sexta-feira, setembro 14, 2007

875.ª etapa


REGULAMENTOS...
ESSA COISA DESCONHECIDA!...

Este artigo obriga-me a um preâmbulo.

Existe na rede web um sítio, português, dedicado ao Ciclismo que - e eu entendo isso - dispõe de um Fórum (significado universal = local de discussão) que os seus Administradores não conseguem, naturalmente porque não podem - não têm 24 horas sobre 24 para se dedicarem a ele - controlar.

Acontece que, façam o favor de acreditar e mim, por vezes se torna difícil manter a urbanidade num local onde todos falam e muito poucos têm razão.

Esse Fórum NUNCA foi um espaço onde se discutisse com a seriedade mínima o Ciclismo português - coisa que o sítio podia perfeitamente albergar.

E nunca o foi, nem nunca o será, porque as pessoas que para ele colaboram (?) não querem.

É um sítio onde a esmagadora maioria apenas revela em público que... nada sabe de Ciclismo. Para além de que se pratica usando uma bicicleta.
Calma!... não comecem já a atirar pedras. Deixem acabar.

A verdade é que ao mínimo desvio em relação a uma questionável linha de rumo, quem quer que pise o risco torna-se um alvo a abater.
Mesmo quem, potencialmente, podesse ser uma mais valia para o sítio. (Modéstia à parte!)

Eu sei que o meu nome gera anti-corpos.
Mas questiono-me.
Se o sítio tivesse conseguido cimentar-se num patamar (que seria elevado) no qual a grande maioria dos agentes ligados à modalidade se sentisse à vontade para lá deixar as suas opiniões, seria que iríamos assistir a um qualquer "ass hole" papaguear assininas asneiras contra... sei lá!, o presidente da FPC? O presidente da APCP?
Se estes, para sustentarem as suas mensagens recorressem aos... regulamentos?

E o sítio poderia, se fosse mais SÉRIO, contar com a participação - a cara descoberta - de muitas mais pessoas ligadas por laços muito mais fortes à modalidade.
Mas quem se atreve?
Só eu.

Por isso fui, pela segunda vez... banido!

Só acontece comigo.

E acontece comigo exactamente por isso.
Porque desde a primeira hora que lá apareci a dar a cara.
A empenhar o meu nome.

Mas a Administração do espaço acha que aquilo está melhor assim.
Entregue a apaixonados adeptos - isso eu não ponho em causa - mas perfeitamente obtusos no que respeita a forma como a modalidade é regida.

Eu, se fizesse parte de um Fórum sobre... sei lá! Horseball... copiava para um caderninho cada passagem dos regulamentos da modalidade que fossem utilizados. Porque, e antes de mais, se tinha aderido ao Fórum era porque queria aprender o que não sabia.

Ok, eu reagi mal. Mais uma vez.
Que raio de feitio!...

Não me arrependo, só tenho pena que a Administração daquele espaço me tenha negado a possibilidade de pedir desculpa a quem - feliz da vida, "banhando-se" num charco de ignorância - se está nas tintas para o que está regulamentado. Vão lá só para estarem entretidos e, de facto, não têm que aturar os meus "maus bofes".
E eu queria pedir-lhes desculpa.
Se têm o que querem, se estão satisfeitos, se do Ciclismo não lhes interessa mais nada...
Imagine-se o sítio da CP (Comboios de Portugal) - desculpem lá, eu não tenho carta não sei conduzir, não tenho carro... e ando de comboio - e alguém a atrever-se a transcrever a passagem das regras de utilização do serviço que... obriga todos os passageiros a terem, ou passe, ou bilhete válido.
E um - ou mais do que um - utilizador a cairem-me em cima. Bramindo contra essa heresia...
Mesmo que forçado, foi isso que aconteceu.

Eu tive a "pouca vergonha" de citar os regulamentos e... e abreviando, foi-me coertada a possibilidade de me explicar. De me defender...

Por isso, e só por isso - e só esta vez - eu pego numa questão, que achei tão pertinente que me dei ao trabalho de ir folhear as quase 400 páginas do RGTC da FPC para elucidar uma pessoa - das muito poucas que por lá andam - que eu sei gostar do Ciclismo.

Ok... ele poderia tê-lo feito. Não o fez e a questão ficou no ar.
Deixo aqui, documentalmente, a explicação.

Que não posso deixar "lá" porque... isso me está interdito.
===========
Mas não deixo de registar a falta de memória das pessoas.
Em 2004, quando a LA-Liberty Seguros, depois de se ter inscrito como Profissional Continental, ficando impedida de correr as provas .12 em Portugal, correu-as todas recorrendo à escapatória da... "equipa mista" na qual intregrou, à vez, UM, SÓ UM, corredor sub-23.
Das equipas de Santa Maria da Feira, Pombal e Cartaxo.
Os outros SETE eram elementos do seu plantel... CONTINENTAL PROFISSIONAL.
Ninguém se lembra disso?

6 comentários:

Paulo Sousa disse...

E por acaso não te lembras que o regulamento foi alterado este ano?

mzmadeira disse...

A gente só pode lembrar-se, ou esquecer-se do que... sabemos. Foram?

Há irregularidades? Porque se calam? Quem sabe e cala? E porquê?

Paulo Sousa disse...

Madeira,

Antes das corridas começarem, como bem sabes, há uma reunião entre o organizador, colegio de comissários e directores desportivos. Em 1º lugar o colegio de comissários não deverá autorizar eventuais irregularidades, contudo se por entura passar qualquer coisa, os Directores desportivos das outras formações deverão alertar para o facto impedindo assim que esses atletas participem.

Contudo é bem provavel que a Federação tenha autorizado a titulo excepcional a participação dos ditos atletas.

S+o quem lá está é que sabe o que se está a passar.

mzmadeira disse...

Pois!...
Os Regulamentos Particulares são uma... Lei;

Mas o RGTC é a "Constituição" e nenhuma Lei pode ir além daquilo que a Constituição permite...

Mas como ninguém se queixa, Paulo... deixemos seguir a procissão! Abraço.

Paulo Sousa disse...

As equipas mais lesadas com essa eventual situação, repito, eventual situação, serão por ventura as equipas de clube e essas obviamente que não irão reclamar pois correm o risco de não serem convidadas para o ano, convem não esquecer que quem está por trás da equipa do Benfica e da PAD é a JLS, mas isto é uma suposição, longe de mim afirmar o que quer que seja pois para afirmar alguma coisa tinha de poder provar...

Só mais um pequeno repara Madeira, o regulamento particular não se aplica nestas situações e tão pouco acredito que nela tenha alguma menção a isso.

Dou-te mais um exemplo. Na prova a contar para o trofeu RTP realizada em espinho correu o Amorim que é corredor profissional da LA/MSS (equipa continental) conjuntamente com a equipa de clube LA/Trevomar com uma autorização da FPC, autorização essa que vai contra o regulamento particular do Trofeu. Neste caso, quando o regulamento particular vai contra o rgtc aplica-se o rgtc da uvp/fpc.

mzmadeira disse...

Caro Paulo,
O VeloLuso (EU), não serve para mais do que para explicar o Ciclismo. Explicar e discutir, apresentando opções.

Por isso, se se está a atropelar o RGTC... será aqui que a denúncia será feita. Doa a quem doer.

(A mim não me pode doer mais nada!...)

Vou ler o Regulamento Particular do GP Estremadura... depois volto.