quarta-feira, agosto 27, 2008

II - Etapa 222

JÁ VI QUE CHORAR NÃO VALE A PENA
O MELHOR MESMO É RIR-MO-NOS TODOS

Na Etapa 220 levantei o pano sobre algumas incongruências apanhadas num dos jornais que li na 2.ª feira e prometi que voltaria aqui com mais algumas pérolas que apanhasse nos outros... sete que comprei só para ver como cada um tinha visto a Volta.
Bem... é melhor lerem.

(R) - Foi preciso esperar 29 anos para os tavirenses festejarem o primeiro triunfo na Volta a Portugal. David Blanco deu essa alegria à equipa mais antiga do pelotão internacional que nasceu em 1938. [Quem quiser mandar uma calculadora para a Conde de Valbom...]

(R) - No curriculo de David Blanco refere que em 2003 ele correu pela Porta da Ravessa, esquecendo que era esse o patrocínio do... Tavira!

Mas em relação ao currículo segurem-se...
primeiro, as equipas onde correu:
2000/01 - Paredes; 2002 - ASC-Vila do Conde; 2003 - Porta da Ravessa; 2004/06 - Comunitat Valenciana (Esp.); 2007 - DUJA-Tavira e 2008 - Palmeiras Resort-Tavira.

Agora reparem no seu palmarés:
2001 - 1.º etapa na Vuelta; 2002 - 10.º na Vuelta; 2003 - 13.º na Vuelta e 5.º na Volta a Portugal [não pode ser engano... ou pode?]; 2006 - 1.º na Volta a Portugal; 2007 - 5.º na Volta a Portugal e 1.º no GP Rota dos Móveis; 2008 - 1.º na Volta a Portugal.

Quem disse que Ler Jornais é Saber Mais?

Mesmo com alguns anos de atraso eis que todos ficamos a saber que, em 2001 a Antarte-Paredes não só correu a Vuelta como ganhou uma etapa; que em 2002, a ASC-Vila do Conde também marcou presença na Vuelta, o mesmo tendo acontecido em 2003 com a Porta da Ravessa-Tavira. [Se não é, para já, a revelação do Século...]

(J) - Primeira vitória do Clube de Ciclismo de Tavira também foi festejada no Algarve. [Quem iria imaginar uma coisa destas?]

(J) - David Blanco, galego de berço e convicção (nasceu em Santiago de Compostela)... [David Blanco nasceu no dia 3 de Março de 1975 em Berna, na Suíça, onde os pais, emigrantes, trabalhavam.]

(CM) - Tavira que andava atrás deste êxito há 75 anos. [Juntem-se lá todos e façam as contas de uma vez por todas, porra!...]

(CM) - Em título: Desporto de Multidões
(B) - Em título: Porque foge o público da estrada?
(P) - A presença do público foi uma constante da corrida, principamente a partir de São João da Madeira não deixando margem para dúvidas quanto ao apoio popular que a Volta suscita.

(P) - ... o quinto lugar [na etapa] do Tiago Machado valeu-lhe o Prémio da Juventude. [Não lhe terá valido o 9.º na geral e, esse sim, o prémio? Hummm???!!!]

(DN) - Corredor galego fica a 26 segundos de Hector Guerra (Liberty). [Não terá sido ao contrário?!]

(DN) - Vidal Fitas orgulhoso, considerou ser a maior alegria de sempre do histórico clube algarvio que há 25 anos participa na Volta. [Mau, mau, Maria... até eu já estou a ficar confuso!]

(JN) - No texto - Para a história fica a curta diferença de 24 segundos entre o primeiro e o segundo classificados. [Nas classificações está correcto, foram 26 segundos]

Então? Que dizem?
Ah, sim, eu tinha falado em 8 jornais. É verdade, comprei mesmo os oito mas o oitavo, aquele que aqui há umas semanas fez manchete com o facto de o pai do Rui Costa ter sido operado à próstata, esse foi preciso para forrar o balde do lixo e nem me lembrei de tirar as páginas dedicadas à Volta...

Não fica ninguém a rir-se uns dos outros. Não é giro?
Mas eu não sou capaz de calar um grito:
É ASSIM QUE QUEREM QUE AS PESSOAS COMPREM JORNAIS?

Vá lá que não há muitos malucos a comprá-los todos no mesmo dia para os comparar...
Até eu só o faço uma vez por ano... sempre a seguir à Volta.

7 comentários:

Afonso Azevedo disse...

Sr. Madeira realmente é a "desinformação" de alguns jornalistas. Está aqui mais uma prova que escrevem sem saber.

Escrevem sem saber, mas parece que também não querem saber!!

Eu acho piada a alguns que escrevem, escrevem, escrevem e depois no final dizem do tipo : "é um artigo de opinião". E entre outras coisas, criticam-nos pelo nosso "silêncio comprometedor"...
Esse jornalista já tentou falar c alguém?? Cmg, Pedro, Cabreira, Pires, Paulo Silva, Tiago Silva , Rogério... hummm... inda não!!! Recordo que o Zaballa logo após os acontecimentos enviou um comunicado em nome próprio.

Por exemplo;
Só tenho pena que quando vencemos a Subida a Naranco e Volta as Astúrias o jornal de ciclismo tenha dado mais destaque á vitória colectiva do Benfica em Alcobendas!!
Mas quando o caso "LA MSS" veio a pública,o caso inverteu-se, todos os números dão destaque, falam e opinão. O curioso aqui é que têm sempre a mesma linha condutora... o "vota a baixo"!!

Só por aqui dá para ver como as coisas ás vezes mudam.

Por favor, interpretem isto como uma critica construtiva, pois dêm realmente o destaque merecido ás pessoas.

Abraço
Afonso Azevedo

W.D.W disse...

É por estas e por outras que não compro e quase não leio jornais desportivos!

É uma vergonha que jornalistas não sejam competentes a exercer a sua profissão que é sem duvida muito importante na sociedade.

Abraço

hugo félix disse...

è por essas e por outras que nunca comprei nem hei de comprar o jornal de ciclismo ,o que tiver que saber leio aqui no grandioso blog do Sr. Madeira . EhEhEhEh! E é grátis e admirem-se fala verdade !

mzmadeira disse...

Nuno e Hugo,

calculo que sejam ainda jovens, mas conseguem imaginar o que os vossos comentários - que respeito, acima de tudo, respeito - significam para um "velho" jornalista que ainda se recusa a acreditar que esta profissão está à beira do abisto e, sorridente, prestes a dar um passo em frente?

Há jornalistas e "jornalistas", há interesses mil, há quem se venda, pior, há quem se dê...

Mas ainda há quem seja jornalista por paixão - não estou a falar de mim - quem insista em remar contra a maré.

Do Jornal Ciclismo eu não quero falar muito.
Dizer apenas que só uma boa ideia às vezes não chega. É preciso que haja quem a ponha em prática.

A minha "brincadeira" com os jornais, não foi mais do que isso. Uma brincadeira. Mesmo que o assunto seja sério.

Joana disse...

Desculpem, mas ainda vale a pena ler o que certos jornalistas escrevem...

Também andei a fazer uma ronda pelos jornais e sites e descobri um artigo delirante!

Lembram-se do Calimero?? Aquele pequeno pintainho preto, com uma casca de ovo enfiada na cabeça, que andava sempre a dizer mal da vida???

Pois, vejam só o artigo que eu encontrei no Correio da Manhã, publicado no dia 20 de Agosto:

Título: Cândido Barbosa faz de Kalimero

Francisco Pacheco, o espanhol da Barbot-Siper, venceu de forma indiscutível a sua segunda etapa e reforçou a posição de líder da camisola branca, a dos pontos. Rui Sousa manteve a liderança da prova e Cândido Barbosa, do Benfica, falhou a sua 100ª vitória por culpa de alguém que o corredor encarnado não consegue identificar.

No final da etapa, Cândido Barbosa foi igual a si mesmo. Afirmou que já no sprint em Viseu o entalaram no pelotão, impedindo a tal vitória tão desejada. Ontem, em S. João da Madeira, as complicações, as conspirações e as tais forças do além impediram Cândido de satisfazer os desejos dos muitos adeptos presentes que, segundo o corredor, gostavam mais que ele ganhasse do que outro qualquer. Primeiro foi a equipa que o deixou desamparado, depois alguém que o tapou na última rotunda e assim por diante.

Na clamorosa derrota na Torre, a culpa foi da organização, que meteu a montanha na 3ª etapa, e também de produtos proibidos que a tal equipa fenómeno, a Liberty Seguros, teria dado aos seus corredores para treparem daquela maneira. Enfim, Cândido Barbosa igual a si mesmo. Excelente ciclista, péssimo desportista.

Hoje é outro dia e mais uma vez o mais normal é uma nova chegada ao sprint em Gondomar, final da etapa, que começa em Aveiro. Pode ser que seja desta que Cândido Barbosa consiga acabar o bruxedo da sua 100ª vitória. Uma coisa é certa. O Benfica está manifestamente em crise e para a história desta Volta regista, até agora, uma única vitória, no prólogo em Portimão.Uma meia vitória.

"in site www.correiodamanha.pt"

Lindo!!!

W.D.W disse...

Embora não compre jornais desportivos e quase não os leia não quer dizer que não haja bons jornalistas. Não gosto de generalizar as coisas muito menos as pessoas. Não há regra sem excepção nem excepção que faça a regra!

Mas no entanto continuo a afirmar que cada vez mais os jornalistas são cada vez uma minoria......

Ser jornalista exige muito, como por exemplo ser sempre isento e rigoroso! Andam por aí muitos "jornalistas" que desconhecem se esquecem de ser isentos e pautar o seu trabalho pelo rigor.

Erros todos fazemos e errar é humano, mas os erros que se cometem por causa da falta de isenção e de outras coisas mais é que não! Por favor não conspurquem os leitores, telespectadores e ouvintes com a vossa falta de categoria (isto é um pedido que faço a todos esses pseudo jornalistas!!!!)

Ainda bem que temos por aqui o Sr. Madeira!

Bem haja....

mzmadeira disse...

Nuno,

pego numa parte de uma frase tua para sublinhar... erros todos cometemos.

Eu não sou nem mais do que os outros. Não quero, porque não podem, seria errado, que façam de mim um exemplo.

A única diferença - para além das convicções, claro - que existe entre mim e os demais colegas é que eu escrevo num espaço onde quem dita as regras sou eu. Sou livre para dizer o que penso.

E é abissal a distância que separa um Blog de uma folha de jornal.

Infelizmente não o posso provar, mas, dando, como é a obrigação de um jornalista, as notícias, não teria abdicado de um espaço sagrado que o jornal me proporciona e, em espaço próprio, de opinião, teria, naturalmente de forma mais comedida, marcado a minha posição pessoal em relação, por exemplo, ao "caso"-Póvoa. Sabendo, de antemão, que só tinha uma oportunidade para o fazer.

Aqui não, como escrevi... enquanto me não doerem os dedos, não me "calo".

Um grande abraço para todo o pessoal da espectacular equipa liderada pelo Manel Zeferino.