[Acordo Ortográfico] # SOU FRONTALMENTE CONTRA! (como dizia uma das mais emblemáticas actrizes portuguesas, já com 73 anos, "quem não sabe escrever Português... aprenda!») PORTUGUÊS DE PORTUGAL! NÃO ESCREVEREI, NUNCA, NUNCA, DE OUTRA FORMA!
sexta-feira, julho 14, 2006
152.ª etapa
DE PORTIMÃO A VISEU
Portimão-Beja, 186,5 km
Arraiolos-Lisboa, 180,6 km
Ansião-Viseu, 170,7 km
A Volta deste ano só tem 3 etapas com mais de 180 km, e duas delas acontecem nos primeiros 3 dias.
Já agora, e deixando de fora os 3 cronos disputados esta temporada (dois deles, os nacionais de sub-23 e elite), os dois contra-relógios por equipas e o crono por séries, na Volta a Trás-os-Montes, o pelotão tem 57 dias de corrida, com a etapa maior a ser a 1.ª da Volta ao Distrito de Santarém – a única que ultrapassou os 200 km – e a mais pequena, o 2.º sector da Volta ao Sotavento Algarvio e a média, por etapa é, neste momento, de 145 km. Na Volta, só a ligação Gouveia-Fundão fica abaixo desta fasquia. Para além do contra-relógio, claro.
A 1.ª etapa da Volta é a 2.ª mais longa da prova. De Portimão a Beja há que vencer a Serra do Caldeirão – 1.ª contagem para o prémio da Montanha, no Barranco do Velho – e atravessar o escaldante Baixo Alentejo. Lagoa, Guia, Loulé (MV), Almodôvar (MV) e Castro Verde (MV) verão passar o pelotão, até que a cidade de Pax Júlia o acolha, no final do 1.º dia.
A segunda tirada traz a caravana até Lisboa. De Arraiolos passa-se por Pavia, Mora (MV), Porto Alto, Vila Franca de Xira (MV), Alverca – a minha hipótese de ver os corredores – Cabo de Vialonga, Loures, alto de Montemor (PM), Caneças (MV), Queluz, Linda-a-Pastora, Cruz Quebrada e, depois sempre pela Marginal até à Praça do Império, em Belém. Uma parte final, entre Loures e Queluz, a justificar alguma atenção.
Depois, temos a viragem a Norte, onde o resto da prova vai desenrolar-se.
No terceiro dia, até Poiares (MV) as coisas ainda serão relativamente fáceis, mas é a partir da aproximação ao Rio Mondego (antes há a meta volante em Espariz) que a montanha vai aparecer, sucedendo-se três contagens de 4.ª categoria – com a meta volante de Nelas a anteceder a última – que podem fazer com que o pelotão não chegue inteiro à cidade de Viriato.
Nestes primeiros 3 dias há 5 contagens para o Prémio da Montanha (PM).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário