segunda-feira, junho 04, 2007

575.ª etapa


OLHA, OLHA!... OBRIGADO PELA AJUDA
SENHOR SECRETÁRIO DE ESTADO

Leio hoje, num diário "desportivo" lisboeta, com redacção ali para as Avenidas Novas, (pág. 43, em cima, à direita) não uma notícia mas a referência ao facto de, no Colóquio sobre "Jornalismo Desportivo", realizado a semana passada, o senhor secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, ter... "botado faladura" - a expressão é do signatário do artigo e deixa logo perceber que terá ficado um tudo nada ressabiado - mas, concluo a citação: "... botado faladura... partindo de uma comparação entre o jornal l'Équipe e os jornais desportivos portugueses".

E escreve mais o jornalista aposentado, sempre com a "faca nos dentes", olhando de lado o "impuro" politico:

"Sua Exa. entendeu dar umas dicas ao pessoal dos 'desportivos' indígenas [aqui, as aspas são mesmo dele]. Imaginem que o senhor descobriu que, enquanto o jornal francês dedicava muito espaço a outras modalidades, os nossos desportivos, ao contrário, davam a primazia ao futebol. E num rasgo de lucidez o governante sentenciou: 'O jornalismo desportivo tem de evoluir no sentido de abranger mais as outras modalidades e menos o futebol."

Mas é que mesmo só lendo se consegue sentir o desdém e a quase raiva por o homem ter dito aquilo.

Que LATA!!!
Mais modalidades e menos futebol???
Não deve ser de cá...
Será o primeiro marciano?
Ou eles já nos invadiram?...

É evidente que nem sou eu quem aconselha o senhor secretário de Estado, nem acredito que ele me leia, por isso não evitei um sorriso bem rasgado ao ler isto. "Bateu" bem... eu também me referi ao l'Équipe, a semana passada.

Em relação ao PL do jornal em causa, porque já deu o que tinha a dar e já vive dos rendimentos, não me preocupa muito a sua mal disfarçada irritação. O que me preocupa é que outros, no activo e bem mais jovens... pensam como ele!

Modalidades? São apenas... toleradas.

Sem comentários: