sábado, junho 02, 2007

570.ª etapa


JÁ QUE TEREI QUE IR PARA O INFERNO!...

Desculpem lá, mas não resisto!
Ainda por cima, a uma deste calibre não consigo. A tentação é demasiada.
Sei que vou engrossando o pelotão de descontentes... mas, já que quando morrer terei que ir para o inferno... aqui fica a última "pérola".

Segundo a edição de hoje de um "desportivo" lisboeta (não, não é A BOLA), a etapa de ontem, naquela corrida na Alemanha onde se encontra a competir o Benfica, foi disputada entre...

Baviera e Volta [sic]!!!
Parece que o Zabel também ganhou esta, "entalando" o Javier Benitez.

3 comentários:

Antonio Dias disse...

A propósito do teu jornal, hoje, duas páginas a toda a largura do papel sobre ciclismo, num diálogo com Pat McQuaid. Coisa pouco vista. Os leitores agradecem, digo eu.

mzmadeira disse...

Quem se interessa pelo fenómeno Ciclismo agradece, com certeza.
E A BOLA há muito que habituou os seus leitores a estar em cima do acontecimento.
Essa entrevista foi feita quando o senhor Patrick McQuaid esteve na Anadia, quando da apresentação do projecto do Velódromo Nacional.
Os outros não aproveitaram a oportunidade...

mzmadeira disse...

Mas, a propósito deste artigo... que já vem na sequência de um outro...

Sempre ouvi dizer que quem não é capaz de se rir de si próprio, principalmente quando apanhado em situações mais ou menos... embaraçosas, o que significa que se leva demasiado a sério e põe de lado a possibilidade de alguma vez se enganar, não é pessoa de confiança.

Foi nesse espírito que chamei a atenção para o facto de - e aconteceu nos três "desportivos" - o alemão não ser, de facto, um idioma com o qual se esteja à vontade. É que, para além do jornalista que escreve, há depois o editor, o revisor, o responsável pelo fecho do jornal...

É evidente que a percentagem da responsabilidade vai diminuindo na proporção directa da credibilidade que quem vem no patamar anterior.

Se é um especialista em Ciclismo que escreve mal uma expressão própria do ciclismo, dificilmente o editor - a não ser que também esteja dentro do assunto - o porá em causa.
E se a página desce à revisão chancelada pelo editor... o revisor também facilita. E se já passou por aquela gente toda, os responsáveis pelo fecho também dificilmente (a não ser outra vez no caso de estarem familiarizados...) pararão sbre aquele título, ou aquele quadro de etapas.

Mas até isso me levaram a mal.
Aliás, o JOGO insistiu no antetítulo VOLTA até quase ao fim.
É que, se Tour, Vuelta ou Giro dispensa, naturalmente as expressões Volta a França, Volta a Itália ou Volta a Espanha, não me parece que este "Rundfahrt" seja, só por si suficiente para identificar a Volta... à Bavária.

Voltas há muitas.

Aliás, os mais familiarizados com o que se passa aqui ao lado, em Espanha, devem saber que ali há uma VOLTA que não precisa de mais nada para ser reconhecida.

A Volta é... a Volta à Catalunha. E a ortografia catalã separa-a das muitas "vueltas" que há no território espanhol, sendo que A Vuelta... é a Volta a Espanha. Todas as outras obrigam a... "apelido". Vuelta a Andalucia, Vuelta a Múrcia, Vuelta a CastillayLeón, Vuelta a Astúrias, Vuelta a Burgos, Vuelta a Extremadura, Vuelta a Aragão, Vuelta ao Pais Basco...

E em nenhuma destas corridas nenhum jornal português se atreveria a, por a notícia ir a uma coluna, como entetítulo por simplesmente... VUELTA.

Mas a minha chamada de atenção era mesmo mais numa de brincadeira. Até porque sei da minha dimensão. Quem sou eu para estar a papaguear palpites...