sexta-feira, julho 28, 2006

174.ª etapa



NÃO É IMPLICAÇÃO MINHA!...



Já sei que um grande amigo meu, mal leia isto, me vai ligar a "dar-me nas orelhas" porque, de facto, até parece implicação minha. Mas não vou deixar de deixar a minha opinião só por causa disso.

Leio, num dos desportivos de hoje, um artigo de opinião no qual, tendo por base os últimos acontecimentos - falo do "caso Landis" - escreve o articulista: «Tal como havia feito quando da Operação Puerto..., o melhor era o ciclismo parar por uns tempos.»

A modalidade vive, é certo, um momento atribulado. Não posso deixar de concordar, mas fiquei verdadeiramente chateado comigo próprio porque, comprador viciado de jornais, terei deixado escapar o correspondente desabafo em relação ao futebol. E já deitei os jornais com mais de 8 dias para o lixo.

É que, estou certo, quem aponta o encerramento do ciclismo como forma de o "endireitar" terá, concerteza, escrito o mesmo em relação ao futebol depois dos casos Mateus - com conselheiros que não votam hoje porque são filhos de directores, mas voltam para votar oito dias depois porque o pai já se demitiu; com juízes que se demitem e depois voltam; com juízes que se demitem para deixar de haver quórum e com os primeiros juízes que se tinham demitido a voltarem agora que estão em maioria -, CalcioCaos - com resultados combinados; campeões que deixam de ser campeões e são despromovidos de divisão; outras equipas que são despromovidas mas depois voltam a ser readmitidas - caso do doping de Nuno Assis, mais recente - com ataques ao CNAD e com o Governo a vir em defesa desta instituição, desautorizando os órgão federativos competentes -, mas de outros como o de Abel Xavier - que, ao contrário do que acontece com os ciclistas, mesmo tendo sido provado que usara um produto proíbido, teve direito a páginas inteiras nos jornais para justificar a sua pretensa inocência -... isto já para não falar do Apito Dourado.

Se calhar este articulista até defendeu, na altura, que o futebol devia parar para pensar... eu é que, estúpido, devo ter deixado passar esse artigo e deitei fora o jornal.

Ah!... como estou arrependido da minha distracção!

3 comentários:

Jorge-Vieira disse...

Caro amigo Madeira:

Antes de mais retribuo aquele abraço, e mais uma vez faço votos para que retorne o mais rapidamente aos seus escritos para o jornal "A Bola".
Quando refere que estamos aqui num lugar publico a debater um problema que se abate neste momento no ciclismo, sim é verdade, e também sei que somos poucos, mas pode ser que alguns dirigentes e não só ligados à modalidade tirem daqui algumas ideias para melhorar a modalidade.
Quanto ao que escreveu aqui, nesta etapa, só posso discordar da pessoa que escreveu isso para um jornal desportivo diário, a caso de exemplo:
Não se imagina que o futebol em Itália acabe por uns tempos para "limpar" a onda de resultados combinados;
Não se imagina que o futebol aqui em Portugal acabe por uns tempos para "limpar" o caso de doping do Nuno Assis ou mesmo para resolver o caso Mateus e os clubes envolvidos (Gil vicente, Belenenses...)
Não se imagina que a nossa Seleção Nacional de Futebol acabe por uns anos, por causa do Abel Xavier...
Não se imagina que este ano a Volta a Portugal não se efectuasse devido aos casos que surgiram no final da Volta do ano passado com ciclistas da equipa do Vitor Gamito... e muitos mais casos que se podiam enumerar.
Decerto senhor em causa que publicou o artigo (eu não li o jornal nem o artigo em questão), não deve ter um conhecimento tão aprofundado do ciclismo, pois não dizia uma "barbaridade" daquelas. Isto quando nós sabemos que o ciclismo é a modalidade do Povo, é a modalidade que vive da imagem, é a modalidade que vive daquilo que passa na TV......
Vamos lá imaginar que o ciclismo acabava mesmo por uns tempos, já pensou o que seria o mês de Agosto sem a Volta a Portugal? Se já se faz alarido por não existir uma chegada no Alto da Torre, imagine-se o que seria 3 ou 4 meses de Agosto sem ciclismo à espera de uma limpeza???? Já imaginou... decerto não... nem eu:
O que seria um mês de Julho sem um Tour... a maior corrida de bicicletas à face do planeta, sendo a unica coisa que lhe faz frente é um Campeonato do Mundo de Futebol em termos de popularidade.... já imaginou, decerto não. Nem eu, e nem quero imaginar.

Penso que as medidas podem e devem ser tomadas sem proceder a um acto tão radical e impensável, e existem muitas formas de combater o doping no desporto, deixo aqui algumas, desde que seja mesmo provado a utilização de produtos proibidos e não sejam produzidos pelo organismo humano:
- Atleta apanhado com produtos dopantes - irradiação do ciclismo e multas pesadas
-Equipas com dirigentes e medicos envolvidos - irradiação e multas pesadas
Patrocinadores idem aspas aspas

Não quero com isto dizer que as penas agora não sejam pesadas, mas caramba um dois anos de suspensaão não é a mesma coisa que ficar impedido de praticar a modalidade.

mzmadeira disse...

Duas notas, amigo Jorge Vieira...

Ter-lhe-á surgido "ao correr da pena" como se diz, mas a verdade é que não aconteceu nada com corredores da equipa de Alcobaça... é verdade que foi aberta uma investigação (antes da Volta) mas tudo acabou justificado no local próprio e nda consta do "cadastro" dos corredores dessa equipa nem nos outros de outras equipas com a excepção de um que foi penalizado com um castigo que iria para além da data que ele já previra para o "arrumar" da bicicleta e, por isso, apenas resultou num fim de carreira antecipado.
Que isto fique claro.

Quanto à última parte da sua mensagem... está neste momento a dicutir-se num outro espaço tudo o que anda à volta de doping ou de práticas ilegais que, não sendo doping, também são proíbidas...

Acho que o Jorge Vieira poderia engrandecer a discussão - sem polémicas - que está a acontecer no www.pedaladas.info

Sou um mero utilizador mas creio que o posso convidar para esta discussão neste sítio.

De resto, eu sei que muita gente, goste ou não de ciclismo, se terá sentido enxovalhada por aquele artigo, pese embora eu conheça o articulista e o saiba amante da modalidade também.

O que eu quero vincar neste artigo é que, deixou de haver dúvidas, há dois pesos e duas medidas. No que respeita ao ciclismo é "fechar"... quanto ao futebol... é assobiar para o lado fazendo de conta que não aconteceu nada. Como se fossemos todos estúpidos...

Essa a minha amargura. De resto, vamos continuar a discutir o ciclismo. E se há doping no ciclismo, não enterremos a cabeça na areia: discutâ-mo-lo. Há quem lé este espaço (e outros)? Há sim senhor. E se quiserem entrar na discussão... ainda melhor.

Um grande e forte abraço do

MzM

Jorge-Vieira disse...

Viva amigo Madeira:

A situação que refere dos corredores da equipa do Vitor Gamito, eu já sabia que eles não tinham nada, usei aquilo a titulo de exemplo, para ilustrar aquilo que sentia por terem escrito que o melhor era acabar com a modalidade por uns tempos para existir uma "limpeza".
Passado uns tempos li no jornal "A Bola" que efectivamente tudo tinha sido esclarecido e os corredores em causa não tinham qualquer castigo, podendo competir nas provas que se seguiam.
Quanto ao convite, agardeço desde já, já era um espaço que conhecia, embora não esteja registado, mas de vez em quando vou lá dar uma espreitadela.
Um abraço,

Jorge Vieira