sábado, setembro 01, 2007

839.ª etapa


MAIS DO QUE UMA QUESTÃO DE UNIFORMES,
É UMA QUESTÃO DE… UNIFORMIZAÇÃO


Agora deixo-vos uma pequena grande questão que tem a ver com as representações nacionais, ao nível desportivo e em termos de Selecções.

Há uns Campeonatos do Mundo, ou Jogos Olímpicos e eu, distraído com qualquer outra coisa, que ainda não cheguei à idade de pôr uma manta sobre os joelhos e ficar toda a tarde a olhar para o rectângulozinho (cada vez mais rectângulo e a um passo de se generalizar como rectângulozão) da televisão, só levanto os olhos para ele de vez em quando.

Levanto os olhos e descubro os franceses, nas suas cores azul, vermelha e branca (sejam quais forem as nuances), os espanhóis, pelo amarelo e vermelho, os italianos pelo azul (vá lá saber-se porquê!), os alemães pelo branco, com o amarelo e preto como cores secundárias… os holandeses, definitivamente pelo laranja!

Os britânicos pelo branco, mais o azul e o vermelho, mas em proporções e disposição que os destacam dos franceses…

Os austríacos são brancos, com uns laivos de vermelho; os belgas – fora o futebol – são de um azul bebé, com o vermelho, preto e amarelo a comporem;
os polacos têm sempre camisolas brancas e calções vermelhos;
os russos agora são brancos, outra vez com o azul e o vermelho como complemento, mas distinguíveis.
Isto, seja qual for a competição.

E o que é que acontece em relação a Portugal?
No futebol temos camisolas grená e calções verdes; no atletismo… camisolas verdes e calções vermelhos: no hóquei em patins… camisolas brancas e calções azuis…

E agora no triatlo, com a entrada de um patrocinador forte, somos prata... preto (!!!) e verdes. Esta a côr do patrocinador. Para o ano, muda o patrocinador e seremos pretos e côr de cereja. Nos outros, amarelos e côr de laranja…

É uma questão de regulamentação que tem de vir de cima, do Governo.
A secretaria de Estado do Desporto tem que arranjar dez minutos para agendar a coisa e meia-hora para a justificar e defender na Assembleia da República.

As cores de Portugal são o Vermelho e o Verde
.

São pacificamente aceites quaisquer nuances. Mas, quando eu estou a ler os semanários – que me ocupam toda a tarde – e a ver uma competição internacional, gostava de levantar os olhos para a televisão e identificar os atletas portugueses.

Independentemente da competição em que estão inseridos.

Claro que sei porque é que isto acontece.
Quando falta Estado, as federações vendem – no verdadeiro sentido da palavra – as cores dos seus equipamentos ao patrocinador que der mais.

Eu, hoje, por acaso, fiquei sem fazer nada, a olhar só para a televisão durante os mundiais de triatlo. Mesmo assim… “descobria” logo as alemãs, as estadunidenses (que têm o azul como cor dominante!) e mais meia dúzia de nacionalidades. E só depois de me lembrar – vá lá, que houve jornais que publicaram as fotos a cores – que “nós” íamos de prata... preto e verde é que começava a procurar a Vanessa Fernandes no meio da molhada.

A sorte é que ele resolveu poupar-me o trabalho e, a partir do meio da prova não havia mais dúvidas.
A PORTUGUESA era a que ia na frente!
.
(Façam um exercício. Peçam a alguém que não perceba nada de Desporto e que não saiba ler para não poder perceber o FERNANDES, o POR, mesmo o nome dos dois patrocinadores e perguntem-lhe... qual é a portuguesa!)

Sem comentários: