segunda-feira, agosto 07, 2006

188.ª etapa



ESTÃO LÁ E MERECEM TODO O RESPEITO



A etapa de hoje não tem muito que contar. As fugas, normais e habituais, o reagrupamento e o lançamento do sprint final para a vitória de... Martin Garrido. O triunfo ao qual era apenas candidato, na véspera, foi hoje alcançado com toda a justiça.
Mas a DUJA-Tavira soube merecê-lo. Curiosa foi a expressão de Vidal Fitas, o técnico tavirense, e muito bem aproveitada pel'O JOGO, em relação à tirada de ontem: «Perdemos a etapa duas vezes». Parece algo impossível de acontecer, mas é verdade. O Tavira, ontem, perdeu a hipótese de ganhar com Luís Bartolomeu, apanhado a 400 metros da chegada, e depois... bem, não podemos ter como "certa" a vitória de Martin Garrido em Lisboa, mas também não podemos garantir o contrário.

Mas hoje o argentino fez valer a sua força, no sprint final e bateu claramente Cândido Barbosa. Este, tal como se esperava - ele não gosta de perder nem a feijões (e isso é bom) - não deixou de lutar pela vitória por forma a mostrar, "Urbi et Orbi", que ganhará sempre que puder. Não precisava era de desculpar-se com "azares", como o de o seu lançador ter tido um problema, quando os rivais... nem lançadores têm...
Mas pronto, o Cândido é assim.

Vitória na etapa para a DUJA-Tavira e, no mesmo dia, a liderança do Prémio da Montanha para a Imoholding-Loulé, com Joaquim Gregório. Duas equipas - as duas equipas - algarvias em destaque, duas equipas pequenas a mostrarem que também estão na Volta. E estão muito bem. Como todas as outras.

Impossível de ignorar é o facto de, à excepção de Cândido Barbosa - parece que está a discutir uma corrida de... seis dias (aqueles que vão até ao descanso) - todos os outros potenciais candidatos têm estado... escondidos.
Será que estão acomodados na tal "almofada" que o facto de as respectivas equipas já terem resultados para mostrar lhes proporciona? Isso quereria dizer que a LA Alumínios-Liberty está a querer fazer na Volta aquilo que não foi capaz de fazer ao longo da temporada.
Até aqui.

Sem comentários: