas relevantes no final de cada etapa, houve líderes que ninguém pensava pudessem chegar ao primeiro lugar e essa “anormalidade” que é o facto de em 8 etapas terem existido outros tantos ganhadores.

Entretanto, para quem ainda duvidava, ficou demonstrado que Manuel Zeferino teve sempre razão ao não querer
“destapar” a equipa antes da hora. No único dia – até agora, é bom de ver – que teve a camisola amarela, e depois daquela estranha opção de por o Danail Petrov e o Bruno Pires na fuga, cá atrás só Pedro Cardoso conseguiu dar alguma ajuda ao seu jovem companheiro que levava a camisola amarela. Pelo menos na altura mais difícil, que foi quando foi necessário acelerar de forma a recortar a vantagem dos fugitivos. Mesmo assim, o Pedro Cardoso teve que descair de uma posição intermédia onde seguia para recolar ao pelotão, pois tanto Bruno Castanheira como Pedro Andrade já tinham dado o que tinham para dar e os três mais jovens da equipa foram os três últimos na etapa com Bruno Lima a chegar mais de 40 minutos atrasado e, por isso, foi eliminado.

Mas aquela do Cândido ter ido sozinho – com um pormenor curioso, não sei se repararam – de ter
“levado consigo” o seu primeiro carro, quando, normalmente, são os segundos carros que avançam para as fugas para que o técnico principal fique para tomar as decisões nos momentos mais “quentes” da corrida. Se dúvidas houvesse, creio ter ficado perfeitamente claro que nesta LA é o Cândido e… mais oito. Mas o Cândido só recuperou 44 segundos em relação ao primeiro lugar, continuando a ter cinco corredores à sua frente na geral.

De qualquer modo, embora de uma forma
“menos visível”, a verdade não escamoteável é que o Cândido Barbosa é o único corredor deste pelotão que chegou TODOS OS DIAS nos dez da frente, para ser mais preciso, a pior posição do corredor da LA numa chegada é o 9.º lugar na Senhora da Graça. Claro que não contabilizo aqui a desqualificação na chegada a Lisboa. Foi uma penalização técnica mas, a verdade é que o Cândido até foi o primeiro a cortar a meta. Depois é que foi desqualificado. Ainda assim, nesse dia não perdeu tempo para o primeiro. Uma corrida à altura daquilo que dele se esperava. O que não se esperava de todo era uma corrida destas…

Falta só deixar aqui uma palavrinha para o vencedor da etapa, o galego David Blanco, corredor que já fez cinco ou seis Voltas a Portugal, a maior parte delas em equipas portuguesas sendo, por isso, um perfeito conhecedor das nossas estradas. É o tal homem que chegou a deixar o ciclismo para ser corrector da Bolsa, e que, depois de regressar à estrada, ainda “geria” os investimentos de alguns colegas do pelotão. Apenas uma curiosidade, que tipifica o vencedor desta 8.ª etapa da Volta a Portugal que, em boa hora, recuperou a chegada, sempre difícil, à cidade mais alta de Portugal.

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