sexta-feira, agosto 08, 2008

II - Etapa 181

NÃO PERMITAMOS QUE
SE ESQUEÇA O 'CASO'-PÓVOA

Estamos a cinco dias do arranque da Volta a Portugal.
Pela primeira vez, nos mais de 70 anos que a prova máxima do nosso calendário já leva, uma equipa fica de fora por decisão da organização.

Quem gosta do Ciclismo, ciclismo-espectáculo, não entenderá o porque é que a LA-MSS-Póvoa de Varzim é, assim, chutada para canto.

Cometeu ilegalidades? Desconfiam disso?
E então a "rusga" da PJ não encontrou mesmo nada palpável!
Mas continuam a desconfiar.
Do quê? Quem o pode dizer?
Na ausência de provas incriminatórias será justo matar a equipa?
Não! Não é.

Então porque é que a Organização tomou a decisão que tomou?

Porque é que vamos ter no pelotão equipas que viveram, de facto, situações de doping provado, e não temos a equipa da Póvoa?
Quem entende?

O Joaquim Gomes disse-me que há coisas graves de mais que o obrigaram a descartar a equipa da Póvoa. Não me disse quais. Nem como sabe...

Se há, de facto, coisas graves de mais, porque as não conhecemos ainda?
É que a simples conjugação do verbo é determinativa.

Se HÁ... digam-nos o que há.

Se a organização da Volta a Portugal sabe mais do que o simples adepto, que o diga.
Porque queremos saber porque é que a LA-MSS-Póvoa de Varzim foi posta de lado.

Sendo que, tomando como certas as afirmações do Joaquim Gomes, não faz sentido e ninguém o compreenderá, que tal não seja "gritado" em público, para todos ouvirem.

O que é que há contra a LA-MSS-Póvoa de Varzim?
Tem que ser algo tão consistente que, só por si, garanta a tomada de posição da organização da Volta a Portugal... Mas o quê?

Se o mesmo Joaquim Gomes, o ano passado, por esta altura, vinha dizer-nos que não excluía as equipas espanholas só por causa das suspeitas não provadas que sobre elas recaiam... como é que afasta a equipa da Póvoa, sendo que ninguém sabe do que está acusada?

Mais, mesmo tendo cinco corredores em situação de suspensão preventiva - mas assente em quê? É outra das dúvidas que me atormenta. A mim, que só quero saber a verdade! - a equipa ainda tinha mais sete Corredores que nada - nem ninguém - pode impedir de correr. Entre eles, o vencedor da edição do ano passado.
A Cofidis, por exemplo, só inscreveu na Volta a Portugal sete corredores...

Porque é que a LA-MSS-Póvoa não pode correr com aqueles sete?
O Joaquim diz-me que, apesar de tudo, há coisas que eu não posso entender.
Tentem explicar-mo.
Vejam se entendo ou não...

O que, em definitivo não entendo é que, por via administrativa, e sem nada, pelo menos que nós, adeptos, saibamos, a equipa da Póvoa foi escorraçada da Volta.

Não vou - agora, aqui - lançar exemplos, tristes exemplos que já tivemos que viver na Volta. Não vou agora, mas não garanto que os não chame aqui, mais dia, menos dia.

E estou a lembrar-me de um campeão Nacional de Fundo que não compareceu à partida, quando a Volta saiu das Termas de Monfortinho, porque já estava castigado, embora ninguém o soubesse.

Eu soube-o de véspera, de uma das minhas, então, fontes mais seguras.

Apesar da confiança ilimitada que tinha nessa fonte, fiz aquilo que tinha a fazer.
A meio da Cerimónia de Apresentação da Volta, em Idanha-a-Nova, procurei o dr. Artur Lopes que me disse a mim, olhos nos olhos, não saber de nada; e com aquilo que sempre tomei como franqueza, disse-me que não sabia de nada, o que não significava que não houvesse alguma coisa mas a haver era pelouro do Conselho Disciplinar e ele, presidente da Direcção, não sabia de nada.

Há 22 anos, quando entrei para o Jornalismo não havia Cursos Universitários mas tive a impagável sorte de poder ter convivido - e aprendido muito do que sei - com alguns nomes de referência desta tão nobre - deixem-me acreditar que sim! - profissão.

E n'A BOLA existe uma regra (nestes últimos cinco meses descobri mais do que nos oito anos anteriores) que é a de, com todo o respeito pelas fontes, pelas agências... A BOLA não dá uma informação sem a confirmar. É curioso, mas só agora estou a viver isso. Chega uma notícia a dizer que Beltrano morreu... e só não se fala com o dito cujo porque, de facto, ele morreu. Mas fala-se, de certeza, com alguém muito próximo dele.

Conceito - perdoem-me a imodéstia - que eu já observava.
Que sempre observei.
Mesmo em relação a alguém que foi durante meia dúzia de anos uma das minhas fontes privilegiadas.
Nesse aspecto, e porque terei muitos defeitos, mas ingrato não sou - o que não é a mesma coisa do que ser caninamente fiel - jamais esquecerei o quão importante foi para a minha integração, dizendo de outra forma... o quão foi importante para mim ter trabalhado com ele, que me apresentou a muita gente importante, cá, em Portugal, mas não só; que me abriu muitas portas. Por ser verdade, assino por baixo.
[MzM]

Mas no caso - um apenas, entre muitos - a que me refiro, fiz o que manda o Estatuto de Jornalista.
Liguei ao manager da equipa que me garantiu que não havia nada;
liguei ao Director-desportivo, que me garantiu que não havia nada;
liguei ao atleta em causa que me contou uma história triste de profunda decepção, porque até fizera "trancinhas" para aparecer na Volta com um visual que chamasse a atenção e que não, sofria de uma arreliadora lesão e como queria ir aos Jogos Olímpicos de Atenas, a melhor opção era a de não correr a Volta.

Acreditei em tudo. Em todos.
Dois dias depois, um outro jornal trazia a história toda escarrapachada. Afinal, o rapaz já estava castigado.

Mentiram-me todos!
Uma falta de confiança que nunca esqueci. Da minha parte teriam tido uma notícia sóbria, revelando o essencial sem fazer extrapolações.
Preferiram mentir-me.

A situação agora é diferente.

Mas deixo aqui o alerta.
Se não vier a provar-se nada daquilo que a equipa da Póvoa de Varzim é acusada, como é que a organização se explicará?

Podia avançar aqui com meia dúzia de casos que envolvem outras equipas mas acho que não é esse o meu papel.
Não sou polícia, não sou Juíz...
... mas contem com a minha mais veemente oposição num caso mal contado desde o princípio.

Mas, acima de tudo... digam-me porque é que a LA-MSS-Póvoa não vais correr esta Volta.
Dizem?

É que sem eu saber do que, objectivamente, a equipa - no seu todo, porque toda ela está a ser prejudicada - é acusada, não poderei, sei lá... desenterrar três ou quatro casos que já aconteceram e foram abafados.

PS: os mais atentos já repararam que este texto foi re-editado. E fi-lo, principalmente para tirar daqui o nome do Corredor que antes escrevera. Continuo a achar que os Corredores são os menos culpados de todas estas tramas. E quando escrevi o artigo, coloquei aqui o nome dele.
Peço-lhe desculpa. A ele. Só a ele!...

PS.1: quem, mesmo sabendo que eu estava doente, durante os dois anos que estive afastado nem se lembrou de mim... não me ligue agora a tentar tirar satisfações. Eu não atendo!

Sem comentários: