segunda-feira, setembro 10, 2007

869.ª etapa


NOVIDADES!... QUEM AS TEM NÃO AS DIZ OU…
ENTROU TUDO, DE CORPO E ALMA NO DEFESO?


Um pouco menos de um mês passado sobre o fim da 69.ª Volta a Portugal, com os tradicionais circuitos já cumpridos e quando falta apenas uma prova por etapas para que se encerre a temporada nacional, o que se sabe, em termos de transferências para a época que se segue é isto:

- O Cândido Barbosa não renovará com a Liberty Seguros;
- A formação da Charneca da Malveira (Milharado) vai contar com Isidro Nozal (Karpin-Galicia) e Manuel Cardoso (Boavista);
- Como é óbvio, a equipa do professor José Santos perde Manuel Cardoso, mas recupera para o pelotão nacional Bruno Lima, que este ano correu na espanhola Viña Magna.

Só isto!

É evidente que a mim me causa arrepios de frio saber que Cândido Barbosa está sem equipa. E não valem as tentativas de adivinhar para onde vai.
Cada um escolheu a sua.

O que tira a carapuça a quem joga com… palpites.

Vai para o Benfica?
Mas quem é que acredita nisso? Então a João Lagos Sports, primeira parceira no conjunto encarnado… pagava ao Cândido e não tentava, de imediato, recuperar dinheiro em publicidade, anunciando publicamente que passava a ter nas suas linhas o Corredor que o Povo Português mais admira?
Não. A João Lagos Sports não cometeria um erro desses.

Vai para a Maia? Então… quando a equipa precisa de um reforço no orçamento porque quer passar a Continental Profissional, quando a Câmara da Maia desinvestiu até chegar ao zero, quando a Milaneza reduziu a menos de um quarto a sua participação na equipa, repito, quando a formação maiata precisa urgentemente de mais um patrocinador forte… não usava a contratação do Cândido como trunfo?

Vai para a DUJA? Francamente... A equipa de Tavira fez um esforço enorme para contratar David Blanco que custa quase tanto como o resto do plantel. O Cândido não custaria menos que o galego…
Um investimento destes tinha que ser de imediato posto a render.

Já teria havido uma informação concreta por parte da equipa.

E a verdade é que, em pleno Setembro, quando já não há impedimentos legais em se assumirem transferências… estariam aquelas equipas à espera de quê?

De entre as possibilidades de que eu já aqui falei, no VeloLuso, só uma equipa teria razões para adiar essa informação. Porque ainda está em competição, e não é uma competição qualquer… é a Vuelta.

Terá o Cândido saído da Liberty Seguros sem ter ainda definido o seu futuro?
Não digo que não.
A empresa anunciou que ele não faria parte do seu projecto para o ano de 2008. Ficou no ar que o próprio Cândido faria sair um comunicado pessoal, mas isso ainda não aconteceu. Digo eu. Porque senão, com a papinha feita, os jornais já o teriam transformado em notícia.

Então… qual é o destino do Cândido Barbosa?
Como também já aqui escrevi, ELE há-de saber.

E tendo como certos os quês e porquês antes enunciados… sobra mesmo apenas uma possibilidade.

O que me custa é a sazonalidade que ultrapassou o próprio calendário da modalidade para ser assumido pelos próprios media.

Acabou a Volta, acabaram (quase) as notícias de Ciclismo.
Mas porquê?
Ainda por cima, quando quem está em praça – perdoem-me a imagem mercantilista – é… apenas o corredor português mais mediático.

Outro exemplo… um jogador de futebol é presente a uma intervenção cirúrgica para desencravar uma unha do pé. Isto dá, pelo menos, meia página em qualquer jornal desportivo.

E como é que está a evoluir o estado de saúde de Joaquim Andrade?
Caramba! Não é um corredor qualquer.
Mas não sabemos de nada.

Vou mandar um e-mail à sua irmã e amanhã conto ter aqui notícias.

Embora nunca tenha sido propósito meu substituir os media institucionalizados.

Mas quem julga que eu já fui longe de mais, que se prepare. Porque breve, breve… a MINHA OPINIÃO – sem que deixe de ter apenas o peso que tem – não poupará ninguém.

1 comentário:

Jorge-Vieira disse...

Viva amigo Madeira:

Infelizmente, este post retrata bem o que o nosso ciclismo representa para os nossos media em Portugal.
Não vou entrar em mais explicações nem em controversias, pois o ciclismo em Portugal, para a grande maioria dos Portugueses "apenas" continua a ser a Volta a Portugal.
Deixo aqui uma questão, que pode responder a muita coisa:
Isto que se está a passar com o Cândido Barbosa e o Joaquim Andrade, será que era igual se eles fossem jogadores de futebol de um grande clube?

Um abraço,

Jorge Vieira