segunda-feira, agosto 07, 2006

189.ª etapa




OLH'Á ROTUNDA!



Curiosamente, ontem tivemos hipóteses de ver na televisão, já na parte final da etapa, que um corredor da Imoholding-Loulé - no caso, o espanhol Alejandro Marque - a dada altura cumpiu à risca o código da estrada e contornou uma alongada rotunda, ao contrário do que fizera antes Luís Bartolomeu e viria a fazer, depois, o pelotão.

As corridas de ciclismo NUNCA atropelam o código da estrada. Mesmo quando, e isso acontece algumas vezes, rolam em contra-mão por vias de sentido único. Ou não contornam uma rotunda, seguindo sempre pela esquerda.

Como todos sabem, o código da estrada contempla a possibilidade de, tanto os sinais luminosos como os fixos, verticais ou horizontais, poderem ser "anulados" por um agente de trânsito. As indicações humanas - dadas, claro, por agentes da autoridade competente - sobrepõem-se às demais. Por isso todo o espaço entre o primeiro agente do destacamento da Brigada de Trânsito da GNR que acompanha a corrida, até ao último é considerado... neutralizado no que respeita ao código da estrada. Por isso os corredores e, principalmente, as motos que acompanham a corrida, rolam muitas vezes à esquerda da estrada. Sem que daí venham problemas legais.

Mas porquê este palavreado todo?, perguntar-se-ão os meus fiéis leitores.

Porque, sempre que isso facilite a trajectória do pelotão (mas lá está, toda a caravana está dentro do tal troço neutralizado em termos de código da estrada) e, principalmente, sempre que a situação sirva para evitar problemas mais bicudos à caravana... fazem-se, por exemplo, rotundas pela esquerda.

Mas está SEMPRE alguém com uma bandeirinha amarela a assinalar a existência da rotunda e, ou a "abana" para uns dos lados, se fôr por esse que a caravana vai ter de passar, ou para os dois, acima da cabeça do indivíduo que a segura, se a ambas as opções forem permitidas. E quantas vezes não vimos já espectaculares imagens de um pelotão "rachado" a meio para voltar a reunir-se algumas dezenas de metros mais à frente, contornando, por ambos os lados, uma rotunda?
NÃO pode acontecer é que NÃO ESTEJA LÁ NINGUÉM, que a caravana passe pelo lado mais à mão mas que, depois, haja corredores aos quais se depara um separador físico que os impede de se juntar aos demais. Aconteceu hoje.

Curiosamente, as imagens da televisão deixaram-me em suspenso até agora. Vi vários (muitos) corredores a "falharem" - não cabiam lá todos - a entrada na faixa de rodagem certa; depois vi alguns (ainda uns quantos) a subir o lancil e a atravessar a zona de relva para, descendo o lancil do outro lado, se reagruparem ao pelotão, e ainda vi pelo menos um (da Maia-Milaneza) a rolar sozinho... em sentido contrário, apesar de precedido por algumas motos. Depois mais nada até... ver trânsito a vir de frente, em relação à corrida, por essa mesma via onde instantes antes seguiam motos e corredor da Maia. Deduzo - e espero-o sinceramente - que nada aconteceu. Esse corredor terá "saltado" a divisória mais à frente (porque a maioria aproveitou uma abertura no separador, algumas dezenas de metros antes, e ele não. Continuou... em contramão!!!)

Neste caso concreto, teria sido aconselhável a indicação de que a rotunda seria para contornar pela direita.

3 comentários:

Jorge-Vieira disse...

Viva amigo Madeira:

Estive a ler as suas etapas desde que começou a nossa Volta a Portugal, e desde já, para quem não viu via televisão, tem aqui um excelente meio de as acompanhar... e ao pormenor.
Vim aqui, e depois de ler esta sua ultima etapa, a 187ª, em que retrata um pouco daquilo que é "mau" na organização da Volta, e desde já concordo consigo... aquela coisa(homem/mulher?)com um chapeu de fita amarela num podium???? Não lembra a ninguém, mas estamos em Portugal e cá qualquer um é VIP... basta aparecer na televisão, por isso não se admire muito se um dia vir o "Emplastro" (aquele sujeito do Porto que anda sempre atrás de uma camera de televisão) num podium....

Mas já que estamos a falar de coisas menos boas na organização, eu vou contribuir para mais uma, desta vez com nossa televisão publica, a RTP.
Comprei o jornal "A Bola" de sabado passado, li e reli o suplemento detalhado sobre a Volta a Portugal, e deparo-me com uma noticia no minimo estranha, a qual vou colocar aqui o titulo:
"Essas mulheres mudam a Volta", depois de ler o artigo em causa, vejo que a RTP obrigou a Volta a Portugal a ter horarios menos dignos para os atletas de alta competição, dado que estamos no mês de maior calor em Portugal, porque tem medo de perder uma determinada audiencia por motivos de uma telenovela.
Mais "chocado" ainda fiquei quando dizem que as grandes competições internacionais os atletas cumprem o mesmo tipo de horarios, ora, fazendo bem as contas, quando em Espanha, França, Italia, são 17H, cá são 16H, por isso se a gente fosse seguir o hoarario dessas comeptições, teriamos no minimo de ter as etapas a acabar ainda uma hora mais tarde, assim digamos que ficariamos identicos.
Relembro também que geralmente esses horario são efectuados em etapas de alta montanha, muitas em que os corredores andam 6 a 7 horas em cima de uma bicicleta, e aqui não, estamos a fazer isso em etapas completamente ou quase planas, e que duram cerca de 4 horas.
Não me recordo de os atletas sairem, nas grandes competições, para o inicio das etapas ás 13H ou 13H30, como acontece amanhã, porque um canal de televisão "mandou" que assim fosse, que me recorde nas grandes competições os atletas saem por volta das 11H e nas etapas de alta montanha até chegam a sair por volta das 10H30.
Se a RTP, não quer perder as suas audiencias, que passe a Volta a Portugal para o canal 2, em que este nos traria a etapa na integra, podendo depois ou não na parte final ser também transmitida pela RTP1.
A RTP tem também a RTPN, como se sabe é um canal apenas distribuido pelas opearadoas de Televisão por Cabo, e que como todos nós sabemos, nem toda a gente é assinante desses mesmos operadores, por isso não se entende como é que um canal que não é de acesso livre dá mais importancia à Volta, do que o proprio canal principal da RTP. Se não vejamos, a RTPN dá os inicios da Volta, algumas reportagens, e ao final do dia dá-nos uma excelente reportagem (Diario da Volta), reportagem essa, que passa em formato mini, muito mini, a horas que ninguém sabe, muitas vezes metido lá no meio de uma publicidade, e com uns miseros 6 a 7 minutos.... não deve ser assim que o ciclismo vai ter mais projeção em Portugal.
Ainda no dia de hoje, começa o directo na RTP1, os dois comentadores, por sinal, dos melhores que temos em Portugal, nem se apercebem que a transmissão começou porque estavam a falar para a RTPN ou RTP Africa, e ficaram ali uns minutos perdidos e só depois recuperaram..., ontem também não se entendeu muito bem, o porque de mal a Volta ter terminado, não nos terem dado as resportagens, o podium, e os comentarios.... por causa de uma corrida de touros!!!!!
Se queremos ter o melhor, por favor senhores da RTP, transmitam tudo o que diz respeito à Volta num dos canais livres, pode ser o canal 2, e com mais tempo de directo, e a horas que dignifiquem os homens que andam em cima de uma bicicleta, que por isso não perdem audiencias, antes pelo contrario até ganham.

Amigo Madeira, um abraço, e desde já um obrigado por este espaço onde podemos desabafar, e foi aquilo que eu fiz agora.

mzmadeira disse...

Caro Jorge Vieira,

essa do "emplastro" é boa... :-)

Já agora, aproveito a sua mensagem para - porque, apesar de tudo continuo a ter acesso a informações que a maioria do público não tem - sublinhar alguns outros pontos que focou na sua mensagem.

Aquilo que A BOLA escreveu é verdade. Dona da melhor percentagem de audiência (o tal share) àquela hora, a RTP não abriu mão da telenovela. E por isso as etapas começam a passar na RTP1 um pouco mais tarde. Sou obrigado a concordar consigo de que o Canal 2 seria melhor opção, em relação à RTPn, apenas porque ainda nem toda a gente é servida pela rede cabo.
Fica a sua sugestão, à qual eu me junto. Pode ser que os responsáveis pelo canal público alterem alguma coisa no próximo ano. Isto porque ter a emissão repartida não acontece só cá. Em Espanha, por exemplo, as etapas´da Vuelta são transmitidas praticamente na íntegra, mas começam no 2.º canal para só a hora e meia, duas horas finais passarem para o canal principal.

Curiosamente, as novelas aparecem em ambas as "estórias". O ano passado a TVE tinha a concorrência de uma novela que passava num canal concorrente e que sempre manteve a maior fatia do share... Por cá, e olhando a coisa sob o aspecto estritamente comercial até se percebe porque a RTP não abriu mão da novela à hora habitual.

Porque é que foi preterido o canal 2, em relação à RTPn, isso não sei, mas creio que a decisão poderá estar ligada à mesma questão das audiências. A 2: vai ganhando os seus adeptos enquanto canal alternativo, e assim aumenta-se a audiência na "n"... mas, enquanto serviço público não se deveria esquecer que ainda há muita gente que não temn tellevisão por cabo.

Quanto à tourada de domingo - estou a referir-me MESMO à corrida de touros -, sendo uma produção da "casa" (RTP/RDP) "tinha" que ir para o ar, o que aconteceu foi apenas um pequeno desacerto horário que já não foi possível emendar quando detectado. Disse-o - creio não estar a cometer nenhuma inconfidência - o próprio Miguel Barroso junto a mim, no domingo, em Lisboa.

Já num outro aspecto tem, outra vez, o Jorge Vieira toda a razão. Hoje mesmo, há apenas alguns minutos atrás, o "diário da Volta" passou no mesmo horário nos dois canais, na RTP1 e na RTPn... sei porque vi no canal por cabo e depois, porque também queria ver o filme da noite, assim que mudei para a RTP1... estava a acabar o trabalho sobre a Volta!

Já agora, e sem querer abusar, junto a minha voz à sua.
No mínimo, porque há muita gente que não consegue ver os directos, ou porque quer guardar, em gravação, para "memória futura", acho que o diário da Volta deveria ter um horário fixo. Inamomível. De modo a que cada um programasse a gravação do mesmo.

Não tenho ilusões, ninguém da RTP lerá isto, mas pode ser que queiram juntar-se todos os interessados e enviar à RTP esta sugestão por email...

Antonio Dias disse...

Pois, eu também faço parte da legião de pessoas, que estando a trabalhar, não podem assistir à transmissão televisiva das etapas. Ora, tal como o Jorge e o Manuel referiram, faz-me imensa confusão que o "Diário da Volta" passe cada dia num horário diferente. Mais, entristece-me não haver um espaço do género "resumo alargado", no qual aqueles que não puderam assistir à etapa possam visualizar os momentos-chave da corrida. Não ambicionando pedir aquilo que o Eurosport faz no Tour (com os Highlights à noite), lembro-me que a RTPN emitia, no ano passado, um programa tipo "Diário da Volta", mas mais alargado, pelas 19h30.

Apesar de tudo, há que fazer um elogio à realização da RTP. Em relação a 2005, notei uma franca melhoria, não só pela acção dos cameramen franceses que vão nas motas, mas também pelo bom trabalho da régie, que tem sabido explorar os vários planos da corrida. Houve, na minha opinião, um salto de qualidade.

E quanto à 2:, vemos atletismo, natação, etc..., mas temos visto pouco ciclismo, nem no ano passado nos Campeonatos do Mundo a modalidade mereceu o mesmo tratamento...

E agora os jornais, excluindo os desportivos,... já viram que a Volta praticamente não existe? No DN, uma página e meia ontem, a destoar com o resto, mas se lermos o Expresso de Sábado de fio a pavio não encontramos NENHUMA referência à Volta. Fiquei incrédulo. Será que os meus olhos viram bem?