sábado, junho 23, 2007

609.ª etapa


VOLTA A TRÁS-OS-MONTES

Nota: vou referir-me à etapa de ontem. Aliás, ainda não sei nada daquela que hoje se correu. Logo vejo... Perdeu todo o interesse. Que os responsáveis por isso pudesem ser penalizados...

A etapa de ontem ficou indelevelmente marcada por um único facto: o desinteresse das equipas na corrida. É extreamente penalizador para o organizador, por isso escrevo que os responsáveis deviam ser penalizados.

Tenho uma ideia que "salvaria" estas corridas em "vésperas" da Volta, em termos desportivos, mas não "dou" tudo de graça. Há demasiados catedátricos na estrada a quem dou uma oportunidade de avançarem com soluções. Que as há...

Mas vejamos o que os três "desportivos" escreveram hoje.

Nem Record dem O JOGO tocam, ao de leve que seja, no mais importante: o "deixa andar" do grosso do pelotão. Limitam-se a referir o nome do novo camisola amarela. Dizer que o pelotão chegou 22 minutos depois dos primeiros ajudaria os leitores a tirar ilacções. Quem só leu cada um deles nem faz disso ideia.

A BOLA é o único que centra nesse... pormenor a sua crónica mas, infelizmente, dá-nos um exemplo de quase analfabetismo, responsabilidade única de quem colocou na página o antetítulo da notícia.

Em português escorreito, "Torres corta a meta a mais de... 22 minutos do pelotão" quer dizer que o espanhol CHEGOU 22 MINUTOS DEPOIS do pelotão.
Aconteceu EXACTAMENTE o contrário.

A BOLA tinha no imaginário português a imagem - que foi verdade, que não se o esqueça - de que ENSINOU MUITA GENTE A LER.

Agora, corem de vergonha os responsáveis por estes atropelos à língua portuguesa. Indigência ou ileteracia pura?

Eu só constacto. Não julgo.

Claro que o antetítulo teria de ser algo no género de... "Torres deixa pelotão a 22 minutos", ou "Pelotão perde 22 minutos para Torres".

Quando se fica A... quer dizer que se fica AQUÉM. Atrasado. Para trás...

Há um programa do Governo para a requalificação de quem não teve oportunidade de aprender quando o devia ter feito, sendo que este "devia", no caso do programa do Governo, tem implícito que não se o fez porque não se pode ou não se quis andar na escola.

Se lá se andou e se produzem erros destes...
ou é indigência, ou ilateracia pura.

Lamento ter que escrever isto, mas terão sido impressos, pela média do mês passado, 126.895 exemplares...
Se se venderam 126 mil, tendo em conta que cada exemplar é lido, em média, por cinco pessoas... 830 mil portugueses são minhas testemunhas de que por lá existem pronfundos conflitos com a língua portuguesa.

Enquanto isto, o Record recebeu da CPA - Associação Internacional dos Ciclistas Profissionais - o mesmíssimo comunicado que eu recebi. O dito Comunicado, lamentando que a CPA não tenha sido ouvida, diz que os Corredores estão dispostos a acatar - embora sob protesto - o determinado para poderem correr o Tour.

Entre isto e o título "Ciclistas abrem guerra à carta antidopagem" vai a mesma diferença que medeia o clássico Obra Prima do Mestre e a "prima do mestre de obras"... aqui fica a descoberto um menor domínio da língua de Voltaire e companhia...

Apesar menos grave do que não dominar a própria língua-mãe, não deixa de o ser...

Estou sempre atento...

Sem comentários: