segunda-feira, junho 11, 2007

583.ª etapa


E AGORA... FICAM COM O "SEGREDO" NAS MÃOS

Outra questão agora em plena “ordem do Dia”…
Quando será que as organizações de corridas em Portugal – principalmente a PAD – percebem que não ganham nada, antes pelo contrário, em “esconder” o que não faz sentido ser escondido? Como o percurso da Volta a Portugal.
E repito-me: porquê? Porquê?

É que não acontece em mais lado nenhum do Mundo. E, se de facto queremos que a Volta seja mesmo encarada como a QUARTA GRANDE, então menos explicável o é ainda.

Por acaso procurei – e não encontrei – nos regulamentos mas creio ser algo tacitamente aceite: às equipas é fornecido o traçado até, na pior das hipóteses, dois meses antes da prova.
Claro que, nesse espaço de tempo ainda se aceita uma ou outra alteração de pormenor, só que isso acontece com todas as corridas. Ou acham que o Tour, que é apresentado OITO meses antes, ou a Vuelta que é apresentada quase DEZ MESES ANTES já têm todos os pormenores acertados? Eu digo que não…

Depois, acontece isto que, aliás, vem a acontecer desde há vários anos… alguém se antecipa. E, pela primeira vez, desta feita não foi A BOLA!...

Já protagonizei este “filme” antes e tive de acarretar com as consequentes… “queixinhas”!

Quando assumimos a nossa – de jornalistas – real razão de existir, que é a de informarmos os nossos leitores, não nos critiquem depois.

A dois meses da realização da Volta as equipas estarão já na posse dos dados elementares – que vão para além dos locais de partida e chegada – e uma “fuga de informação” é sempre previsível. Eu sei como consegui, em anos anteriores…

Este ano os louros vão para o Rui Quinta, do sítio Ciclismo Digital.
Curioso foi o facto de apenas o Record ter feito disso notícia quando, e a verdade é só esta, a esmagadora maioria dos adeptos do Ciclismo ainda não tem o hábito de viajar pela net, logo, para os leitores daquele jornal a informação foi preciosa. Os leitores dos outros dois “desportivos” que não tenham tido contacto com alguém que tenha lido o Record e não tenham por hábito navegar na net, ainda não sabem as novidades.

Há alturas em que se deve saber perder. E pensar, sobretudo, nos leitores fidelizados ao longo de mais de cinco décadas. Talvez o saibam amanhã.

Mas a questão aqui em discussão é mesmo a postura, a cada ano que passa mais difícil de entender, do organizador.

Sucessivos… amargos de boca não chegaram para que compreendessem que a Volta TEM DE SER APRESENTADA, na pior das hipóteses, até finais de Abril.
A SportNotícias, e antes, a Empresa Jornal de Notícias, faziam-no.

Não vale a pena o meu caro Joaquim Gomes, posto perante o facto consumado, vir dizer que “é quase isso mas não é bem isso” até porque todos sabemos que as eventuais discrepâncias serão ao nível do pormenor.

Como nunca é tarde para emendarmos a mão, e porque este ano já foi, espero, sinceramente, que em 2008, atempadamente, a Organização da Volta a Portugal consiga, de facto, sair na frente na divulgação do itenerário da corrida. Como o fazem todas as outras grandes voltas.

Porque se – e eu sei disso – houve anos que por esta altura anda não havia itenerário… quando este já está definido não esperem para além do razoável.
Porque o público TEM O DIREITO de saber.

Aliás, dentro de casa têm um bom exemplo. Que eu me lembre, nunca o Estoril Open esteve à mercê de uma “fuga de informação”. Foi sempre a Organização quem deu as novidades.

E uma coisa – mesmo que eu aqui brinque com a língua portuguesa – é certa, se há “fuga” é porque há INFORMAÇÃO!

Sem comentários: