sexta-feira, agosto 04, 2006

182.ª etapa



FAFE, É A RAÍNHA DO CICLISMO?



Somando todas as corridas que este ano já se realizaram em Portugal, o pelotão visitou - enquanto local de partida e/ou chegada, 81 localidades. Nada mau. Um campeonato de futebol, da I Liga, tem 34 jornadas, por isso, os três grandes - que são as equipas que o povo gosta - não visitam mais do que 15, o FC Porto, e 14 Benfica e Sporting.

Mas, para quem se tiver dado ao trabalho de contabilizar isto, uma coisa salta à evidência: a cidade de FAFE foi aquela que mais vezes abriu os braços ao ciclismo, tendo acolhido três partidas e outras tantas chegadas. SEIS vezes os fafenses puderam apreciar de perto o grande pelotão.

Mas eu tenho mesmo o gosto pelos números. Reparem nesta que, acredito - modéstia à parte - muito poucos terão consciência: nos últimos 5 anos (este ainda de fora), nas Voltas organizadas pela PAD, só uma cidade recebeu sempre, e em "dose dupla", a caravana. Exactamente, a cidade de FAFE.

De 2001 até 2005 SEMPRE a Volta teve uma chegada e uma partida desta cidade que, assim, faz o pleno. Por acaso, este ano só com uma chegada "estraga" as contas... mas uma coisa ninguém pode negar, se tivessemos que "eleger" a localidade RAÍNHA DO CICLISMO, o título estava entrege. A FAFE, pois claro!

Já agora, este ano, Santa Maria da Feira aparece em 2.º lugar, com duas partidas e três chegadas, e Castelo de Vide e Póvoa e Meadas, no Alentejo (graças aos Campeonatos Nacionais) mais a Póvoa de Lanhoso (outra vez no Minho, tal como Fafe), ocupam o 2.º lugar (contas só até à Volta), com duas partidas e duas chegadas.

Era interessante (talvez o faça) publicar o "ranking" das localidades mais amigas do ciclismo...

2 comentários:

Antonio Dias disse...

Manuel,

Era algo que estávamos a tentar fazer no Cyclolusitano, construindo uma base de dados que geraria vários dados estatísticos bem interessantes, mas que por agora deixámos parado. Oxalá voltemos a ter tempo para realizar este pequeno projecto. De qualquer forma, louvo a tua paciência para registar tais dados.

mzmadeira disse...

Pois, o problema é mesmo o tempo, mas é o que eu tenho agora de mais... ultrapassada esta fase, acaba-se o tempo para estas coisas!