sexta-feira, junho 01, 2007

567.ª etapa


DÚVIDA ATROZ...

Sou, todos o sabem, um jornalista que há muito anda no Ciclismo.
Que assume esta paixão.
Que julgava que me podia expressar livremente.
Mas sou um homem, antes de ser jornalista.
Que comete erros, mas que os assume.
Jamais fugirei da(s) culpa(s) que tiver.
De cabeça erguida, como ainda posso andar, dou a mão à palmatória de cada vez que não for capaz/não souber, ser justo.

Agora...
como posso eu apontar o dedo, porque posso apontar - aqui, neste espaço, posso! -, àquilo que etiqueto de erro primário que hoje vi num dos "desportivos" que, como "antetítulo" à notícia sobre a participação do Benfica na Volta à Baviera, escreveu... RUNDFAHART, se no MEU (não me descartem já... ainda não morri!) há uns dias atrás se escreveu que a etapa de amanhã será... EINZELZEITFAHAREN Rothenburg ob der Tauber?
Seria honesto se apontasse o dedo a um erro... e fingisse que não via o outro?
Rundfahart quer dizer... Volta!
Volta.

Por isso os que, sabendo alemão (que não é o meu caso... mas há ferramentas de tradução na Internet), hoje viram o primeiro, leram como antetítulo daquela notícia: VOLTA.

Como leram, concerteza, o seguinte, no MEU jornal:
Contra-relógio-individual Rothenburg ob der Tauber (CRI), não sei quantos quilómetros.

É o que quer dizer, em português, o Einzelzeitfaharen...
Se há alguma coisa que marca a minha carreira, é o trinómio: objectividade, verdade, honestidade! Podem procurar, até nas "breves" se alguma vez fugi a isto.

1 comentário:

RuiQ disse...

Penso que qualquer jornalista que queira escrever sobre ciclismo terá de saber um significado de "Giro", "Tour", "Vuelta", "Rundfahart", etc, mesmo que não perceba as línguas dessas palavras.

Enfim, é o que temos em serviço neste país.

Cumprimentos,
Rui