sexta-feira, julho 14, 2006

150.ª etapa



DE FAVAIOS A CASTELO BRANCO


Favaios-Guarda, 166,4 km
Gouveia-Fundão, 144,1 km
Idanha-C. Branco (CRI), 39,6 km

Se a Sr.ª da Graça não tiver deixado nada ainda definido, as três etapas finais se encarregarão de por cada um no seu lugar.
A ligação Favaios Guarda, que terá uma contagem para o prémio da montanha, de 2.ª Cat., logo ao km 23,6 levará o pelotão a transpor a região do Alto Douro com passagens por Carrazeda de Ansiães (MV), Barragem do Pocinho, Vila Nova de Foz Côa (MV) e, depois de passarem ao lado de Celorico da Beira ainda há nova meta volante em Lageosa do Mondego para, praticamente aí, se começar a subir para a meta, na cidade dos 4
“efes” – Forte, Fiel, Fria e Formosa. Mas a subida em si só é contabilizada à falta de 15,4 km do risco final, espaço esse no qual é preciso vencer um desnível de 528 metros. Os derradeiros 2200 metros têm um pendente médio de 5% e os últimos 400 metros de 8%.

E chega a etapa da Serra da Estrela.
Duas contagens apenas, para o prémio da montanha e metas volantes em São Romão, Manteigas e Orjais. É, como já referi noutro artigo, uma etapa para o espectáculo, mas pode vir a revelar-se insuportavelmente falha de competitividade, no que aos homens da frente diz respeito. O que é uma pena, todos estarão de acordo. Quase que diria que, fazê-la no sentido inverso seria muito mais interessante.

Finalmente… temos o
crono final. Passará por ele a decisão quanto ao vencedor? A ver vamos. Tirando os nacionais, onde o crono para as elites teve sensivelmente a mesma distância, o único outro contra-relógio a que o pelotão foi submetido, este ano, foi o da Volta ao Distrito de Santarém que teve… 18 km. Algo se está a passar que não está certo e, sinceramente, espero que, quem de direito não seja “obrigado” a “aconselhar” as organizações de corridas a incluírem um crono nas suas provas de 5 dias. Claro que os especialistas não precisam tanto de treinar ou testarem-se todos os meses, mas aqueles corredores que andam ali na “fronteira” bem que mereciam não partir de Idanha completamente às escuras, sem saberem o que podem valer. E pode acontecer que seja mesmo alguém dentro deste espectro, e que esteja a lutar para a vitória final, a ter de pagar por falta de rodagem na especialidade da luta contra o relógio.

Sem comentários: