domingo, agosto 17, 2008

II - Etapa 199

VOLTA A PORTUGAL/2008.4

Depois do tremendo desgaste a que ontem foi sujeito, mas como amanhã é dia de descanso, o pelotão mostrou que só queria acabar a etapa o mais depressa possível. É normal.

Único momento de frisson, aquele em que Hector Guerra (Liberty Seguros), que logrou ficar num pequeno grupo, à frente do grosso da coluna, e já depois da primeira passagem pela meta, em Viseu, obrigou David Blanco a mostrar que estava atento.

O galego da Palmeiras Resort-Tavira, vencedor da Volta em 2006, ocupa uma posição privilegiada para poder repetir esse triunfo, e já provou que se encontra num bom momento de forma.

Vamos ver como é que a Liberty Seguros vai controlar a corrida, a partir de 3.ª feira, sendo que muito pouco irá acontecer até sábado quando, aproveitando a Senhora da Graça, o Benfica vai com certeza tentar vingar-se da tareia que levou na Estrela.

Para isso será quase obrigatória uma aliança contra a Liberty, mas com quem?
Em teoria, o melhor cenário aponta exactamente para uma aliança com... a Palmeiras Resort-Tavira.

Tentar juntar esforços e depois – não há alianças invioláveis – jogar a última cartada, a única hipótese que o Benfica ainda tem: lançar Rubén Plaza, afastando-o de David Blanco e diminuir a diferença para que no crono final o alicantino possa tentar recuperar a camisola amarela.

Claro que é arriscado.
Plaza será obrigado a um esforço muito grande exactamente na véspera da tirada decisiva.

Neste aspecto, a Liberty Seguros leva vantagem. Basta-lhes disfarçar estar a controlar a liderança de Rui Sousa e tentar, mais ou menos discretamente, levar Guerra a ganhar alguns segundinhos, nem que seja nas primeiras metas volantes do dia.

Mas a figura do dia é, necessariamente, Francisco José Pacheco que já deu a habitual vitória numa etapa à Barbot-Siper.

Como só amanhã poderei ler o que os jornais conseguiram, ficamos sem saber se o técnico do Benfica se explicou, em relação às declarações da véspera. Mas ficava-lhe bem.

Amanhã tenho médico, mas vou tentar arranjar um tempinho para fazer uma retrospectiva a estes primeiros cinco dias de Volta.

Ainda por cima, vamos todos deitar-nos tarde, esta noite... temos que ver a Vanessa Fernandes...

Sem comentários: