quinta-feira, setembro 20, 2007

889.ª etapa


PODEMOS SABER TODA A VERDADE?
OU NEM POR ISSO?!


Não foi difícil adivinhar. O Tiago Machado não vai aos Mundiais porque não se mostrou disponível para correr a Volta a França do Futuro! Facto!

Não posso citar agora, neste momento – e bastava-me ir ali ao monte de jornais que aguardam o arquivamento – o que li exactamente na altura, mas, mesmo de memória – que não é tão má assim – lembro que, pelo menos um dos desportivos deu conta de que o jovem corredor de Famalicão comunicou ao Seleccionador Nacional que, estando firmemente interessado em apresentar-se nas melhores condições nos Mundiais, preferia ficar em Portugal e correr o Grande Prémio Vinhos da Estremadura – integrando um pelotão maioritariamente elite – do que se deslocar a França.

Como o fez, em que termos o fez… desconhecemos. Mas li aquilo. De certeza.
E, confesso agora – embora depois de conhecida a chave, todos fossem capazes de fazer seis no totoloto – que logo desconfiei que as coisas não ficariam por ali. E a prova concreta foi a de que Portugal – com tantos jovens valores – foi para a Volta a França do Futuro com… menos um elemento.

Terá o Tiago respondido mal ao Seleccionador? Não disse nada, tendo apenas mandado recado? Isso explicaria a falta de um elemento na Equipa Nacional na última prova da Taça das Nações de sub-23.

O que interessava saber era se, de facto, houve diálogo. E, só para ajeitar a coisa, em que termos esse terá decorrido.

O Tiago Machado não se baldou à corrida francesa para ficar em casa a descansar. Não senhor!

Já agora, para as memórias mais curtas, relembro que nas cinco etapas do Grande Prémio Vinhos da Estremadura o Tiago Machado foi o sétimo na geral final – o melhor dos sub-23 – a apenas 20 segundos do vencedor; que foi o 3.º, no Prémio da Montanha (classificação final) e o primeiro no Prémio da Juventude… pela enésima vez este ano.
Foi 11.º nas 3.ª e 4.ª etapas e sétimo na última. Não podem dizer que andou a… brincar. Ele queria ir aos Mundiais. Os últimos que faria na categoria de sub-23.

E é forte em todos os terrenos. Para além de ser o bi-campeão Nacional de contra-relógio.

Compare-se isto aos currículos dos seleccionados, sendo que só o facto de eu escrever sobre o assunto é, desde logo delicado. Não quero – repito: NÃO QUERO minimizar, de forma alguma os que foram chamados e vão ter a enorme responsabilidade de representar o País.

Mas é mais uma das muitas histórias mal contadas do Ciclismo português nos últimos tempos.

O Tiago Machado não disse nada – o que contrariaria a notícia que li – e faltou, de facto à convocatória, ou respondeu mal ao Seleccionador ou… Ou o quê?
E se disse ao Seleccionador que preferia ficar em Portugal e correr o Grande Prémio Vinhos da Estremadura em vez de ir à Volta a França do Futuro… alguém, nomeadamente o Seleccionador, lhe disse, na altura, que se não fosse a França esquecesse os Mundiais? Disse?

Não creio, pelo afinco que ele pôs na corrida estremenha, tudo leva a crer que estava, de facto, a treinar a fundo para o seu grande objectivo de fim de temporada. Pois é… Os Mundiais.

Disseram-lhe que se não fosse a França agora ficava em casa? Disseram? E ele respondeu mal?

Só isso justificaria a hoje anunciada suspensão e respectivo inquérito. Inquérito a quê?
Por má educação? Por falta de empenho – que demonstrou – não foi com certeza…

Há milhentas situações em que não basta sermos sérios. É fundamental que parecemos sê-lo.

O Tiago não avisou ninguém e faltou à convocatória, ou respondeu torto ao Seleccionador, ou ao Director da federação ligado às Selecções e essa suspensão deveria ter sido imediata. E ele deveria ter sido impedido de correr o Grande Prémio Vinhos da Estremadura.

Clareza é isto.

Mas não. Primeiro, oficialmente é dada a conhecer a convocatória e depois, na habitual fuga de informação sabe-se que o Tiago Machado, afinal é neste momento alvo de um inquérito. E o neste momento, segundo a notícia, data de… ontem!

Depois de a convocatória ter sido publicamente revelada.
Mas há sempre um sacana de um gato escondido com o rabo de fora.
Há dois dias o Tiago confirmava que não sabia se ia aos Mundiais porque no seu clube havia sido recebida a convocatória de um seu companheiro de equipa e a dele não.
Deixo aqui um desafio.

Para que todos saibamos o que aconteceu, e para que a polémica morra quanto mais depressa melhor, que a FPC torne público o “relatório” que, aparentemente, foi apresentado pelo Seleccionador Nacional, conjuntamente com o Director para as Selecções da FPC; que nos explique a todos, porque foi preciso esperar pela fraquíssima prestação da nossa Selecção na Volta a França do Futuro e, principalmente, porque foi permitido ao Tiago Machado participar no Grande Prémio Vinhos da Estremadura antes de… já após a divulgação dos convocados para Estugarda, terem sido paridos um inquérito e uma suspensão àquele que, de entre o extraordinariamente bom quadro de sub-23 com que contamos, é incontestavelmente o… melhor!

É ridículo, para a FPC, aceitar olimpicamente a falta de interesse dos melhores corredores nacionais, na categoria de elites, em prolongarem mais um mês e meio a sua temporada e depois castigar, à posteriori – ainda por cima – um dos poucos PROFISSIONAIS que estava disposto a ir dar o que ainda tem, mais o que muitos acharão que já não tem, em nome do País.

Esta é uma factura a menos de 15 dias. E alguém vai pagá-la.
Basta-nos, aos que ainda percebem alguma coisa de Ciclismo e não estão enfeudados a poder nenhum, esperar sentados. Comodamente sentados.

E eu prometo que não vou ficar calado.
Entretanto, espero que algum colega no activo – porque têm esse direito (esse ainda tem) – procure trazer a público os verdadeiros motivos pelos quais o nosso melhor sub-23 é, de uma forma a raiar o abjecto, posto de fora da Selecção.

PS.: Tiago, não desistas nem desesperes… não serão nenhuns yes-men que vão derrotar-te numa qualquer secretaria a cheirar a mofo. Um abraço. Grande.

Sem comentários: