quinta-feira, maio 03, 2007

514.ª etapa


VOLTA ÀS ASTÚRIAS
BOM ARRANQUE DOS PORTUGUESES

Não correu nada mal aos portugueses, antes pelo contrário, a primeira etapa da 51.ª edição da Volta às Astúrias. A Liberty Seguros esteve mesmo em destaque ao fazer terceiro lugar na etapa – com Pablo Urtasun – e metendo sete dos seus oito corredores nos primeiros… 41 (num pelotão de 139). Mais, os comandados de Américo Silva mereceram rasgados elogios ao longo de toda a tirada, na RTPA, e não foram elogios de favor.

Na grande fuga do dia, com 28 elementos, a Liberty tinha… metade da equipa (Nuno Ribeiro, António Jesus, Jordi Grau e Pablo Urtasun).

O Benfica metia nessa fuga os seus dois ases: Danail Petrov e José Azevedo.

Entretanto, e ainda antes desta incidência, já a equipa de Vítor Paulo Branco tinha garantido um lugar no pódio com o jovem Filipe Cardoso a ser o primeiro na meta Intervuelta (*). Depois viria a conseguir o terceiro lugar na etapa, com o navarro Pablo Urtasun que, para meu espanto – e tenho de admitir que é um erro nas classificações disponíveis na internet – aparece como segundo na classificação por Pontos (regularidade). Não pode.

Ou então somou pontos em alguma das duas metas volantes, o que não consta dos mesmos resultados disponíveis na internet.

António Jesus, ao ser o segundo a passar na primeira contagem para o prémio da Montanha do dia, é o terceiro na respectiva classificação geral e a Liberty Seguros é a terceira posicionada na geral colectiva.

A tudo isto, e como referi, a juntar à publicidade feita ao longo da transmissão, Filipe Cardoso teve honras de entrevista em directo na RTPA.
Está, pois, de parabéns, a formação da Charneca do Milharado.

Quanto ao Benfica, também esteve muito bem. Adivinhando que a coisa – leia-se: a etapa – podia já dar cortes significativos, Orlando Rodrigues meteu os seus dois principais homens na frente e, tanto Danail Petrov – 5.º na meta – como José Azevedo, que só perdeu cinco segundos para os primeiros continuam na corrida.

A etapa de amanhã, a cumprir entre Llanes e Avilés é nitidamente mais fácil e só uma equipa, a Relax-GAM – a do vencedor da etapa de hoje e camisola amarela, Angel Vicioso – vai sentir verdadeiros problemas. Para a controlar, claro. Porque está ainda tudo em aberto.

(*) – Deu-me para fazer esta àparte pela analogia entre esta Intervuelta e o institucionalizado Intergiro, na Volta a Itália. Não tem – pelo que vejo – nada a ver. O Intergiro, que ao longo de cada uma das etapas parece não ser mais do que outra uma meta volante, soma diariamente o tempo real de passagem de cada corredor dando, dia a dia, uma ideia do que seria a classificação geral individual se a etapa tivesse acabado… sensivelmente a meio.
Aqui não, é mesmo mais um Sprint Especial… com 3, 2 e 1 pontos atribuídos aos três primeiros a passar. Achei que seria curiosa esta comparação.
...
Só uma pequena curiosidade/brincadeira. Ele há-de desculpar-me... O Filipe Cardoso esteve tão bem no seu portunhol que até puseram a bandeirinha de Espanha antes do seu nome, no oráculo que apareceu no écran...

Sem comentários: