segunda-feira, junho 18, 2007

591.ª etapa


MITSUBISHI “OBRIGOU” A REMODULAR
O TROFÉU JOAQUIM AGOSTINHO


A inesperada perda de uns dos principais patrocinadores obrigou a Organização do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras/Troféu Joaquim Agostinho, à anulação da chegada a Montelavar.
Assim, a 3.ª etapa, a disputar no dia 14 do próximo mês, saindo, como estava previsto, de Manique do Intendente (Azambuja), terá a meta em Torres Vedras. A quilometragem total ainda não estará definida até porque no sítio oficial da prova o “rutómetro” só vai até à Malveira, onde se cumprirão os primeiros 72,1 km. Inicialmente, esta jornada tinha 173 km pelo que os derradeiros 100 terão que ser traçados de novo, logicamente, na zona que vai da Malveira a Torres.

As restantes etapas são as já divulgadas:
Dia 11 – Prólogo – Matacães-Ereira/Maxial (cri), 8 km
Dia 12 – 1.ª etapa – Carvoeira-A dos Cunhados, 165 km
Dia 13 – 2.ª etapa – Sobral Monte Agraço-alto de Montejunto, 152,3 km
Dia 14 – 3.ª etapa – Manique do Intendente-Torres Vedras, (ainda por definir)
Dia 15 – 4.ª etapa – Circuito de Torres Vedras, 99 km


Como desde 1984, o dorsal número 1 não sairá para a estrada.
Recordo que estava, nesse ano, prevista a primeira participação de Joaquim Agostinho no então ainda Grande Prémio de Torres Vedras, estando-lhe reservado, é evidente, o dorsal n.º 1. Mas o acidente sofrido a 29 de Abril, na Quarteira, na Volta ao Algarve, que antecedeu a tragédia da sua morte, a 10 de Maio, levou a que a corrida fosse reduzida (aconteceu apenas um mini-prémio) e que, a partir daí, nunca mais ninguém usasse o dorsal n.º 1.

Este só aparece no último dia, colocado na tradicional coroa de louros que o vencedor da corrida sempre depõe junto ao monumento que perpectua a memória do grande campeão no Campo de São Pedro, em Torres Vedras.

Sem comentários: