segunda-feira, agosto 11, 2008

II - Etapa 185

ADMIRAÇÃO SEM FIM.
E MUITO, MUITO RESPEITO...

A nova campeã olímpica de fundo é a britânica Nicole Cooke que ontem coroou, muito justamente, sublinhe-se, um percurso que, aos 25 anos, faz dela já uma veterana nisto de títulos...
Mas, com licença...

Quando a Nicole nasceu, já uma menina com quase a idade que ela tem agora (tinha 24 anos) brilhava no mundo do Ciclismo feminino.
Falo da Eterna Jeannie Longo.


Impressionante, a força de vontade, o querer, a capacidade de sofrimento da veteraníssima francesa, nascida, fará daqui a dois meses e meio... 50 anos!
É verdade, 50 anos.

Ontem foi... apenas a 24.ª classificada.
Mas ainda falta a prova de contra-relógio.

Jeannie Longo estreou-se nos Jogos Olímpicos há... 24 anos.
Tinha a Nicole um - acredito - risonho e irrequieto anito de idade. Foi em Los Angeles.

No ano seguinte conseguiu o primeiro dos seus cinco títulos mundiais de fundo, aos quais soma mais quatro, no contra-relógio.

Quanto aos Jogos Olímpicos, estreou-se em 1984 em Los Angeles; esteve em 1988 em Seul; em 1992 em Barcelona (medalha de prata, na corrida de fundo); 1996 em Atlanta (ouro na corrida de fundo e prata no crono); em 2000 em Sydney (bronze, no crono); em 2004 em Atenas... e já "ameaçou" que Londres 2012 ainda não está descartado.

Já cumpriu SETE olímpiadas... francamente não sei se é ou não recorde. E ainda "ameaça" aparecer a chatear as netas das suas primeiras adversárias em 2012.
É de Mulher?

Ah!... Já este ano - sim, este, de 2008 - foi campeã nacional de França, tanto na prova de fundo como no contra-relógio.

Acho que já nem ela sabe quantas vezes o foi.

Curvo-me perante si, madame Longo.

Sem comentários: