sexta-feira, julho 14, 2006

152.ª etapa


DE PORTIMÃO A VISEU



Portimão-Beja, 186,5 km
Arraiolos-Lisboa, 180,6 km
Ansião-Viseu, 170,7 km

A Volta deste ano só tem 3 etapas com mais de 180 km, e duas delas acontecem nos primeiros 3 dias.

Já agora, e deixando de fora os 3
cronos disputados esta temporada (dois deles, os nacionais de sub-23 e elite), os dois contra-relógios por equipas e o crono por séries, na Volta a Trás-os-Montes, o pelotão tem 57 dias de corrida, com a etapa maior a ser a 1.ª da Volta ao Distrito de Santarém – a única que ultrapassou os 200 km – e a mais pequena, o 2.º sector da Volta ao Sotavento Algarvio e a média, por etapa é, neste momento, de 145 km. Na Volta, só a ligação Gouveia-Fundão fica abaixo desta fasquia. Para além do contra-relógio, claro.

A 1.ª etapa da Volta é a 2.ª mais longa da prova. De Portimão a Beja há que vencer a Serra do Caldeirão – 1.ª contagem para o prémio da Montanha, no Barranco do Velho – e atravessar o escaldante Baixo Alentejo. Lagoa, Guia, Loulé (MV), Almodôvar (MV) e Castro Verde (MV) verão passar o pelotão, até que a cidade de
Pax Júlia o acolha, no final do 1.º dia.

A segunda tirada traz a caravana até Lisboa. De Arraiolos passa-se por Pavia, Mora (MV), Porto Alto, Vila Franca de Xira (MV), Alverca – a minha hipótese de ver os corredores – Cabo de Vialonga, Loures, alto de Montemor (PM), Caneças (MV), Queluz, Linda-a-Pastora, Cruz Quebrada e, depois sempre pela Marginal até à Praça do Império, em Belém. Uma parte final, entre Loures e Queluz, a justificar alguma atenção.

Depois, temos a viragem a Norte, onde o resto da prova vai desenrolar-se.
No terceiro dia, até Poiares (MV) as coisas ainda serão relativamente fáceis, mas é a partir da aproximação ao Rio Mondego (antes há a meta volante em Espariz) que a montanha vai aparecer, sucedendo-se três contagens de 4.ª categoria – com a meta volante de Nelas a anteceder a última – que podem fazer com que o pelotão não chegue inteiro à cidade de Viriato.

Nestes primeiros 3 dias há 5 contagens para o Prémio da Montanha (PM).

Sem comentários: