segunda-feira, julho 17, 2006

155.ª etapa



VÁ LÁ, ACERTARAM NO NOME DE... AGOSTINHO



O Telejornal da nossa RTP decidiu dedicar um minuto do seu tempo ao ciclismo. O motivo justificava-o, mas jamais pensei que se somassem tantas... imprecisões em tão curto espaço de tempo. É evidente que sei que um erro qualquer um comete. Dois... vá lá... Tantos num minuto deixou-me de sobrolho franzido.

Sei que a "gralha" é a mais fiel companheira do jornalista e que, apesar de serem vários os olhos que olham para uma peça, de vez em quando lá está ela, arreliadora. E constrangente, na maior parte das vezes.

Mas o que vi não foi uma gralha.
Os erros sucederam-se e eu ia ficando de boca cada vez mais aberta.

O motivo da reportagem foi a pré-inauguração da placa que, na 14.ª curva do Alpe d'Huez, perpectuará a memória do único português que venceu lá no alto. Até hoje, pelo menos. Falo do imortal Joaquim Agostinho.

O garfo ficou a meio caminho, entre o prato e a boca, para não perder nem um fotograma, e logo deixei abrir um sorriso ao ver o meu caríssimo amigo Guita Júnior a falar, quando no oráculo aparecia o nome de... Leonel Miranda! Depois falou o Leonel Miranda... sem ser identificado. Enganaram-se, pensei. Bérnard Hinault também falou e não foi identificado e depois foi Francisco Araújo, o fiel mecânico do campeoníssimo corredor português a não merecer também identificação, mas o meu queixo caiu ao prato quando, muito emocionado, o meu querido Bruno Santos mal conseguiu dizer palavra ao mesmo tempo que o malvado oráculo o "apelidava" de... Francisco Araújo.

Caramba!... Se quem tinha a responsabilidade de sobrepôr os oráculos não conhecia as caras, não podia ter perguntado a alguém na redacção que o ajudasse?

Vá lá... acertaram no nome do homenageado. Nem quero acreditar que só não se enganaram por o nome estar gravado ma pedra que recordará aos vindouros que Joaquim Agostinho é um dos poucos (21 apenas) corredores que foram o primeiro a cortar a meta numa das subidas mais emblemáticas do Tour e do ciclismo mundial.

-------------

Meia hora depois, no Jornal das 9, na rtpN, algumas coisas foram mudadas. O "Xico" Araújo já foi identificado, o Leonel Miranda e o Bruno Santos também. Todos os outros - as imagens foram as mesmíssimas - apareceram sem identificação. Eu sei que foram o Guita Júnior e o Bérnard Hinault, mas a maioria das pessoas saberá? E quantos viram a reportagem na RTP1 e na rtpN ?

Sem comentários: