segunda-feira, julho 10, 2006

143.ª etapa



FALTAM 25 DIAS


É verdade, faltam 25 dias para que a Volta a Portugal, a 68.ª, arranque do solarengo Algarve rumo a Castelo Branco, onde os corredores chegarão, a conta-gotas (a última etapa é um
crono individual), no dia 15 de Agosto, feriado nacional.

A conta-gotas também se foram sabendo uma ou outra novidade e, a 25 dias das primeiras pedaladas, a prova ainda nem foi apresentada. Nem a Volta a Portugal do Futuro, que começa dentro de… 15 dias. Mas na próxima 6.ª feira, dia 14, lá pelas quatro e meia da tarde tudo se saberá… oficialmente.

Entretanto, alguns detalhes já são do conhecimento público. Como os locais de partida e chegada. Matéria que interessou desde cedo a um dos jornais desportivos, por isso teve de ir à sua procura, e depois mereceu a divulgação oficiosa por parte de um outro jornal desportivo (falta aqui um, não falta?). Por isso, Beja, Lisboa, Ansião, Viseu, São João da Madeira, Gondomar, Felgueiras, Santo Tirso, Fafe, Celorico e Mondim de Basto, Favaios, Guarda, Gouveia, Fundão e Idanha-a-Nova são localidades que já se sabe acolherão o
grande circo. Quem gosta de ciclismo e possa, na altura, estar livre para ver a festa, vai assinalando datas na sua agenda. Porque sendo, como é, uma grande festa, o público quer participar.

Já se sabe também que o pelotão tem, para já, 17 equipas confirmadas, mas pelas palavras do director-técnico da prova, ainda pode ser que este leque seja alargado. Era bom, por exemplo – e apesar de tudo – que se confirmasse a vinda da Astaná-Würth. É que nos dois últimos anos os portugueses não tiveram a oportunidade de ver correr Sérgio Paulinho. E gostávamos.


Quanto às equipas já asseguradas, para além das 10 portuguesas, são: a britânica Barloworld - que venceu o ano passado, com Vladimir Efimkin e este ano traz o português Hugo Sabido -, as italianas Lampre e Cheramica Flamínio e as espanholas Andalucia, Relax, Kaiku e Comunitat Valenciana.

Sem comentários: