terça-feira, setembro 25, 2007

900.ª etapa


(AINDA QUE INVOLUNTARIAMENTE)
É INJUSTO E PENALIZADOR O DISTANCIAMENTO
EM RELAÇÃO AOS JORNAIS EM PAPEL

Comecemos pelo princípio: será involuntariamente!...
É involuntariamente, porque - nomeadamente em relação ao Ciclismo - a Imprensa (não preciso repetir que Imprensa escrita é um bárbaro pleonasmo, pois não?) descurou o acompanhamento das Modalidades que não o futebol. Estou careca de tanto escrever isto.

É injusto porque, ainda assim, as NOTÍCIAS são SEMPRE dadas pelos jornais. Ainda por cima nas Modalidades (que não no futebol). Aceito, pacificamente, que na rádio haja programas nos quais se conseguem tronitantes exclusivos. Aceito porque é verdade e, não raro, levam depois os jornais atrás.
Mas nas Modalidades?
Nem programas de rádio nem sítios na Internet.
Digo-o sem corar nem desviar os olhos.

Se lêem alguma notícia de Ciclismo, por exemplo, num qualquer sítio, tipo... Infodesporto, podem crer que essa notícia foi "sacada" de um dos jornais em papel.
Não o referem... Pois não!

Mesmo afastado há quase dois anos não me esqueço que vi, nesse mesmo sítio, o do Infodesporto, notícias assinadas por mim às quais nem uma vírgula faltava.
Sem a menor referência a A BOLA, que fora quem dera a notícia.
Acontece.
Não devia acontecer... mas acontece.

E, se os jornais em papel ainda vão respeitando o trabalho dos outros, referindo que souberam aqui ou ali... nos sítios on-line são raros os exemplos disso.

Tudo isto a propósito de um post que li no Cyclolusitano.
Estou proibido de escrever, mas não me foi coertado o acesso, já o referira.

(Rui, lendo algumas das mensagens sobre alguns dos assuntos mais sérios, começo mesmo a sentir-me desafiado a sublinhar que estou proibido de escrever, quando me vejo citado no próprio Cyclolusitano!... É assim algo - mantidas as devidas proporções, que eu sei quanto valho e não valho tanto - como um sítio onde se discuta a política actual permitir que o Zé da Esquina opine a seu bel-prazer, impedindo o Pacheco Pereira de lá escrever porque invoca, para alicerçar as suas opiniões, artigos concretos da Constituição Portuguesa. Mas o sítio é teu... lá saberás o que estás a fazer.)

Voltando sete linhas atrás, alguém, que por acaso até já andou nisto da escrita e até teve oportunidade de escrever - ainda que a meias - um livro sobre uma figura do Ciclismo nacional, cita o Infodesporto. Claramente porque não compra jornais em papel.

Se vocês, os que gostam de Ciclismo, e há quem confesse que não está para sujar as mãos com a tinta deixada pelos jornais impressos, os abandonam - sim, aos jornais - com que autoridade podem depois vir reclamar pela falta de informação?

Os mesmos de sempre continuarão a pesquisar, a telefonar diariamente a técnicos e empresários e a dar notícias.
Que depois são desonestamente aproveitadas por sítios que vocês, porque não compram jornais em papel, citam.
Como se tivessem sido eles a dar a novidade.

E a bola de neve cresce.

No dia seguinte voltam a não comprar jornais.
De vez em quando esse, e outros sítios publicam notícias piratadas dos jornais, e vocês sentem que estão suficientemente informados.

Entretanto, quem, nos jornais, tem que fazer dez telefonemas para conseguir uma notícia... cada vez tem menos espaço de manobra.
As Modalidades não vendem.

Obrigado "por nada", a quem publicita os nossos vampiros.

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa noite Madeira,
Respondendo ao seu post, tem toda a razão quando afirma o quão injusto é fazerem plágio do nosso trabalho, sem sequer terem a dignidade de clarificar qual foi a fonte de informação. Esse é um mal que, infelizmente, todos nós acabamos por sofrer, mais cedo ou mais tarde.
Como qualquer jornalista, também eu tenho “sede” de informação e por isso os jornais são um bem que não dispenso. Obviamente, também eu sou leitora dos jornais desportivos da nossa praça.
Sobre a citação a que se refere (o ingresso do André Cardoso na Relax), desconhecia completamente a fonte de onde partira a informação referida pelo site infordesporto. Não é o mais correcto, bem sei, mas na altura enquanto frequentadora de fórum, e não enquanto jornalista, pus à discussão esta informação que tinha nas mãos. Se o fiz enquanto adepta da modalidade neste espaço, jamais o fiz nestes anos em que pratico jornalismo.
Sei agora que a notícia foi escrita pelo João Santos do jornal "o Jogo". Infelizmente nunca a cheguei a ver e daí ter citado, erradamente, o site.
De qualquer forma, tem razão de ser o seu reparo.