terça-feira, agosto 15, 2006

204.ª etapa




PRATA FOI HÁ DOIS ANOS


15 de Agosto de 2004, cerca das 5 e meia da tarde. Sentados nos seus sofás, milhares de portugueses, fãs do ciclismo, emocionámo-nos com o que vimos através da televisão. No segundo degrau do pódio, de medalha de prata ao pescoço estava Sérgio Paulinho que minutos antes se sagrara vice-campeão Olímpico de ciclismo, em estrada, prova de fundo, só batido pelo então consagradíssimo italiano Paolo Bettini.

O nosso sonho começara pouco depois da entrada na última volta quando Bettini atacou no grupo da frente e só Sérgio Paulinho o seguiu. Havia que vencer ainda a difícil subida que marcava o percurso e, por momentos, Paulinho desapareceu das imagens. «Já foi bom ter aparecido assim na frente», pensámos muitos de nós, mas no tempo que levou termos este pensamento, o Sérgio recolava à roda do italiano. E não se limitou a segui-lo. Revezaram-se na frente, dividindo esforços, até poucas centenas de metros do risco final. Axel Merckx vinha na terceira posição mas já sem hipóteses de chegar aos dois corredores da frente. Apesar de ciente da força do adversário, Sérgio Paulinho portou-se com galhardia e foi ele quem lançou o ataque à meta. Bettini bateu-o com relativa facilidade, mas a medalha de prata era do português.

Faz hoje dois anos. Parece que já foi há tanto tempo… Para que não esqueçamos esse momento, dos maiores do ciclismo luso, aqui fica a recordação.

Sem comentários: