quinta-feira, agosto 14, 2008

II - Etapa 194

MAS COMO É QUE EU CONSIGO
"DEIXAR-ME LEVAR" ASSIM?

Palavra de honra que estou envergonhado.
Toda a gente comete erros, mas há erros que não se perdoam a toda a gente.
E este é tão evidente que, confesso, coro de vergonha.

Por outro lado, entristece-me violentamente ser posto assim, perante uma realidade que jamais desejaria experimentar. Confiar em quem?

Por outro lado, e antes de avançar, tenho que agradecer ao amigo que me chamou a atenção, muito pertinente, aliás, para um facto, o tal que me faz corar de vergonha.
E devia fazer corar mais gente.
Caro amigo, não cito o teu nome porque acho que não te devo meter nesta "guerra", mas muito obrigado por me teres chamado a atenção...

Permitam-me arriscar um tiro no escuro... aquilo que alguns já leram, mas que todos podem ir verificar na Etapa anterior a esta... é, infelizmente - e dói-me muito ter que o dizer - um dos mais vergonhoso casos de clara manipulação da Comunicação Social.

E, com o peso que as verdades sempre comportam, agora percebo porque é que a "cacha" foi dada à Lusa.

(Na etapa imediatamente a seguir - no sentido do scroll - a esta, podem ler a notícia inicial, veiculada pela Lusa)

Dada, individualmente, a cada um dos OCS, corria-se o risco de alguém se lembrar ou, pelo menos, desconfiar e ir ver... Assim, e isto mostra como, quem quer que seja, sabe muito bem como funcionam as Modalidades em qualquer dos jornais, perante uma notícia com a chancela da Lusa, ninguém ousou sequer questionar-se. Se a Lusa dizia...

Senhores... tenho vontade de me esbofetear...

Então eu não devia saber que o João Cabreira estava no País Basco naquela data - que na estória que foi vendida aos OCS, parece ser assim como que... em gozo de férias (nem ouso insinuar sequer qualquer outra possibilidade) - porque a equipa esteve a participar naquela que foi, provavelmente, a sua última corrida?

Eu devia saber isso.
Devia eu, e devia a Lusa.
E deviam todos os que se utilizaram da notícia que, por má fé, tenha lá sido de quem tenha sido, está ferida de objectividade.

Enganaram a Lusa, esta enganou os seus clientes, estes, por sua vez, nem pensaram duas vezes. Cheirava a bronca... publique-se.

Sabem porque é que o João Cabreira estava no País Basco? Está aqui na imagem que podem aumentar, clicando nela.

Não! Não está em execução uma verdadeira cabala para enterrar de vez a equipa!

Estamos - perante estes factos - todos a sonhar um terrível pesadelo.

9 comentários:

Anónimo disse...

Caro Madeira, o dano já está feito e nós já demonstramos a nossa revolta, não há mais nada a dizer! Só posso dizer que mesmo que toda a equipa fosse para a prisão, por serem culpados, teriam a minha visita todos os dias que tivesse disponível! A equipa LA-MSS é uma equipa de trepadores de excelência, que se sacrificam diariamente nas serras do Gerês que mereciam estar na Volta a Portugal. Se são culpados, que cumpram castigo, mas não os deixem neste impasse.

Como vamos poder assistir à subida da Senhora da Graça, sem poder contar com os melhores trepadores nacionais??!! Por mim, a prova não passava daquele Parque de Merendas, logo no início da subida.

E depois vinham os orgãos de Comunicação Social, a PAD e a FPC, apelar a uma Volta LIMPA! LIMPA de hipócritas, digo eu!

Querem limpeza?, então a Federação que divulgue os nomes de todos os ciclistas que sofreram sanções disciplinares nos últimos cinco anos. Sim , vamos lá à transparência! Se a UCI divulga, porque não a FPC? E depois de ver a lista da UCI, abrimos a boca de espanto e dizemos: "Ena, tantos portugueses!" Podem começar pelos profissionais, passando pelos Veteranos (às paletes); Sub-23 (muitos mais do que pensamos); meninas (sim, meninas!!); juniores (ah! e será que vamos lá ver o nome de um actual jovem esperança do ciclismo nacional que deu positivo quando era junior!)Vamos lá então ver por onde a FPC deve começar a limpeza!!

