segunda-feira, junho 18, 2007

594.ª etapa


DEIXEMO-NOS DE BRINCADEIRAS...

Não é fácil levar a sério quando, mesmo em jeito de brincadeira, as pessoas insistem em, mais ou menos levianamente, ignorar que o Ciclismo, como qualquer outra modalidade, tem os seus Regulamentos.
E os regulamentos são para ser cumpridos. E o seu não conhecimento não implica que eles não existam.

Ainda, outra vez, o caso do Grande Prémio Internacional dos CTT-Correios de Portugal.

No Cyclolusitano, e porque a confusão – deliberada? – não pára, houve um Comissário Nacional que veio esclarecer a situação.

Logo alguém, peço desculpa mas nem olhei para o nick, aventou mais uma hipótese escabrosa: e se um dos empatados cai no último quilómetro. Total e desavergonhado desconhecimento dos mesmos regulamentos.

Primeiro, a regra, desde há três ou quatro anos a esta parte aumentou dos mil metros para os 3 km a possibilidade de uma queda ou avaria mecânica não interferir com o tempo outorgado ao corredor e diz, cito de cor: ao(s) corredor(es) que sofra(m) uma queda ou avaria mecânica nos últimos três quilómetros é, em termos de posição na etapa, dado o lugar EFECTIVO em que passou a meta, embora com o mesmo tempo do grupo em que seguia quando da queda. Ou avaria mecânica.

Logo, num supônhamos, se um dos empatados tivesse caído, ou sido vítima de avaria mecânica – em qualquer etapa – nos últimos três quilómetros quando vinha com um grupo ligeiramente à frente do pelotão mas tivesse sido o ÚLTIMO a cortar a meta, teria o MESMO TEMPO DO ÚLTIMO DO GRUPO ONDE VINHA À ALTURA DA QUEDA, mas para o tal “puntógrafo” era… o último da etapa!

“Puntógrafo” e eu creio que o expliquei na primeira vez que usei a palavra, é a “descomplicação” espanhola para a virtual classificação dos corredores na soma dos lugares que faz em cada etapa. E não serve para outra coisa senão para estes desempates.

Porque em Espanha também há a classificação por… “puntos” que soma aqueles conquistados, pelo regulamento, na chegada das etapas mais pelos pontos conquistados nas Metas Volantes que, nas corridas a sério, deixaram de ter uma classificação própria e só servem mesmo para atribuir 3, 2 ou um ponto, para a classificação POR PONTOS e, no caso disso, 3, 2 ou um segundos de bonificação para a CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL.

Para não se confundir a classificação por PONTOS, com o desempate por PONTOS, os espanhóis “inventaram” o “puntógrafo”. Que, afinal de contas não é mais do que um “cronómetro” que não marca tempos mas… posições.

Por isso – e há mentes tão lerdas que tal não atingem – é que, normalmente os grandes candidatos às vitórias finais se apresentam todos no primeiro terço do pelotão. Não é por medo das quedas – que também o pode ser, mas apenas na perspectiva de sairem lesionados delas – mas para no tal “puntógrafo” se manterem em posições vantajosas em caso de igualdade de tempos.
Claro que numa corrida de três semanas isto é praticamente impossível de acontecer. Mas nestas de quatro etapas pode. E aconteceu.

Post Scriptum: não levem estes artigos a peito, como se eu estivesse, exarcebadamente, a querer mostrar conhecimentos. Não me servem para nada, a não ser para não cometer erros na minha profissão. E compartilho com todos o que sei de forma a que todos olhem o ciclismo como, apesar de tudo, uma modalidade organizada. E repito o que disse dois ou três artigos atrás: há muito pouca coisa não prevista nos regulamentos. O que é, regulamentarmente, solucionado com uma alínea não passível de contestação: Os casos não previstos são decididos, sem possibilidade de reclamação, pelo plenário do Juri de Comissários.

Ponto final.

Ajudei alguma coisa?

7 comentários:

Paulo Sousa disse...

Só uma pequena rectificação, o comissário que lá foi explicar a regra do desempate não é nacional mas sim internacional e por sinal também esteve neste prémio dos CTT.

guerero disse...

Aqui(pelo menos no Algarve) por Puntómetro.

mzmadeira disse...

Internacional... estrangeiro, ou Internacional português? mas não interessa Paulo. Eu acredito que todos saibam os regulamentos.
E atenção... não levo mal nenhum se em alguns casos necessitarem de consultar o livrinho. Na verdade, não creio que muita gente os saiba... de cor! São muitas páginas. Mas se souber onde procurar, pelo menos já mostra que tem conhecimentos.
Um abraço

mzmadeira disse...

Guerero, tem o amigo TODA a razão.
É PUNTÓMETRO mesmo. Foi erro meu!

Paulo Sousa disse...

E insistem na designação "puntometro".
Tal como diz o ditado, de espanha nem bons ventos nem bons casamentos.

mzmadeira disse...

Paulo, deixemo-nos de nacionalismos bacocos... puntómetro é completamente diferente de classificação por pontos...
Em português tens...
Classificação por pontos e... desempate por pontos...

Por isso eu escrevo sempre, e em relação aos espanhóis, que têm um dom que nós teimamos em renegar... "descomplicam".

Por mim... é PUNTÓMETRO.

Paulo Sousa disse...

Madeira,

Não se trata de complicar ou descomplicar, trata-se de chamar a coisa pelo nome.
Mas pronto, tu ficas com a tua bicicleta e eu fico com a minha (que tem que ser muito reforçada...).