terça-feira, julho 18, 2006

157.ª etapa



O "DIGEST" DA TEMPORADA... ATÉ À VOLTA



E pronto, depois de realizadas as duas Clássicas, este fim-de-semana, a seguir é… a VOLTA.

Antes de mais, uma nota bastante positiva para a garra mostrada pela LA Alumínios-Liberty que dominou, quase como quis, as duas corridas e, num
“sprint”, colocou-se como a segunda equipa mais ganhadora da temporada.

E é de estatísticas que venho falar. Só números, que têm a força que têm, mas são os únicos que não estão sujeitos a argumentações académicas. Foi assim a temporada, até à Volta a Portugal.

* Corredores mais ganhadores: Pedro Cardoso (Maia-Milaneza) e Sérgio Ribeiro (Barbot-Halcón), com a vantagem para o barcelense porque dos 5 triunfos (os mesmos que Sérgio Ribeiro) 2 foram em classificações finais de corridas por etapas (contra 1 do corredor da Barbot que, no entanto, ganhou uma corrida de 1 dia). Ambos venceram 3 etapas.

* Bruno Pires (Maia-Milaneza) conquistou 4 triunfos: 1 à geral, 1 numa prova de 1 dia (Campeonato Nacional) mais 2 etapas.
* Tiago Machado (Carvalhelhos-Boavista) é o quarto mais ganhador com 3 vitórias (2 à geral, em provas por etapas e 1 numa prova de um dia, nos Nacionais).
* Danail Petrov (Maia-Milaneza) tem também 3 vitórias, mas só 1 à geral, à qual soma 1 em corridas de 1 dia e a vitória numa etapa.
* Jordi Grau (LA Alumínios-Liberty), João Cabreira (Maia-Milaneza) e Krassimir Vassilev (DUJA-Tavira) são os outros três corredores que lograram vencer provas por etapas.

Em termos de presenças nos pódios (1.º, 2.º ou 3.º nas gerais individuais, corridas de um dia, etapas ou como vencedores dos prémios por pontos, metas volantes e montanha) temos:

* Sérgio Ribeiro (Barbot-Halcón) com 19 presenças no pódio, seguindo-se-lhe: Pedro Cardoso (Maia-Milaneza), 11; Tiago Machado (Carvalhelhos-Boavista), 9; Rui Sousa (LA Alumínios-Liberty), 8; Bruno Neves e Cláudio Faria (Madeinox-Bric) e Pedro Soeiro (Riberalves-Alcobaça), todos com 7, sendo que o matosinhense esteve no pódio, uma vez por ter ganho uma etapa na Volta ao Estado de S. Paulo (Brasil), outra por ter sido 3.º noutra etapa e mais 2 por ter sido 3.º em etapas da Volta à Extremadura (Espanha).

Por equipas, a mais vencedora da temporada foi a Maia-Milaneza, com 17 triunfos (e 33 presenças no pódio, juntando vencedores, 2.ºs e 3.ºs nas classificações à geral, em corridas por etapas, mais os 1.ºs, 2.ºs e 3.ºs em corridas de 1 dia e em etapas, mais por ter vencido as classificações por pontos, metas volantes e montanha); em segundo lugar vem a LA Alumínios-Liberty, com 10 triunfos e as mesmas 33 presenças no pódio; depois a Barbot-Halcón, com 7 vitórias e 27 pódios, tantos como a Madeinox-Bric só somou 3 triunfos. A Carvalhelhos-Boavista, com 5 triunfos está no 4.º lugar, no que respeita a vitórias, mas tem menos 1 lugar no pódio em relação à turma de Canelas. A 5.ª equipa mais vitoriosa é a Riberalves-Alcobaça com 4 triunfos e 16 presenças no pódio.

Todas as equipas têm, pelo menos 1 vitória sendo que as conseguidas pelo Vitória-ASC e pela Paredes-Rota dos Móveis-Beira Tâmega respeitam a 1 vitória, cada uma, em etapas.

Há 27 corredores com, pelo menos, uma vitória, esta temporada, e mais 41 que também, pelo menos uma vez, subiram ao pódio.

Finalmente, em termos de vitórias colectivas em provas (por etapas ou de 1 dia), Carvalhelhos-Boavista e LA Alumínios-Liberty triunfaram 4 vezes cada uma, a Madeinox-Bric, 2 e a Maia-Milaneza, Imoholding-Loulé, DUJA-Tavira e Barbot-Halcón, uma vez cada.


Como disse, são números e valem o que valem. Não deixam, contudo, de ser uma referência quando agora já todos pensam apenas na Volta a Portugal.

Sem comentários: