terça-feira, agosto 08, 2006

192.ª etapa



SÃO DE... "ALUMÍNIO", AS VOLTAS PAD?



... nas últimas 5 edições da Volta - ao fim e ao cabo, aquelas organizadas pela PAD - o corredor com mais vitórias em etapas é... Cândido Barbosa, com 11 triunfos (em 62 etapas, quase 20%)?

... quem mais se aproxima, Angel Edo (Maia) e Claus Möller (3xMaia e 1xBarbot), mesmo juntos - 4 vitórias cada - somam 3 triunfos menos que o corredor de Rebordosa?

... se falarmos das equipas às quais pertencem/pertenceram os vencedore de etapas nestes seis (já contando com este) anos, a LA Alumínios leva 18 vitórias em etapas contra 11 da Maia e 6 da Kelme?

... que Viseu (que em 2007 será final da Volta) passou para segundo lugar na tabela de localidades que receberam partidas e/ou chegadas de etapas nas Voltas/PAD (desde 2001), com 4 chegadas e 4 partidas? Fafe manter-se-á como a mais "voltista" das localidades portuguesas pois já conta com 10 recpeções ao pelotão e ainda falta contabilizar a chegada de 5.ª feira.

... amanhã teremos a primeira chegada em alto desta edição da Volta, a 16.ª nas seis voltas (contando com esta) organizadas pela PAD e que só David Arroyo (LA Alumínios) logrou repetir vitórias em alto? Foram ambas em 2004 e o espanhol, que agora corre na Caisse d'Épargne, conseguiu algo inédito até hoje, que foi o facto de ter ganho no alto da Senhora da Graça e na Torre na mesma edição da Volta?

5 comentários:

Antonio Dias disse...

Manuel,

Já agora gostava que comentasses aqui uma notícia d'A Bola de ontem, em que se avança que a Volta'2007 terá um prólogo e dez etapas. Se não me engano, a última vez que tivémos um prólogo na Volta foi em 1996, em Mirandela, no sistema de C/R por equipas, ainda que os tempos não contassem para a geral. Ainda me lembro: vitória da Saeco-Levira, que então trazia o todo-poderoso Massimiliano Lelli; e queda aparatosa dos homens do Maia no últimos metros...

Por outro lado, ainda no mesmo artigo, escrevia-se que o GP da Costa Azul desaparece (pelo menos do calendário internacional)... Uma má notícia, e digo isto porque a prova tinha já granjeado a confiança de bastantes equipas ProTour, que escolhiam Portugal como ponto de preparação para a época.

mzmadeira disse...

É verdade, António. Nessa altura era normal a Volta arrancar com um prólogo. Fiz a Volta pela 1.ª vez em 1991, teve prólogo em Loulé, como aconteceria depois em 93 e em 94; em 92 o prólogo foi em Aveiro e em 95 em Lisboa. O último foi mesmo em 1996, em Mirandela.

Quanto à notícia a que te referes, os mais atentos tê-la-ão lido já há cerca de três meses, n'A BOLA e também aqui no VeloLuso.
É mais um dia de prova, o que é sempre bom, mas que os portugueses se fiquem conscientes de uma coisa, não é previsível que a Volta... volte a ser aumentada em número de dias e, ainda assim, já somos a 4.ª maior (pelo menos em número de dias) corrida do calendário global. ProTour incluído.

Em relação ao GP Costa Azul também fiquei surpreendido. O que acontece é que Portugal tem, no calendário UCI, lugar para sete corridas internacionais, sendo que a PAD assume a realização de 4, a Volta e mais três. Como a UCI exige, no seu regulamento, que as provas inscritas no calendário tenham uma denominação, no primeiro ano, e porque a PAD não tinha nada garantido, inscreveu essas duas corridas como Grande Prémio Internacional PAD.1 e PAD.2 - não sei se reparaste nisso no calendário internacional - e depois partiu para a angariação de patrocinadores. A PAD.1 já foi GP Telecom, GP Rota do Marquês... e nos últimos anos era GP Costa Azul, recuperando um patrocínio e a denominação de uma corrida que já se realizara alguns anos antes. As duas primeiras acabaram por dar lugar ao GP Mistubishi/MR Cortez, até que o patrocinador se "mudou" para o GP Int. de Torres Vedras/Troféu Joaquim Agostinho.

Olha!!! Neste momento a transmissão da Volta foi suspensa na RTP porque as autoridades que controlam o movimento aéreo mandaram recolher o avião que servia de repetidor do sinal enviado pelas moto-reportagem. Só em Portugal!!!!

Voltando ao que estávamos a falar... entretanto surge a Volta ao Distrito de Santarém que ocupou o lugar do Mitsubishi e este ano tivemos o GP Rota dos Móveis... não sei se foi este patrocinador que optou por internacionalizar a corrida, e paga mais que a Região de Turismo da Costa Azul, ou foi esta que decidiu deixar de patrocinar a corrida. Pois não sei.

Entretanto, e fazendo disto um "directo", foi retomada a transmissão na RTP. Parece que prevaleceu o bom senso. Que terá aconteciso? Não sei... Apenas um mau entendido ou alguém se esqueceu de avisar a ANA de que, nas proximidades da aproximação do tráfego comercial ao Aeroporto de Pedras Rubras, ia estar durante algumas horas um avião a mais?

Jorge-Vieira disse...

Caro amigo Madeira:

Hoje foi a minha vez de fazer uma visitinha ao peltão da Volta e rever alguns amigos, entre eles corredores e DD, isto na zona de partida, porque fica muito pertinho de onde moro.
Não vim aqui para comentar o desenrolar da etapa, isso deixo para o meu amigo Madeira, dado que o faz na perfeição.
Vim aqui apenas comentar o trajecto desta etapa.
Esta etapa para quem não conhece, só pelo grafico é uma etapa demolidora, um autentico "rompe pernas", eu conheço grande parte do percurso da etapa que se fez hoje, pois passo imensas vezes nos treininhos de fim de semana por aquelas estradas, e para os mais distraidos, esta é uma etapa que pouco ou quase nenhum descanso tem, e algumas subidas são curtas, muitas vezes sem expressão considerável, mas já com uma percentagem de inclinação que faz sofrer.
Para mim a surpresa foi mesmo a ultima subida, não conhecia, fiquei a conhecer pela televisão, e por aquilo que vi, é um autentico inferno em 1600m... quando vi o grafico pensei que o mesmo estivesse exagerado, mas tal não aconteceu, e o esforço dos ciclistas foi bem visível, muitos iam com as desmultplicações mais leves que tinham!!!

Mudando de assunto, e passando para o avião da RTP, eu ainda hoje não consigo entender coimo é que uma prova desta natureza permite que estas coisas aconteçam... não há renponsáveis???? As coisas não são previstas com antecedencia?? Não é suposto existir um acordo entre todos (aeroporto/RTP) para evitar isto????
Mas para quem está um pouco mais esquecido, relembro que no ano passado tivemos a mesma história na etapa rainha, a etapa da Sr. da Graça, pelo que a RTPN era para começar a transmitir cerca de 1H30 mais cedo... e isso foi-se, por causa do controlo aereo.....

Voltando aqui novamente ao assunto das transmissões que abordei aqui há uns dias atrás, e citando aqui uma ideia do amigo Madeira, seria bom elaborar um mail/carta, ou até abrir um topico de discussão e comunicar o mesmo à Direcção de Programas da RTP, dado que nós publico é que perdemos, e não queremos que o ciclismo tenha um tratamento de segunda, pelo menos quantos aos resumos, dado que muita gente trabalha e à noite nem um resumo tem em condições sobre a nossa Volta a Portugal.... e isso era para ser mostrado no principal canal, e não pedimos coisas como na Volta a França, bastava apenas 25 a 30 minutos.
Sabemos de antemão que isso pouco ou nada poderá afectar quem manda e decide estas coisas na RTP, mas se não existirem protestos, pouco ou nada se faz, por isso isto pode ser um principio dos aficionados da modalidade.
Quero também aqui salientar aquilo que o Paulao disse sobre a realização, não existe duvidas que de ano para ano tem vindo a melhorar e este ano nota-se, quanto a isso a RTP está de parabéns.
Amigo Madeira deixo-lhe aqui um abraço,


Jorge vieira

mzmadeira disse...

Caro Jorge Vieira,

na RTPn, o resumo é de 25 minutos... o normal num resumo, creio eu. O da RTP1 é que é demasiado curto. E diria, sem grande receio de estar enganado, que estão é trocados. Isto é... se ainda nem TODOS os portugueses têm acesso à rede-cabo... o resumo maior devia passar na RTP1.

Quem não pode ver a etapa porque está a trabalhar (ou de férias, porque todos as merecem) e depois não é servido - porque é mais do que NÃO TER, já que há zonas do País que não têm a opção de escolher ou não - mereciam que a RTP desse o resumo... menos resumido, no canal principal, a que todos têm acesso.

Em relação à etapa de hoje, lembrovos que logo quando aqui deixei a apresentação da Volta escrevi que esta era a mais importante etapa da primeira parte da corrida. E escrevi que eram só 1600 metros, mas um um pendente MÉDIO de 8%, o que pressupõe partes bem mais difíceis.

É o "Cabeço do Mouro" de Felgueiras e a subida de Portalegre conheço eu bem.

Jorge-Vieira disse...

Viva amigo Madeira:

Para finalizar de vez este assunto da RTP, ou então deixa-lo para ser debatido depois da Volta a Portugal, ontem dei-me ao trabalho de contabilizar os minutos do resumo da noite.
Asim sendo o programa teve cerca de 8 minutos de duração, desses 8 minutos, cerca de 1m50s foi gasto para resumir uma etapa de 150Kms!!!!! Cerca de 4 minutos foram gastos em quadros de classificações e podiuns, e o restantante foi gasto numa reportagem sobre os massagistas e preparativos que os mesmo fazem para as etapas.

Moral da história, não entendo como se consegue resumir uma etapa em menos de 2 minutos.... não entendo como não aparece na programação da RTP o programa de resumo sobre a Volta a Portugal.
Não entendo também como passa o diario da volta na RTPN com um resumo consistente para a prova que é, em horarios que as pessoas ainda estão a regressar a suas casas....

Não quero com isto dizer que sou afectado, até não sou, porque trenho a RTPN, mas penso na modalidade em si, e no pouco destaque que a televisão oficial dá à mesma, pelo menos no seu principal canal, e quando relega coisas importantes para canais que não estão ao acesso da população em geral.
Um abraço,

Jorge vieira