[Acordo Ortográfico] # SOU FRONTALMENTE CONTRA! (como dizia uma das mais emblemáticas actrizes portuguesas, já com 73 anos, "quem não sabe escrever Português... aprenda!») PORTUGUÊS DE PORTUGAL! NÃO ESCREVEREI, NUNCA, NUNCA, DE OUTRA FORMA!
sexta-feira, agosto 04, 2006
182.ª etapa
FAFE, É A RAÍNHA DO CICLISMO?
Somando todas as corridas que este ano já se realizaram em Portugal, o pelotão visitou - enquanto local de partida e/ou chegada, 81 localidades. Nada mau. Um campeonato de futebol, da I Liga, tem 34 jornadas, por isso, os três grandes - que são as equipas que o povo gosta - não visitam mais do que 15, o FC Porto, e 14 Benfica e Sporting.
Mas, para quem se tiver dado ao trabalho de contabilizar isto, uma coisa salta à evidência: a cidade de FAFE foi aquela que mais vezes abriu os braços ao ciclismo, tendo acolhido três partidas e outras tantas chegadas. SEIS vezes os fafenses puderam apreciar de perto o grande pelotão.
Mas eu tenho mesmo o gosto pelos números. Reparem nesta que, acredito - modéstia à parte - muito poucos terão consciência: nos últimos 5 anos (este ainda de fora), nas Voltas organizadas pela PAD, só uma cidade recebeu sempre, e em "dose dupla", a caravana. Exactamente, a cidade de FAFE.
De 2001 até 2005 SEMPRE a Volta teve uma chegada e uma partida desta cidade que, assim, faz o pleno. Por acaso, este ano só com uma chegada "estraga" as contas... mas uma coisa ninguém pode negar, se tivessemos que "eleger" a localidade RAÍNHA DO CICLISMO, o título estava entrege. A FAFE, pois claro!
Já agora, este ano, Santa Maria da Feira aparece em 2.º lugar, com duas partidas e três chegadas, e Castelo de Vide e Póvoa e Meadas, no Alentejo (graças aos Campeonatos Nacionais) mais a Póvoa de Lanhoso (outra vez no Minho, tal como Fafe), ocupam o 2.º lugar (contas só até à Volta), com duas partidas e duas chegadas.
Era interessante (talvez o faça) publicar o "ranking" das localidades mais amigas do ciclismo...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Manuel,
Era algo que estávamos a tentar fazer no Cyclolusitano, construindo uma base de dados que geraria vários dados estatísticos bem interessantes, mas que por agora deixámos parado. Oxalá voltemos a ter tempo para realizar este pequeno projecto. De qualquer forma, louvo a tua paciência para registar tais dados.
Pois, o problema é mesmo o tempo, mas é o que eu tenho agora de mais... ultrapassada esta fase, acaba-se o tempo para estas coisas!
Enviar um comentário