terça-feira, agosto 15, 2006

203.ª etapa



FC PORTO JUNTA-SE AO BENFICA NO PELOTÃO


E pronto, estou neste momento em condições de divulgar a concretização do regresso do FC Porto ao pelotão nacional, juntando-se assim ao Benfica. A notícia sai na edição de hoje de A BOLA depois de devidamente autenticada.

É um regresso que daqui saúdo.

A nova formação será dirigida pelo Manuel Zeferino, com o seu velho e querido mestre, Emídio Pinto, integrado na estrutura dirigente, uma dupla que torna a reunir-se depois de o segundo ter orientado o primeiro naquela que seria a única vitória na Volta a Portugal do ainda técnico da Maia. Isto em 1981.

Pela parte da Madeinox, a aproximação ao projecto – que foi mantido no mais completo segredo por parte do clube das Antas – resultou do desentendimento entre o patrão da empresa e o CR Canelas, que acolhia a equipa, mas há muito também que eu tinha indicações de que a Milaneza seria parceira dos “dragões” neste regresso à estrada.

Recordo aqui o que escrevi no passado dia 27 de Maio, na 96.ª etapa
:

(…) a intenção de João Lagos, de forma a fazer aumentar o número de adeptos nas provas de ciclismo, era a de ter, já em 2007, Benfica, Sporting e FC Porto na estrada. O Sporting terá recusado a ideia e, quanto ao FC Porto... Lagos já terá chegado atrasado (…/…) os "dragões" já têm negociações bastante avançadas com um patrocinador (…/…) Eu acrescento que a marca em causa já patrocinou, há alguns anos, uma equipa sedeada em Setúbal e mais não digo porque a isso não estou autorizado (…)

Se tivesse escrito que essa marca patrocina ainda uma equipa sedeada… na Maia, estava claramente a dizer qual era, mas lembrar-se-ão, concerteza, que a Milaneza aparece pela primeira vez no ciclismo co-patrocinando a… Troiamarisco, de Setúbal!

2 comentários:

Antonio Dias disse...

Vou-me colocar no papel de advogado do diabo, Manuel, para te lançar uma questão: como é que as duas marcas "Milaneza" e "Madeinox" encaixam na instituição FC Porto. Ou refazendo a pergunta, será que o nome FC Porto não ofusca as duas marcas? Vais-me dizer que é óbvio, tal como aconteceu com o Benfica. Mas, a minha questão vai no sentido de saber se essas duas marcas vão ou não lograr uma associação e identificação da "marca" FC Porto com as suas marcas.

mzmadeira disse...

Não vejo nada de impeditivo na associação de marcas ao nome de um clube grande.

Quanto à convivência das duas marcas, é normalíssimo. Está perfeitamente regulamentada, o patrocinador que seja o maior investidor tem direito a ser o primeiro, no nome da equipa, e ao espaço nobre nos equipamentos.

Em relação a um eventual "empalidecimento" dos seus nomes, "ofuscado" pela "marca" FC Porto - ou Benfica - isso apenas poderá acontecer nas crónicas dos jornais ou nos apontamentos radiofónicos, mas também não é daí que os investidores esperam maior retorno. As fotos, no jornais e, principalmente, as imagens televisivas encarregar-se-ão de fazer passar a publicidade.
Esse "risco", podem os patrocinadores minimizar, por exemplo, com o merchandising. Ao quererem ter uma camisola ou um equipamento do seu clube do coração, as pessoas "levarão" a publicidade junta.