quinta-feira, julho 20, 2006

162.ª etapa



PREVALECEU O BOM SENSO



Nada transpirou cá para fora, e provavelmente ninguém o irá confirmar, mas é verdade, sim senhor, que existiu um movimento entre as equipas portuguesas - ou alguns responsáveis de algumas equipas portuguesas, para ser menos impreciso - no sentido de, pelo menos e aligeirando a "coisa", questionar a presença da Comunitat Valenciana na próxima Volta a Portugal.

Procuro e não encontro uma explicação que sustente esta posição de alguns responsáveis por equipas portuguesas. "Eliminar" adversários antes da partida? Mas, na verdade, e dentro do que sei, essas equipas até podem sonhar com a vitória numa Volta, mas ficarão por isso. Pelo menos este ano. Tal como há já muitos anos disso não passam.

Que motivação, então, terá levado essas pessoas a "criarem" um caso? Isso não sei. Por enquanto.

Ainda antes de a "coisa" transparecer para o conhecimento de alguns, fora do meio, a maioria dos responsáveis pelas equipas portuguesas tomou uma posição contrária ao "veto" da formação alicantina. Os argumentos foram os que todos os de boa vontade esgrimem: sem haver uma decisão judicial, clara e inequívoca, prevalece a presunsão de inocência. Não há motivo para uma tomada de posição desse género.

Entretanto, a iniciativa "morria na casca". Não transpirará para a opinião publica qualquer indício desse... "movimento" e a Comunitat Valenciana vai estar presente na Volta.

Mas...

Mas, a propósito deste tema houve quem, demonstrando a sensibilidade de um elefante numa loja de porcelanas, não tenha sido capaz de evitar acusações extremamente graves que, quer se queira quer não, atingem de forma bem profunda TODAS as equipas nacionais. O que foi dito não tem hipóteses de ser emendado. Está dito: "Falta às equipas nacionais legitimidade para vetarem a participação da formação espanhola porque têm telhados de vidro".

Eu sei que não foram exactamente estas as palavras usadas, mas foi isto o que a pessoa em causa disse.
Não especificando, pôs todas as equipas no mesmo saco.

Não fora o descrédito total - cada um diz uma barbaridade mais bárbara que o antecedente - do "sítio" que já é impossível levar a sério, a personagem teria de responder pela acusação que deixou bem explicita naquilo que escreveu.
Aparentemente sabe de casos - que serão graves - concretos.
Se este irresponsável não me tivesse "banido" do sítio - "porque causava mau ambiente" -, questioná-lo-ia directamente sobre o que é que sabe em relação a practicas eventualmente ilegítimas no seio das equipas portuguesas e no que diz respeito a "doping" - que é disso que estamos a falar -, mas o desafio fica no ar.
Se sabe de alguma coisa, que o diga. Ou então que se cale para sempre.

Mas "aquilo" - o "sítio" - é de tal forma imprescindível para alimentar certas vaidades pessoais que a próxima vez que anunciarem o seu fim será apenas a enéssima vez.
E nunca vai fechar porque a besta criou "figurinhas" que já não sabem viver sem ela.

Sem comentários: