domingo, agosto 24, 2008

II - Etapa 215

(Re-editada)

DEI "BARRACA", PEÇO DESCULPA!...
(Até me sinto mal...)


Ontem à noite cheguei a casa fulo, por causa do que tinha "ouvido" no "Diário da Volta", na RTP1, isto quando com um pequeno grupo de amigos estava a jantar, num sítio socegado, é verdade, mas que não deixava de ser um espaço público. Não estou já a desculpar-me, pese embora a re-edição desta etapa seja, só por si, um pedido de desculpa.

"Olha a Volta!», alertou um dos meus amigos e ficámos calados - ok, sempre com uns comentáriozinhos pelo meio - a ver as imagens.

Confesso que ainda não tinha visto o "Diário da Volta" que passa às 23 e qualquer coisa na RTP1, para meu grande azar, ou para azar da minha vesícula, logo ontem tinha que estar ali à frente do receptor de televisão!
É pobrezinho.
Se foi sempre assim, foi pobrezinho.
Eu sei que há um outro, mais alargado, na RTPn, mas nem toda a gente tem acesso à televisão por cabo, logo - digo eu que às vezes digo coisas parvas - o "Jornal" nobre devia ser o que passa no Canal 1, que toda a gente pode ver.
Contudo, arrepio a opinião que ainda ontem, mal chegado a casa - e nem sequer estava longe - me apressei a vir aqui deixar.

Criticava, duramente, o programa e quem o fizera porque "ouvira" coisas incríveis.
"Ouvi" quando o David Blanco vestia a camisola amarela que era a primeira da equipa de Tavira...
E "ouvi" que o Blanco estava perto, muito perto de conseguir a primeira vitória na Volta a Portugal.

Claro que reagi de imediato e ali, no meu grupinho que se juntou para jantar, indignado com "tanta falta de objectividade" e chegado a casa liguei o PC e "bati forte e feio" no programa e em quem o fez... até porque dentro do tal grupo de amigos houve quem me "afrontasse" esgrimindo que, "se eles estão a dizer na televisão é porque é verdade".
Era só para me picar... Mas irritou-me.

Passemos à frente.
Há bocado, quando saí para o cafezinho pós almoço encontrei um dos companheiros do jantar de ontem que mal me viu se riu de uma maneira... provocadora e assim que chegámos perto um do outro atirou-me: "Estive a ler o que escreveste, mas eu tinha a gravar aquilo e tu escreveste tudo ao contrário, que barraca!..."

Ao contrário... como?

Um saltinho a casa dele e, à medida que fui revendo, re-ouvindo, senti-me mal...
Podia, posso desculpar-me com o facto de estar num restaurante e de se terem misturado comentários... mas eu estava redondamente enganado. Vergonha!...

O que se disse no "Diário da Volta", e não há dúvidas, foi que, quando o David Blanco vestia a Camisola Amarela "o vencedor da Volta de 2006 pode dar a primeira vitória final ao Tavira, em 70 anos de Volta".

Eu percebera mal. Ouvira mal... e vim aqui deixar um comentário injusto para todos os profissionais da RTP.

Peço desculpa.

Pronto, a partir daqui não faz mais sentido o que escrevi ontem à noite.
Mantenho apenas que David Blanco é o 5.º Corredor do Tavira a vestir a Camisola Amarela na Volta a Portugal.

O primeiro foi José Henriques, em 1983, quando venceu a primeira etapa da prova, corrida entre o Autódromo do Estoril e o alto de Montejunto, tendo andado de amarelo exactamente oito dias, até ao dia de descanso, nas Termas de Monfortinho;
o segundo foi Peter Petrov, em 1995, depois de uma fuga bem sucedida, à terceira etapa que terminou em Portalegre;
o terceiro foi Pedro Martins, em 2001, à 5.ª etapa, depois de outra longa fuga, numa ligação Tavira-Évora;
o quarto foi Ricardo Mestre há... dois anos, na 6.ª etapa, que terminou em Fafe...

(Ricardo Mestre, Pedro Martins, José Henriques, Peter Petrov e David Blanco)
.
Se daqui a algumas horas o David Blanco confirmar o lugar que ocupa na geral à partida para o crono final, aí sim, será o primeiro triunfo da equipa de Tavira na Geral da Volta a Portugal.

Relembro que o Clube de Ciclismo de Tavira, fundado no dia 31 de Agosto de 1979, cumprirá, para o ano, 30 anos de actividade ininterrupta, o que faz dele o mais antigo clube profissional de ciclismo do Mundo.

Vale a pena recordar aqui o seu mentor, o engenheiro Brito da Mana que, infelizmente, não viveu para assistir a estes momentos...

Renovo as minhas desculpas a todos os profissionais da RTP que estão a fazer a Volta.

1 comentário:

Joana disse...

Os meus parabéns á equipa da RTP, penso que fizeram um bom trabalho. Não excelente, mas um bom trabalho. De destacar o SENHOR Marco Chagas e também gostei de rever o profissionalismo daquele simpático moço Alexandre, que ainda tem muito para dar! Achei particular piada, quando ele fazia questão de pedir a intervenção do Pedro Martins quando este se encontrava a descer (na moto) a alta velocidade, ah, ah espectáculo. Os meus parabéns!

Eu também não vi todos os dias o Resumo da Volta, mas concordo com o Sr. Madeira, achei pobrezinho, não passou de um resumo, só isso. Faltaram aquelas entrevistas curiosas com os ciclistas (recordo-me perfeitamente de uma realizada ao Ricardo Felgueiras, há uns anos atrás!)para conhecermos um pouco melhor os nossos heróis da estrada. Faltaram os apontamentos, as breves (lembram-se dos penteados do Grillo, do ano passado?).

Mas acredito que não o fizeram por falta de espaço de programação, pois a equipa da RTP é fantástica!

Até para o ano!