quarta-feira, agosto 13, 2008

II - Etapa 192

JÁ SÓ FALTAS TU, AMIGO BRUNO PIRES!

Antes de mais... leiam o que a Joana escreve em comentário à etapa anterior.

É curioso, sim senhor e nem eu me tinha dado conta.

No dia de arranque da Volta a Portugal, da qual o Póvoa Cycling Clube foi arredado, neste mesmo dia eis que cai a notícia de que o Campeão Nacional de Fundo, João Cabreira, também ele está a contas com um processo disciplinar na FPC.

Porquê? Porque de "férias forçadas" - a equipa não pode correr - foi a Espanha. Mas fez o que lhe é exigido. Informou FPC e CNAD que nos dias 26 e 27 do passado mês de Julho ia estar ausente do seu domicílio habitual. Dois diaszinhos, numa "escapadinha" aqui ao lado, a Espanha.

E não é que - não foi o CNAD que pediu ao IDP que cancelasse as verbas já acordadas e "matou" assim o Acordo Comum de luta contra o doping? Foi não foi? Ai esta minha cabeça... - bem, mesmo sem esses dinheiros, o CNAD enviou de imediato, a Espanha, uma equipa - médico+inspector - na peugada do João.

A como pagará a FPC o quilómetro?

Ora, segundo as notícias, a morada indicada pelo João, em Espanha, onde poderia ser encontrado, correspondia a... um edifício devoluto (!). Por isso foi considerado como "ausente", logo, "faltoso" a um controlo surpresa. Logo, está a contas com um inquérito disciplinar.

Mas isto reporta, reparem, a 26 e 27 do mês passado.
Qual a melhor altura para que a notícia fosse soprada aos ouvidos de quem depois a pôs a circular?

Exactamente a véspera do arranque da Volta!

Hoje, em Portimão, em vez de se falar da ausência do Póvoa Cycling Clube, fala-se de "mais um caso" na equipa e logo com o Campeão Nacional de fundo. E que a equipa tem mais um corredor à beira de ser suspenso, se é que o não está já.

Faltas só tu, Bruno. Mas não serei eu a ficar admirado se, na primeira oportunidade em que houver alguma barraca na Volta, fiquemos todos a saber - porque o noticiário começará por aí - que, afinal, também o Bruno fez das dele. Que mais não seja, não estava em casa à hora de jantar.

E que é feito da tal alínea do regulamento que dá aos corredores 24 horas para se apresentarem voluntariamente se, por qualquer motivo, não forem encontrados à primeira, no local por ele indicado?

Essa de que o autocarro da equipa também já foi descaracterizado é boa, Joana. Não sabíamos.

9 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Manuel Madeira por defenderes o Ciclismo

aamorim disse...

Amigo Madeira

O autocarro está como está, mas a primeira tentativa foi ainda antes da prova em Espanha, a volta à comunidade de Madrid. Nessa altura foi tentado recolher o autocarro para modificar a decoração, com a desculpa que iria servir para acompanhar uma equipa de sub-23 na volta a Portugal do Futuro. E a equipa principal "ia para espanha nos carros de apoio"... Para bom entendedor...
Talvez muita gente ainda não saiba é que entre outras coisas, o patrocinador das equipa no respeitante às bicicletas já "levantou o material" na sede do clube. Ou seja, a equipa está a ser desactivada. Isto é do perfeito conhecimento do "pelotão".
No entanto, mesmo estando "de férias forçadas", vamos lá a bater no ceguinho e tentar a todo o custo encontrar um bode espiatório para a "GRANDIOSA OPERAÇÃO DE 19 DE MAIO", que veio finalmente limpar o ciclismo nacional. Custa-me ver a actuação desta gente desprezivel e sem um pingo de vergonha na cara. E também, uma palavra de apreço para os ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL", sempre tão solicitos a veicular "as encomendas" e sempre no timing certo. Que saudades do verdadeiro ciclismo (com todas as suas falhas, é claro) e dos verdadeiros Jornalistas que acompanhavam a modalidade. Na minha opinião, o ciclismo em Portugal está a caminhar para o abismo, tantas são as atrocidades cometidas por gente tão mesquinha. E com uma cobertura jornalistica "à altura".
Como já deve ter reparado tenho estado num longo silêncio, mas apenas por uma razão:
A minha desilusão e revolta são tão grandes que optei por evitar falar para não ser obrigado a escrever aquilo que continuo a achar que "ainda não deve ser dito" e arrepender-me disso mesmo. Mas, na devida altura, não hesitarei em fazê-lo, não aqui, o respeito pelo meu amigo assim o exige, mas existem outros meios. E, acreditem que saberei ser inconveniente para muitos. E eles sabem que eu "alguma coisa sei".
Uma palavra de apreço para a Joana e pela sua intervenção e um abraço de solidariedade para todos os elementos da MSS Póvoa. Continuam a ser os melhores.
Apenas mais uma coisa - tinha reservado alguns dias para acompanhar a volta, como habitualmente o faço, mas optei por não comparecer em nenhuma chegada (nem ao sábado, na Torre e na Senhora da Graça), pois, poderia encontrar-me com certas pessoas e a minha reacção iria ser muito desagradável, iriam ouvir aquilo que não querem ouvir. Mas, a modalidade está acima disso tudo e prefiro evitar essas situações.
Deixemos as peixeiradas com os peixeiros - eles vão lá estar todos, salvo os que não consigam voltar a tempo da Ásia...
Abraço

Pedro disse...

Isso do autocarro é um alarido em vão. Se o autocarro não estava a ser usado pelos profissionais, porque não proporcionar aos sub23 também melhores condições? Já o ano passado os mesmo sub23 da ECFC andaram com a auto-caravana dos profissionais(que hoje penso ser aquela com que a equipa de sub23 da Maia anda) em muitas corridas. Era também para evitar suspeitas? Por favor, concentremo-nos no essencial.

Anónimo disse...

hola soy un español, residente en pais vasco, suelo leer esto por que salgo a entrenar con garrido habitualmente y el me lo recomendo, y tengo que decir que no me creo lo de esta federacion, es increible que verguenza. Cabreira estubo unos dias en una casa rural de zeberio a finales de julio, y esa casa rural esta en perfecto estado... asi que no entiendo como dicen que no estuvo alli si yo estuve con el. increible......

Cesário Marques disse...

caro zeberio nao entende pk neste pais nada se entende!

mzmadeira disse...

Questão Autocarro: O autocarro da, primeiro, LA-MSS-Maia, este ano da LA-MSS-Póvoa é propriedade do Luís Almeida. Comprou-o, pagou as modificações necessárias, pagou as decorações, tudo sempre, desde o início, com uma única condição: no dia em que a empresa La Alumínios deixasse de patrocinar a equipa, o dono do autocarro levava-o consigo.

Como o Luís Almeida também patrocina a Escola de Ciclismo Fernando Carvalho... nada mais natural que, até porque está demissionário - embora fosse de bom tom e caísse bem, que deixasse que a sua abdicação à presidencia do clube fosse tratada no seio deste, sendo que se está mesmo decidido a sair, ninguém o pode impedir -, mas dizia, se o Luís Almeida, com mais ou menos... "classe" deixou a equipa da Póvoa, o autocarro é dele e se patrocina outra equipa, é natural que o entregue a essa outra equipa.

Não misturemos as coisas.
A minha admiração, em relação à mensagem da Joana foi apenas porque não sabia do caso.

Mas sabia que um dia que o LA se fosse embora, levava a viatura com ele.

Anónimo disse...

Boa Sr. Madeira, realmente só falta caçar o Bruno Pires!

Ao excelente corredor Bruno Pires, deixo aqui alguns conselhos de precaução. Vale sempre uma palavra feminina e sensata de uma simples adepta!

1º Telemóvel sempre ligado, 24h! e sempre num local com rede!

2º Sempre que te ausentares de casa por mais de 24h, não te esqueças de informar as entidades competentes!

3º Se fores treinar para o Gerês, NUNCA passes para a Serra espanhola de Jurés, podes ser visto na fronteira e vão dizer que foste apanhado a fugir para Espanha! Escolhe estradas mais planas para treinar!

4º Se fores ao alentejo visitar a família, fornece a morada com número de porta, senão o CNAD escolhe a casa que estiver a cair de podre, na tua rua, para dizer que naquela morada não habita ninguém. Ah, e já agora também convém que a tua casa tenha bom aspecto exterior, senão arriscas-te a que digam que vives num barraco!

5º Se fores de férias, informa-te primeiro se tens rede telemovel no local! Escolhe um destino com voos diários de ligação a Portugal! E não pagues antecipadamente a viagem! É que quando mandares o Fax para as entidades a dizer que "de segunda a domingo, encontro-me em tal sítio...", vais receber uma convocatória da Federação para estares presente na sede da FPC, quarta-feira, para prestares declarações. E claro, se não apareceres, arriscas-te a ser "positivo"! E no dia a seguir sai um comunicado para a Lusa (até dava jeito que fosse ainda durante esta Volta a Portugal!)

6º Avisa a tua esposa que, por tempo indeterminado, está proibida de fazer Arroz de Cabidela! Não podes guardar no frigorifico, qualquer tipo de tuppware que possa ser levado para análise,pois demorará no minímo três meses e até lá ficas sob suspeição!*

* Esta é cruel, eu sei!, mas é mesmo assim! Não tenho nada a ver com o que a PJ apanhou ou deixou de apanhar em casa de algum ciclista, porque não sabemos de nada em concreto, só me escandaliza a forma como o assunto foi tratado por certos jornalistas que tratam os ciclistas como "carne para canhão"!

Eu gostava de saber se algum futebolista da nossa praça, se sujeita a isto!!!

Bruno, seja lá qual for o desenrolar desta palhaçada, estamos contigo! Boas Férias e Boa Sorte!

zeberio disse...

hoy estuve en la casa rural que se quedo cabreira y saque alguna foto,para que veais lo bien que esta. señor madeira si te interesan ponte en contacto en mi correo o dime como te las puedo hacer llegar a tu correo

mzmadeira disse...

Claro que quero amigo!

mzmadeira@hotmail.com

e... muchas gracias!