Como diz um anónimo, mais atrás, a LA-MSS não é vitima daquilo que ela própria é "culpada", eu acho que serviu foi de bode expiatório!!

Ainda ontem assistimos a mais uma atrocidade à boa imagem de um ciclista. É isto que me revolta!
Já seguiu um mail para o Director do Record:

Exmº Srº Director

Em referência ao artigo publicado na edição de ontem com o título "Paulinho das Asmas", da autoria de Miguel Góis, venho por este meio expressar a minha indignação com o referido artigo.
Compreendo que o autor é o responsável pelo texto publicado, mas o senhor, como director, não deveria permitir que um humorista emitisse as afirmações publicadas. O autor deveria-se cingir a fazer humor e não a enxovalhar a imagem de um ciclista que ao longo da sua vida não tem feito outra coisa, que dignificar o desporto português, conquistando Medalhas em campeonato do Mundo e nos jogos Olímpicos. É um ciclista contratado pelas melhores formações mundiais que o leva a participar nas competições mais importantes da modalidade. Além disso, pertence a uma humilde família que tem dedicado toda a vida á formação dos seus filhos!
O autor do texto deveria sentar o cú num carro de assistência de uma equipa profissional e assistir ao vivo e a cores ao desenrolar de uma prova. Viria o esforço desumano a que estes atletas estão sujeitos e depois não teria a lata de escrever o que escreveu!
Qualquer um é livre de opinar sobre participação do Sérgio Paulinho nos jogos olímpicos, mas foi chocante o tipo de humor que o autor tentou fazer!

Com cumprimentos
Joana
"adepta de ciclismo"

Deixo-vos aqui o referido artigo Artigo de Opinião publicado ontem na segunda página do jornal Record:


"Paulinho das Asmas"

"Escassas horas antes da partida da comitiva portuguesa para Pequim, o ciclista Sérgio Paulinho anunciou que não ia participar nos Jogos Olímpicos. Teve um acidente que o deixou incapacitado? Felizmente, não. O Estado não lhe deu condições para competir? Deu, sim senhor; segundo os valores que saíram na comunicação social, sessenta mil condições. Contraiu uma lesão muscular? Não contraiu. A razão apresentada foi outra: há muita humidade em pequim.E muitos chineses, também, o que é sempre chato. Ou seja, para surpresa geral, um argumento que um sexagenário com reumático utiliza para declinar um passeio de carro a Sintra pode igualmente servir para justificar a ausência de um atleta de alta competição nuns Jogos Olímpicos. Acresce a isto a surpresa que é perceber que há ciclistas que ultrapassam as duríssimas provas de montanha, as imprevisíveis quedas no pelotão e as persistentes dores lombares, mas que depois se vão abaixo física e psicologicamente mal avistam o primeiro orvalho. Pessoalmente, preferia que o Sérgio Paulinho tivesse apresentado um outro tipo de justificação aos portugueses. Por mim, até podia ter aberto o coração e ter dito que desistia da prova olímpica de ciclismo porque "tem que se pedalar muito, e a pessoa cansa-se", que eu não levava a mal. Falar na humidade e na poluição de Pequim - quando provavelmente a única coisa que o assusta na cidade é um ou outro laboratório-, isso já me parece condenável.
Mas a cegada (ai que saudades das manchetes do Tal & Qual...) não termina aqui. A acreditarmos no atleta, ele sofre de asma alérgica-não confundir com aqueles indivíduos que têm alergias a controlos antidoping rigorosos. A acreditarmos nos médicos do comité olímpico, Sérgio Paulinho não sofre de qualquer tipo de doença, se não considerarmos a hipocondria, é claro. E agora? Acreditamos em quem?

Apesar do meu físico lamentável (não adianta fingir que sou um atleta, uma vez que não possuo qualquer tipo de asma) ainda acalento o sonho de conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, na prova de ciclismo. A minha estratégia consiste em completar a prova calmamente, sem pressas, em último lugar, e depois aguardar pela actuação do controlo antidoping."

Miguel Góis (Humorista dos Gato Fedorento)

PS: Já agora vou deixar uns conselhos ao Bruno Pires, na Etapa Anterior!

Anónimo disse...

Já há bastante tempo que visito e leio o seu blogge, mesmo antes de todas estas aventuras terem começado, e já estive várias vezes para lhe dar os parabéns por escrever acerca desta modalidade que tanto gosto e que sigo desde muito nova.

Bem, antes que seja tarde e porque não devemos deixar para amanhã o que podemos fazer hoje (o amanhã, por isto ou por aquilo pode não acontecer), aqui vai:

Sr. Madeira permita-me dar-lhe os parabéns pelo seu blogge. É com imenso agrado que se vê alguém defender aquilo em que acredita com tanto aferro, tentando sempre manter o discernimento em qualquer uma das suas notícias. É bom de se ver, é de extrema importância que coisas destas existam para que se possa crescer, com a troca de impressões, de experiências, para todos ficarmos mais “ricos” (de saber, claro…).

Era este comentário que lhe queria fazer chegar desde algum tempo. No entanto não me posso despedir sem que antes deixe esta pequena anotação:
É com uma profunda mágoa que assisto a uma panóplia de aventuras e desventuras à volta de uma equipa bela (LA MSS) composta por pessoas maravilhosas, destruindo sonhos e deixando profundas marcas. Sinto-me desiludida…

Para terminar, em relação ao dia em que saiu a notícia sobre o Campeão Nacional, o João Cabreira, ficou surpreendido? Bem, entre ter os olhos e os comentários de todos, do povo, virados para uma organização que decide não convidar a equipa para a Volta a Portugal, à espera de alguma justificação aceitável, porque não lançar mais esta suspeita que tinha como protagonista um corredor da equipa (LA MSS) e talvez fazer com que o povo se distraísse do verdadeiro enfoque desta questão.

Um beijinho e um abraço, Sr. Zé Madeira.

Anónimo disse...

O Sr. Cabreira é useiro e vezeiro nestas coisas de andar a fugir à brigada. Aliás, essa seria talvez a maneira de fabricarmos um verdadeiro campeão: pôr uma brigada do CNAD a correr atrás do Cabreira em todas as corridas. Era certo que chegava sempre à frente do pelotão.

Melhores cumprimentos,

Um fã do ciclismo (limpo)

Marina Albino disse...

O Sr. Anónimo sabe o que diz?
Elucide-me se correram mais processos contra ele? Se não souber, o melhor é conter-se pois pode ser acusado de difamação.
Já agora os fãs do ciclismo limpo escusam de esconder-se atrás do anonimato.
O anonimato hoje em dia é mais sinal de cobardia e vileza de sentimentos.
Marina

Pedro disse...

Claro que não sabe o que diz, por isso é que assina ANÓNIMO :)

Marina Albino disse...

Sr. Madeira, já viu que as mulheres começam a participar no seu blog? E com que garra!
Nos últimos dias tenho atravessado um período de certo desalento com a minha saúde, mas acredito no velho dito popular" mulher doente, mulher para sempre" e acrescento " assim seja!", pelo que hoje nos dias cinzentos que tenho passado, deu-me uma vontade de rir os comentários, sobre o Bruno Pires, da Joana, que desconheço quem seja.
Deu-me vontade de rir porque ela exprimiu o rídiculo a que se chegou, na leviandade com que se fala de coisas sérias e na facilidade com que se aponta o dedo.
Os relatórios dos médicos do CNAD, fazem fé em juízo ( todavia é uma presunção ilídivel), o pior é se serão alvo de queixa por denúncia caluniosa.
Estou certa que as mulheres que visitam este blog, têm muita dignidade, muita determinação e darão a cara e a voz sem medo e demonstrarão sempre que for preciso a sua posição, sem recurso ao anonimato.
Apesar de tudo e porque gosto do ciclismo no seu todo, espero que este blog não se transforme num enclave da equipa ../Mss/Póvoa.
O ciclismo vai para além disso e todos nós podemos contribuir para que isso aconteça.

mzmadeira disse...

Ok... 3 pontos a exigir resposta.

1.º - Onde me deixam escrever, eu assino todos os meus comentários com o meu nome. Apesar de saber que me exponho e não sou uma pessoa qualquer. Sou Jornalista e (quase) todos o sabem.
Aqui, e como no cabeçalho do próprio Blog se diz, este espaço está aberto à opinião de todos.
Mas...
... não é a primeira vez que vou ter que bloquear os comentários anónimos, embora saiba de antemão que isso pouco vale.
De qualquer modo, vou obrigá-los a criarem uma conta.

É inadmissível - por isso vou deixar de o admitir - que haja quem ache que pode pronunciar-se, mas que não tem a coragem de o fazer de cara aberta.

Se eu o faço, não será num espaço MEU que uns quaisquer "cobardolas" - que mais hei-de pensar de quem diz que é adepto do Ciclismo limpo e tem vergonha de o assumir, deixando explicito o seu nome? Quer dizer quem não se esconde atrás de um cobarde anonimato não é adepto do Ciclismo Limpo? - venha para aqui babosear. Por culpa de uns, pagam todos...

2.º - Marina, era impossível não reparar que, de há uns tempos para cá o VeloLuso ganhou espaço entre as mulheres.
Sei quem são algumas, desconfio que as outras não sejam mais do que aquelas; familiares, de sangue ou por afinidade (ou por amor!) de Corredores, ou outros elementos directamente ligados ao Ciclismo e que, porque todos sabemos que é falso, em definitivo é falso que vivamos, no presente, numa sociedade em que todos se podem exprimir livremente, antes pelo contrário, e até eu já sinto isso na pele, sejam as Mulheres a vir aqui defender os seus Homens.

Por mim, fico satisfeito.
Até porque sei o quão difícil é ser-se mulher, amiga, companheira ou namorada de um Corredor.

As limitações (que a preparação deles, que é o mais importante que tudo, impõem no relacionamento), as viagens, a distância, a ângustia que se vive quando de uma queda, a tristeza de não poder estar com ele quando as coisas correm mal, a decepção de não poderem estar com ele quando elas correm bem... Conheço pessoalmente meia dúzia de mulheres de Corredores, já falámos muitas vezes e sei o quanto elas sofrem por fora.

E percebo que, devido à tal falta - objectiva - de liberdade de expressão de que eles sofrem, a começar pelas regras das próprias equipas, acabando na forma leviana como na Rua de Campolide se lavram processos disciplinares, sejam elas a dar a cara.

Este espaço continuará aberto para elas...

3.º - O VeloLuso nunca foi, não é nem nunca será "enclave" de seja quem fõr. E eu já o disse, por acaso a "vítima escolhida foi a equipa da Póvoa, mas a minha posição seria a mesmíssima fosse qual fosse a equipa vítima de inadmissíveis perseguições.

E, por exemplo, não voltei a tentar saber como correm os casos do André Vital e do Celestino Pinho - e agora também do Pedro Cardoso e do João Cabreira - porque me foi pedido que, estando a correr processos em tribunal, não convém que eu aqui insista nisso...

E a última coisa que aqui acontecerá será o de eu correr o risco de prejudicar aqueles que faço muito gosto de defender. Os Corredores.

mzmadeira disse...

Ah!... este anónimo é gato escondido com rabo de fora! Como se eu não conhecesse a sua escrita!...

Joana disse...

Caro Sr.Madeira,

Subscrevo e identifico-me com cada letra, cada palavra, da sua anterior mensagem!
Nunca pensou ver-se rodeado de tantas mulheres no seu blogue ;)
Obrigado também à Patricia e à Marina pela participação! Podemos dizer muitas verdades e muitas asneiras, mas o importante é que nos mostremos, na procura da justiça!

Beijinho para todas e para os homens que aqui andam, tenham 00 e digam o que têm a dizer com seriedade!