segunda-feira, setembro 17, 2007

882.ª etapa


É TAMBÉM POR ISTO
QUE GOSTO DO CICLISMO.
PORQUE HÁ HOMENS ASSIM!

A propósito da DUJA-Tavira. A equipa algarvia esteve a semana passada envolvida em duas frentes, na Bulgária e na Grã-Bretanha. A leste, o colectivo algarvio triunfou por equipas, desiderato que esteve quase a acontecer também por terras de Sua Majestade. Terminaram na quarta posição quando - creio não estar enganado - lideravam à partida para a última tirada.

A informação que fui tendo acerca da corrida teve sempre a mesma procedência, era clara e sucinta. Sem ir aos pormenores, provavelmente porque ciente de que não haveria espaço para mais nos jornais.

Mas hoje recebi no meu correio electrónico uma mensagem de um dos elementos da equipa - um corredor - a assumir a responsabilidade e isso e a sua coragem, e sensibilidade, tocaram-me.

Responsável! Acha-se ele que, afinal de contas apenas furou a quatro quilómetros da chegada. Como se alguém fosse responsável por sofrer um furo! Claro que não é.
E tenho a certeza de que na equipa ninguém o considera assim.
Considera-se ele.
Porque, dada a ocorrência, toda a equipa - com a excepção do Martin Garrido - ficou para trás para tentar recolá-lo ao pelotão. O que, devido à velocidade a que se correram os últimos quilómetros... se tornou impossível, malgrado o esforço.
E foi por isto que a DUJA-Tavira perdeu o primeiro lugar.

Foi um incidente de corrida - e ainda bem que foi apenas um furo - mas este Homem, este grande Profissional, sente-se amargurado por, por culpa sua, a equipa ter deixado de ganhar a classificação colectiva.
É de Homem!

Curiosamente, ao longo dos muitos anos que já tenho de Ciclismo, vivi situações extremamente opostas. Reclamações ou queixinhas.
Por parte de DDs, porque "tive um homem em fuga tanto tempo e só escreveste uma linha"; porque "fomos quem mais trabalhou e nem falaste nisso"; porque "como somos pequeninos ninguém fala da nossa equipa..."

Até de corredores. Mais ou menos no msmo tom.
Porque "só entrevistam o vencedor da etapa"...
Até vivi um caso curioso - com uma das grandes figuras do nosso Ciclismo actual - em que o Corredor em causa, numa prova de cinco dias que não lhe correu de feição, embora tenha ganho a derradeira tirada, quando os jornalistas se acercaram dele para recolher o seu depoimento se virou, sem esconder o (momentâneo ataque de... mau feitio - o que até nem é costume nele), atirou com um: "Pois! Nos outros dias ninguém falou comigo e hoje já vêm todos!..."

O que nunca me tinha acontecido foi que um Corredor me confessasse que era o culpado por a equipa ter falhado o seu principal objectivo, naquele dia.

É também por isto que gosto do Ciclismo. Porque há Homens assim.

Sem comentários: