quarta-feira, julho 19, 2006

160.ª etapa



ELIMINADOS... OU NÃO?



Este tema já me mereceu um outro artigo, exactamente no dia do tal "avanço" de meia hora que o pelotão resolveu dar ao grupo de fugitivos. Hoje voltou a acontecer que, grande parte do pelotão, 78 corredores, para ser preciso, chegou à meta depois da hora, já com a percentagem de tolerância dada pelo regulamento.

Mas, talvez por ter sido lido de revés, o regulamento foi mal interpretado e li quem tenha sustentado o seu "desejo" de ver todos estes corredores eliminados porque... 20% dos corredores que alinharam à partida cortaram a meta dentro do controlo.

Errado. O que a alínea de excepção diz é que se o grupo de atrasados for maior do que 20% dos corredores que alinharam à partida, o grupo escapa ileso à eliminação. O que, repito, com 78 corredores envolvidos - dos 152 que iniciaram a etapa - "encaixa" perfeitamente (eram mais de 50% do pelotão, à partida) no regulamentado.

Se está certo ou não, não discuto. Está no regulamento. E os corredores, e os seus directores-desportivos, já sabem que, com 150 corredores à partida... os últimos 31 "salvam-se" sempre. Cheguem lá quando chegarem.

E para pedir a eliminação dos atrasados numa etapa com as dificuldades da de hoje... o que fazer então em relação ao dia em que, numa etapa de dificuldade com coeficiente 1, TODA a gente chegou fora de controlo, com as excepção dos 5 ou 6 da frente? Irradiálos?

Sem comentários: